Não conseguir conectar o Android Auto é um problema comum para alguns usuários. O serviço do Google transforma a central multimídia de um carro comum em um veículo inteligente. Por meio do software, diversas funções do sistema Android são integradas ao automóvel, permitindo ao usuário realizar chamadas ou enviar mensagens via WhatsApp sem precisar mexer no celular. No entanto, o serviço pode apresentar falhas de funcionamento caso esteja desatualizado ou se houver o uso de uma VPN, comprometendo a conexão entre o dispositivo móvel e o carro. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo com o que pode ser e como resolver quando o Android Auto não conecta corretamente. Confira a seguir.
🔎Janela flutuante do Xiaomi: veja como ativar e desativar a função
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Android Auto não conecta? Confira o que pode ser e como resolver
Daniel Trefilio/TechTudo
📝Android Auto sem fio apresentando problemas: como resolver?
Android Auto não conecta? Entenda as possíveis causas
1. Carro e celular não são compatíveis com o Android Auto
Se o Android Auto não conecta o celular ao carro, pode ser que um ou ambos não sejam compatíveis com o serviço. Antes de ativar a função, verifique atentamente as especificações de software e outros requisitos que influenciem no funcionamento do serviço. Vale mencionar que o serviço é compatível com celulares que executam Android 6.0 ou superior.
O Android Auto não conecta por conta de incompatibilidade
Reprodução/Freepik
2. Android Auto não está atualizado ou não está ativado
O app desatualizado do Android Auto pode impedir que o serviço funcione corretamente. É sempre importante mantê-lo atualizado e verificar manualmente se há updates disponíveis na loja oficial de aplicativos. Além disso, vale verificar se a ferramenta está ativada nas configurações do aparelho.
Android Auto não atualizado pode ocasionar problemas no serviço
Divulgação/Google
3. VPN e aceleração de Wi-Fi
O uso de VPN ou aceleradores de Wi-Fi pode interferir na conexão do Android Auto. Isso porque a VPN cria uma rede paralela, dificultando a comunicação direta entre o celular e o carro. Já a aceleração de Wi-Fi pode gerar interferências na conexão. Se estiver utilizando VPN, considere desinstalá-la; quanto à aceleração de Wi-Fi, desativá-la pode ajudar.
Utilizar aceleração de wi-fi pode dificultar a conexão com o Android Auto
Reprodução
4. Cache do aplicativo Android Auto
Arquivos de cache corrompidos podem comprometer o desempenho do Android Auto — felizmente, é fácil resolver. Acesse as “Configurações” do celular, toque em “Aplicativos”, localize o Android Auto e selecione-o. Em seguida, vá até “Armazenamento” e toque em “Limpar cache”. Volte à tela anterior e selecione “Forçar parada”. Depois disso, tente conectar o serviço novamente.
Limpar o cache do Android Auto pode resolver o problema
Divulgação/Google
Android Auto não conecta? Veja como resolver
1. Ativar opção de USB para transferência de arquivos/Android Auto
Caso o usuário conecte o celular através do cabo USB, a primeira dica é verificar se a opção de transferência de arquivos/Android Auto está ativada ao conectar o celular via USB à central multimídia do carro. Feito isso, observe se o Android Auto consegue se conectar normalmente ao smartphone assim que os dispositivos são plugados.
É importante verificar se a função para conexão com o USB está ativada
Unsplash/Takashiro Taguchi
2. Ativar o modo de depuração USB
Caso a dica anterior não funcione, experimente ativar o modo de depuração USB no seu Android. Para isso, é necessário habilitar o Modo Desenvolvedor. Em seguida, nas opções do desenvolvedor, ative a função “Depuração USB”. Essa é uma ação sensível, então siga o procedimento com cautela. Após ativar a depuração, tente conectar novamente o celular à central multimídia.
Ativar o modo de depuração USB pode ajudar a resolver o problema de conexão
Divulgação/VW
3. Verificar as configurações do Android Auto
Outra forma de resolver o problema é conferindo as configurações do Android Auto no próprio celular. Acesse “Configurações” e utilize a barra de pesquisa para localizar o serviço “Android Auto”. No menu “Inicialização”, toque em “Iniciar Android Auto automaticamente” e selecione “Sempre”. Abaixo, certifique-se de que a opção “Iniciar o Android Auto com o smartphone bloqueado” está ativada. Caso não esteja, habilite-a.
Verifique as configurações do Android Auto
Getty Images/Andrej Sokolow
4. Desconectar a multimídia Bluetooth conectada no celular
Também pode ajudar desconectar a central multimídia Bluetooth já emparelhada com o celular. Vá em “Configurações”, toque em “Conexões”, depois em “Bluetooth”. Localize a conexão do Android Auto, pressione nela e, na próxima tela, selecione “Desparear”. Isso faz com que o sistema “esqueça” o pareamento e apague os dados de conexão. Após isso, realize um novo emparelhamento, com ou sem fio, e teste novamente o funcionamento do Android Auto.
Desconectar o Bluetooth pode ajudar na conexão do Android Auto
Thássius Veloso/TechTudo
5. Verifique se há atualizações disponíveis
Embora simples, verificar se há atualizações disponíveis pode resolver falhas de conectividade do Android Auto. Atualizações corrigem bugs e outros problemas que afetam o desempenho do serviço. Para isso, abra a Google Play Store, digite “Android Auto” na busca e acesse o app oficial do Google. Na página do aplicativo, veja se o botão “Atualizar” está disponível. Se estiver, faça a atualização.
É importante manter o Android Auto atualizado
Mariana Saguias/Techtudo
Com informações de Comunidade Android e Teteu Tutors
Mais do TechTudo
Veja também: Eletrolar 2025 tem carro brasileiro e empresas chinesas como destaques
Eletrolar 2025 tem carro brasileiro e empresas chinesas como destaques