12 filmes originais que vão te fazer amar o streaming


Os filmes originais são títulos produzidos e distribuídos exclusivamente (ou simultaneamente nos cinemas) por plataformas de streaming. Longas como Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022), da Netflix, O Som do Silêncio (2020), do Amazon Prime Video, e até mesmo Ainda Estou Aqui (2024), do Globoplay, são alguns exemplos famosos de produções que fazem parte dos catálogos originais dos principais serviços de filmes online. Mas esses são apenas alguns desses tíulos de muita qualidade que foram produzidos pelas plataformas.
O TechTudo, então, resolveu listar 12 bons filmes originais de plataformas de streaming para você assistir! A lista destaca enredos, elencos, repercussões entre público e crítica, desempenho em premiações e mais. Veja, a seguir, mais detalhes e onde assistir.
🎬 Os 22 melhores filmes da Netflix originais de todos os tempos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Ainda Estou Aqui recebeu aclamação mundial, se destacando em premiações como Oscar e Globo de Ouro
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira abaixo os filmes originais listados pelo TechTudo:
Roma (2018)
No Ritmo do Coração (2021)
O Som do Silêncio (2020)
Wolfwalkers (2020)
The Forty-Year-Old Version (2020)
O Irlandês (2019)
Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)
O Que Ficou Para Trás (2020)
Afunde o Navio (2020)
O Culpado (2021)
A Sociedade da Neve (2023)
Ainda Estou Aqui (2024)
1. Roma (2018)
A lista abre com essa produção mexicana da Netflix, dirigida e escrita por Alfonso Cuarón (Gravidade), que venceu os Oscars de Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia. A trama se passa na Cidade do México, nos anos 70, e acompanha uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média. Yalitza Aparicio (Presenciais), Marina de Tavira (Caminhos da Memória) e Diego Cortina Autrey (Caminho a Roma) protagonizam o filme de drama, que foi filmado todo em preto e branco. Roma conquistou 96% de aprovação da crítica e 72% do público no Rotten Tomatoes e foi avaliado com a nota 7,6 no IMDb.
Roma é uma das obras mais aclamadas do cineasta mexicano Alfonso Cuarón
Reprodução/Netflix
2. No Ritmo do Coração (2021)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme, essa produção original Apple TV+ gira em torno de uma adolescente que é a única pessoa que ouve em uma família de deficientes auditivos. Originalmente intitulado como CODA, siga para Child Of Deaf Adults (Filho de Adultos Surdos), o longa é um remake do francês La Famille Bélier, de 2014.
Emilia Jones (Locke & Key) protagoniza a trama e conta com Troy Kotsur (Número 23), Marlee Matlin (Filhos do silêncio) e Daniel Durant (Switched at Birth), atores surdos, ao seu lado no elenco. Kotsur, inclusive, se tornou o primeiro surdo na história a conquistar um Oscar, levando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Escrito e dirigido por Sian Heder (Tallulah), o filme também saiu vencedor como Melhor Roteiro Adaptado e soma 94% de aprovação da crítica e 91% do público no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb. Você pode assistir a No Ritmo do Coração no Amazon Prime Video e na HBO Max.
No Ritmo do Coração se tornou uma importante obra para a comunidade surda
Divulgação/Diamond Films
3. O Som do Silêncio (2020)
Esse drama do Amazon Prime Video, premiado com os Oscars de Melhor Som e Melhor Edição, apresenta a história de um baterista de rock ex-viciado que perde a audição e precisa recomeçar na vida em uma clínica de reabilitação para surdos.
Estrelado por Riz Ahmed (Rogue One) e ainda com Olivia Cooke (Motel Bates), Paul Raci (Sing Sing), Lauren Ridloff (Eternos) e Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta) no elenco principal, O Som do Silêncio foi dirigido e co-escrito por Darius Marder (roteirista de O Lugar Onde Tudo Termina). O longa alcançou 97% e 90% de aprovação, respectivamente, da crítica e do público no Rotten Tomatoes, além da nota 7,7 pelos usuários do IMDb.
