(Reuters) – As ações da Apple subiam 2% antes da abertura dos mercados nesta sexta-feira, depois que os resultados trimestrais da companhia superaram expectativas de Wall Street, indicando resiliência do grupo diante da guerra comercial e ferrenha competição no mercado de inteligência artificial.
Impulsionada por uma forte recuperação nas vendas de iPhones, a Apple teve o crescimento de receita mais rápido desde 2021 e previu uma expansão “de um dígito médio a alto” para o trimestre atual, bem acima da estimativa média de 3,27% dos analistas.
Novas tarifas de Trump surpreendem países; Mianmar, abalado por guerras, fica com 40%
Suíça, Canadá, Myanmar e Tailândia estão entre os países que receberam taxas acima do previsto; medidas entram em vigor em 7 de agosto para a maioria dos destinos
Dow Jones futuro recua após Trump ampliar tarifas e antes do payroll
As previsões apontam para um aumento de 110.000 vagas em julho, enquanto a taxa de desemprego provavelmente subiu de 4,1% para 4,2%
“Embora existam fatores específicos, como os subsídios na China, que podem ser atribuídos a parte da força excepcional, a aceleração no crescimento da receita … é igualmente surpreendente, especialmente em um trimestre em que os consumidores normalmente adiam as compras antes do lançamento do próximo iPhone em setembro”, disseram analistas do JP Morgan.
O presidente-executivo Tim Cook alertou que as tarifas de importação aumentarão os custos em US$1,1 bilhão no trimestre atual, depois que a empresa sofreu um impacto de US$800 milhões com as tarifas no terceiro trimestre fiscal.
A empresa também enfrenta forte concorrência de rivais de hardware, como a Samsung Electronics no espaço de smartphones premium e a gigante de software Alphabet, que está incorporando rapidamente a IA no Android e aumentando investimentos em IA. A Apple atrasou o lançamento de seu assistente virtual aprimorado por IA – Siri, e demorou a lançar o Apple Intelligence, mas Cook disse que a empresa está progredindo e aumentando investimento em IA para alcançar os rivais.
“A fidelidade à marca dá à Apple tempo para fazer a transição para a IA corretamente, mas ela precisa começar a entregar”, disse Matt Britzman, analista sênior de ações da Hargreaves Lansdown.
infomoney.com.br/">InfoMoney.