Ángela: veja final explicado da série da Netflix


O final de Ángela (2024), nova minissérie espanhola da Netflix, deixou muita gente confusa e querendo entender o desfecho. Com apenas seis episódios, a trama de suspense psicológico mostra uma mulher presa em um casamento abusivo, que tenta recuperar a própria vida e proteger os filhos. A reviravolta envolvendo Eduardo, o plano final contra Gonzalo e a vingança no bar levantam dúvidas sobre o que é real e o que não é através da ótica da protagonista.
Baseada na série britânica Angela Black (2021), a adaptação espanhola tem ritmo mais intenso e direto, explorando o trauma da protagonista com cenas fortes e dramáticas. Mas, ao mesmo tempo, deixa os espectadores com diversas dúvidas: Eduardo era real? Gonzales tinha envolvimento com outros crimes? Ángela conseguiu sua vingança? A produção é baseada em fatos da realidade? Pensando nisso, o TechTudo separou uma lista com tudo o que você precisa saber sobre o novo hit da Netflix. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o final.
🎬 12 filmes de mistério clássicos que todo mundo deveria assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Ángela (2024) é uma produção da Atresmedia
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A seguir, você terá as respostas para os seguintes tópicos:
Sinopse de Ángela (2024)
Quantos episódios tem Ángela? Vai ter segunda temporada?
Elenco
O que acontece no final?
Eduardo é de verdade?
O plano de Ángela
Ángela é baseada em história real?
Qual a diferença da versão britânica para a espanhola?
Repercussão
1. Sinopse de Ángela (2024)
A trama acompanha a história de Ángela Rekarte Tomasena (Verónica Sánchez), uma mulher que vive sob o disfarce de uma vida familiar perfeita ao lado do marido, Gonzalo Lara Ormazabal, interpretado por Daniel Grao. Por trás da fachada, ela sofre abusos físicos e psicológicos. A produção é baseada na série britânica Angela Black (2021) e retrata a luta silenciosa de uma mulher contra a violência doméstica, ao mesmo tempo em que tenta proteger as filhas e manter as aparências.
No entanto, a história vira de ponta cabeça com a chegada de Eduardo Silva (Jaime Zatarain), um homem do passado de Ángela que afirma ter sido contratado por Gonzalo para assassiná-la. A protagonista, então, mergulha em uma espiral de desconfiança e revelações, até descobrir a verdadeira face de Eduardo, em um plano extremamente organizado para desacreditá-la. Com a ajuda da amiga Esther (Lucía Jiménez), ela arma um plano para expor Gonzalo ao vivo, garantindo sua prisão.
A série é protagonizada por Verónica Sánchez
Divulgação/Netflix
2. Quantos episódios tem Ángela? Vai ter segunda temporada?
Disponível na Netflix, a minissérie foi produzida com apenas seis capítulos de média de 50 minutos. Todos os episódios estão liberados para assistir na plataforma para os assinantes. Assim como a versão britânica, Ángela não terá uma segunda temporada. A produtora Atresmedia teria pensado na história como uma produção limitada, com o arco narrativo fechado nos seis episódios. Entretanto, alguns fãs especulam que com o sucesso da produção e algumas pontas soltas deixadas no final, a Netflix possa renovar para uma segunda temporada. Casos parecidos já aconteceram em outras séries, como La Casa de Papel (2017) e Round 6 (2021), que foram vendidas inicialmente como minisséries, mas retornaram para mais temporadas.
A minissérie Ángela (2024) possui seis episódios
Divulgação/Netflix
3. Elenco
A trama é estrelada por grandes nomes da dramaturgia espanhola, como Verónica Sánchez (Sky Rojo), Daniel Grao (Fim dos Tempos), Jaime Zatarain (A Cozinheira de Castamar), Lucía Jiménez (O Segredo de Kovak), María Isabel Díaz Lago (Vis a Vis), Ane Gabarain (20.000 Espécies de Abelhas), Maia Zaitegi (Sin instrucciones), Sua Díez (El clan Olimpia), Begoña Maestre (Between Lands), Iván Marcos (Feridas do Passado), Joseba Apaolaza (O Silêncio da Cidade Branca) e Thaïs Blume (Sin tetas no hay paraíso).
Entretanto, quem rouba a cena é Verónica Sánchez. A atriz é descrita pela crítica como uma pessoa que consegue entregar uma interpretação sensível e intensa, que retrata com precisão o sofrimento silencioso da protagonista. Verónica opta por expressões contidas e olhares mais carregados de tensão, deixando claro os pensamentos de uma mulher dividida entre o medo da relação que vive e a necessidade de reagir.
A série é baseada em uma produção britânica
Divulgação/Netflix
4. O que acontece no final?
No final de Ángela, a protagonista consegue expor o marido agressor, Gonzalo, com a ajuda de Esther. Elas armam uma emboscada em um restaurante, onde Ángela provoca Gonzalo até que ele a agrida brutalmente. A cena é transmitida ao vivo pela Internet, garantindo que o crime seja visto por testemunhas. A polícia chega logo depois e prende Gonzalo. Ángela recupera a guarda das filhas e recomeça a vida.
