IA para crianças? Elon Musk planeja lançar o Baby Grok

Elon Musk afirmou que sua startup de inteligência artificial, a xAI, criará uma versão do Grok para “adequada para crianças”. O chatbot de Musk tem se envolvido em polêmicas após comentários antissemitas e a adição de avatares 3D com comportamento provocativo.

O bilionário escreveu em uma publicação no X neste sábado (19) que a xAI fará o aplicativo “Baby Grok”, e não deu mais detalhes sobre o tema. 

Se desenvolvida, essa seria a primeira versão de um dos maiores chatbots de IA voltada para o público infantil. Outros modelos como o Gemini, ChatGPT, Perplexity e Claude não possuem um app ou versão específica para crianças.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A OpenAI e o Google possuem parcerias ou outros apps, que não dos seus chatbots principais, que são voltados para jovens. Por exemplo, o Khanmigo e o Socratic, ambos para resolução de tarefas escolares, direcionados à estudantes do ensino fundamental e médio.

No começo deste mês de julho, a xAI lançou o Grok 4, modelo mais recente e potente da startup. O anúncio ocorreu alguns dias após o chatbot fazer comentários antissemitas no X.

Desde sua saída do governo dos Estados Unidos, Musk tem voltado sua atenção e investimentos para inteligência artificial. De acordo com o Wall Street Journal, a SpaceX, que também é do bilionário, investiu US$ 2 bilhões na xAI. E, se dependesse de Elon, a Tesla também investiria na startup, segundo publicação do próprio CEO. 

Grok com avatares provocativos

A proposta da xAI com o Grok é se diferenciar de concorrentes a partir de formas mais polêmicas, como por exemplo com um “apelo anti-woke” e com a “busca pela verdade”. 

Na última semana, o chatbot ganhou um recurso que reforça o viés apelativo da IA, mas voltado para a interação ao vivo. O Grok lançou dois avatares 3D com quem o usuário pode conversar em tempo real: a Ani, uma personagem em estilo de anime, e Rudy, um panda vermelho.

Ambos os personagens são controversos, já que Ani possui uma versão desbloqueável onde usa roupas íntimas e utiliza linguagem sugestiva. Já Rudy pode se tornar o “Bad Rudy”, versão em que se torna ofensivo e provocador. 

Veja também:

VÍDEO: Pode usar o NOTEBOOK conectado na TOMADA o TEMPO todo? Ou não?

Leia a matéria no Canaltech.