Som do Silêncio acompanha a história de superação de um músico que começa a ficar surdo
Reprodução/IMDb
4. Wolfwalkers (2020)
Última animação da “Trilogia Folclórica Irlandesa”, de Tomm Moore (O Segredo de Kells e Canção do Mar), que dirige o longa ao lado de Ross Stewart (diretor de arte em ParaNorman), Wolfwalkers segue a linha da série de filmes que apresenta histórias independentes sobre mitos e lendas do país europeu. A trama acompanha uma jovem caçadora aprendiz que viaja com o pai à Irlanda para acabar com a última alcateia de lobos, até que conhece uma misteriosa tribo cujos membros se transformam nos animais ao anoitecer.
Honor Kneafsey (A Casa Torta), Eva Whittaker (Puffin Rock and the New Friends), Sean Bean (O Senhor dos Anéis), Maria Doyle Kennedy (The Tudors) e Simon McBurney (O Espião que Sabia Demais) estrelam a produção do Apple TV+, que foi aclamada com 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 98% do público, nota 8 no IMDb e indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA como Melhor Filme de Animação.
A animação Wolfwalkers estreou no Festival de Cinema de Toronto antes de chegar ao catálogo do Apple TV+
Reprodução/IMDb
5. The Forty-Year-Old Version (2020)
Radha Black (Empire) escreveu, dirigidiu, produziu e estrelou essa comédia dramática original da Netflix, que é uma semi-autobiografia da sua história. A trama acompanha uma mulher que troca o teatro pelo rap, desesperada por uma reviravolta na vida antes de completar quatro décadas de vida. Além da protagonista, completam o elenco principal do longa Peter Kim (Hackers – Piratas de Computador), Reed Birney (O Menu) e o músico Oswin Benjamin. The Forty-Year-Old Version alcançou 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, além de 72% do público na mesma plataforma e nota 7,2 no IMDb.
Radha Black é a roteirista, diretora, produtora e estrela de The Forty-Year-Old Version
Reprodução/IMDb
6. O Irlandês (2019)
Essa obra de Martin Scorsese (Os Bons Companheiros) é um dos melhores filmes de máfia recentes e conta com um elenco estrelado, protagonizado por Robert De Niro (Taxi Driver), Al Pacino (O Poderoso Chefão) e Joe Pesci (Touro Indomável). A produção original Netflix segue um caminhoneiro que possui uma vida dupla como mercenário, trabalhando para uma família de mafiosos, até que ele se torna o principal suspeito do desaparecimento do ex-presidente do próprio sindicato. O Irlandês recebeu dez indicações ao Oscar e alcançou 95% de aprovação no Rotten Tomatoes pela crítica especializada e 86% do público, além da nota 7,8 no IMDb.
O Irlandês é uma das mais aclamadas produções originais do streaming vermelho
Reprodução/Netflix
7. Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)
Um dos filmes mais assistidos na Netflix em todos os tempos, a sequência do sucesso Entre Facas e Segredos (2019) traz de volta o detetive Benoit Blanc, agora para investigar mortes misteriosas na Grécia, envolvendo os convidados de luxo da festa de um bilionário.
Além de Daniel Craig (007) reprisando o papel do investigador, o elenco principal conta também com Jamie Lee Curtis (Halloween), Kate Hudson (Quase Famosos), Edward Norton (Clube da Luta), Dave Bautista (Guardiões da Galáxia) e Ethan Hawke (Antes do Amanhecer), entre outros. Dirigido por Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi), Glass Onion foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e alcançou 91% e 92% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes e nota 7,1 no IMDb.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out deu sequência ao sucesso do filme original, de 2019
Divulgação/Netflix
8. O Que Ficou Para Trás (2020)
Esse terror da Netflix conta a história de um jovem casal do Sudão do Sul que foge para a Inglaterra, em busca de melhores condições de vida. No novo país, eles são atormentados por situações sobrenaturais e bizarras, causadas por uma força maligna que está amaldiçoando sua casa.