Após a prisão, Ángela queima o bar de Roberto Irogoyen — que se passava por Eduardo e que foi contratado para fazê-la parecer instável. Assim, a protagonista encerra de forma simbólica todos os laços com o passado. Ainda que a minissérie tenha finalizado os arcos, alguns desfechos ficam em dúvidas. O roteiro não confirma se Roberto sobreviveu ao incêndio, e há indícios de que Gonzalo esteve envolvido em outros crimes.
Eduardo esconde um segredo de Ángela que mudará o destino da protagonista nos episódios finais
Divulgação/Netflix
5. Eduardo é de verdade?
Sim, Eduardo é real. A princípio, a série faz parecer que ele é fruto da imaginação de Ángela, criada como forma de escapar do trauma causado pelos abusos de Gonzalo. Após ser internada em uma clínica psiquiátrica, Ángela chega a acreditar que inventou o personagem, especialmente diante da insistência do marido e da equipe médica. Apenas Esther, sua amiga, permanece ao seu lado, desconfiada da versão oficial e buscando provas concretas.
No entanto, a verdade vem à tona nos episódios finais. Eduardo realmente existe, mas seu nome verdadeiro é Roberto Irogoyen. Ele foi contratado por Gonzalo como parte de um plano para desestabilizar mentalmente Ángela e tirar a guarda das filhas. No fim das contas, Ángela não estava delirando e consegue desmascarar o agressor.
A maneira como Eduardo é apresentado na trama faz a protagonista se questionar da sua existência
Divulgação/Netflix
6. O plano de Ángela
O plano de Ángela é colocado em prática no episódio final da minissérie. Com ajuda de Esther, ela arma uma emboscada para desmascarar Gonzalo publicamente. As duas atraem o agressor até o bar de Roberto, onde instalam uma câmera conectada a uma transmissão ao vivo. Lá, Ángela provoca Gonzalo até que ele perca o controle e a agrida violentamente, sem saber que está sendo filmado. A gravação é assistida em tempo real por várias pessoas, incluindo autoridades.
Quando Gonzalo tenta encerrar a transmissão e atacar Ángela de forma fatal, Esther intervém e impede o pior. A polícia, que já havia sido acionada, chega ao local e efetua a prisão. Depois disso, Ángela se recupera das agressões e volta a ter contato com as filhas. As amigas então provocam um curto-circuito no bar, o que leva a um incêndio e ao fechamento do estabelecimento, pondo fim a todo o sofrimento que Ángela teve com os agressores.
Esther era a única que acreditava em Ángela e a ajuda a tramar sua vingança
Divulgação/Netflix
7. Ángela é baseada em história real?
Não, a minissérie espanhola é uma adaptação de Angela Black (2021), série britânica criada por Harry e Jack Williams (Call the Midwife), sem fatos ocorridos na realidade. Embora retrate uma realidade vivida por muitas mulheres, o enredo é totalmente ficcional. O projeto, porém, pode ter sido influenciado por relatos verídicos conhecidos pelos criadores durante o processo de roteirização.
Ángela conquistou o público, desbancando grandes estreias como Round 6 (2021) e Sandman (2022)
Divulgação/IMDb
8. Qual a diferença da versão britânica para a espanhola?
A principal diferença entre Ángela, série espanhola da Netflix, e a versão britânica Angela Black (2021), está na forma como cada produção conduz a narrativa e desenvolve os personagens. Enquanto a obra original britânica adota um tom mais contido e introspectivo, com foco na sugestão da violência, a adaptação espanhola aposta em cenas mais diretas e intensas. A ambientação também muda: a trama foi adaptada para o contexto espanhol, com destaque para o País Basco, região no extremo norte da Espanha.
Além disso, a versão da Netflix altera pontos centrais do roteiro. Na série britânica, o novo homem na vida da protagonista é um desconhecido; já na adaptação, ele é alguém do passado, o que cria novas dinâmicas. O desfecho final da história também muda: Ángela enfrenta o marido com provas de agressão captadas em vídeo e o expõe diante de todos. Já na produção original, a vingança acontece de forma mais sutil, com manipulações e revelações indiretas das violências.
9. Repercussão
A produção espanhola despontou como a série mais vista no streaming na sua semana de estreia, desbancando títulos já famosos como Round 6 (2021) e Sandman (2022), ambas que tiveram as estreias das temporadas finais nos últimos dias. Ángela não possui nota no Rotten Tomatoes, porém desponta com 6,5 no IMDb. No Google, a série aparece com 73% de aprovação do público, com as avaliações dizendo que a série vai além de uma “história de suspense” e que “Ángela é um convite à reflexão”. Além disso, usuários afirmam que a trama pode ser um alerta para pessoas que possam estar passando por situações semelhantes.
Ángela (2024) já conquistou sua primeira indicação a um prêmio no Spanish Actors Union; Aitor Merino foi indicado na categoria “Television: Performance in a Minor Role, Male”
Netflix
Com informações de IMDb, JustWatch, Vanitatis e Goodtoknow.
🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Leia também
Initial plugin text