Com Wunmi Mosaku (Lovecraft Country) e Sope Dirisu (A Lista do Sr. Malcolm) nos papéis principais, o longa marcou a estreia de Remi Weekes (Hóspede Indesejado) como diretor e recebeu aclamação total (100%) da crítica no Rotten Tomatoes, além de 73% de aprovação do público na mesma plataforma e a nota 6,4 dada pelos usuários do IMDb.
O Que Ficou Para Trás foi o primeiro filme da filmografia do diretor Remi Weekes
Divulgação/Netflix
9. Afunde o Navio (2020)
Essa produção de suspense exclusiva do Amazon Prime Video se passa em uma pequena aldeia de pescadores, onde duas irmãs que perderam a mãe tentam arcar com as dívidas da família para não perderem a casa. Após se envolverem com um homem perigoso, elas precisam encobrir um crime e acabam se aventurando na região, até que acabam descobrindo segredos sombrios das matriarcas da vila.
O elenco principal do longa, que foi escrito e dirigido pela dupla Bridget Savage Cole e Danielle Krudy (Moonhaven), é formado por Morgan Saylor (Homeland), Sophie Lowe (Once Upon a Time in Wonderland), Annette O’Toole (Smallville), Marceline Hugot (Um Maluco na TV) e Gayle Rankin (Glow). Afunde o Navio soma 99% de aprovação da crítica e 74% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb.
Morgan Saylor e Sophie Lowe em cena de Afunde o Navio
Reprodução/IMDb
10. O Culpado (2021)
Remake do dinamarquês Culpa (2018), que também é uma produção original Netflix, apesar de não fazer mais parte do catálogo da plataforma, O Culpado é um dos melhores filmes de suspense do serviço de streaming vermelho. A trama segue um policial rebaixado a operador de chamadas de emergência que recebe a ligação de uma mulher tentando denunciar discretamente o próprio sequestro. Com muita tensão e revelações chocantes, o detetive tenta descobrir onde ela está para conseguir salvá-la a tempo.
Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain) protagoniza a obra e tem ao lado Riley Keough (Daisy Jones & The Six) e Ethan Hawke (O Telefone Preto) no elenco. O Culpado foi dirigido e produzido por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento) e acumula 74% de aprovação da crítica e 50% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,3 no IMDb.
Jake Gyllenhaal se destaca no papel principal de O Culpado
Reprodução/IMDb
11. A Sociedade da Neve (2023)
Esse filme da Netflix é a terceira produção cinematográfica que retrata a Tragédia dos Andes, acidente com o voo 571, que levava jogadores de um time uruguaio de rúgbi e caiu na Cordilheira dos Andes, no Chile. O longa espanhol é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Pablo Vierci, que documenta relatos dos 16 sobreviventes do desastre.
J. A. Bayona (O Orfanato) assina a direção da obra, que conta com Enzo Vogrincic (9), Agustín Pardella (Pinamar) e Esteban Bigliardi (Manual de Supervivencia) no elenco principal. A Sociedade da Neve recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro e soma 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 88% do público na mesma plataforma e nota 7,8 no IMDb.
A Sociedade da Neve é o filme mais aclamado que já retratou tragédia nos Andes
Divulgação/Netflix
12. Ainda Estou Aqui (2024)
Esse já histórico filme brasileiro indicado ao Oscar como Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional (categoria em que saiu vitorioso) é ambientado nos anos 70, no período da ditadura militar do Brasil. A trama segue uma mulher que luta para encontrar o desaparecido marido, um político sequestrado pelo regime, enquanto enfrenta a violência do exército e se torna uma importante ativista dos direitos humanos.
Produção original Globoplay, a obra conta com direção de Walter Moreira Salles Jr (Central do Brasil) e é estrelada por Fernanda Torres (Os Normais), premiada como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro. Além dela, o elenco principal conta com Selton Mello (O Auto da Compadecida), Valentina Herszage (Mate-me Por Favor) e Humberto Carrão (Amor de Mãe). Ainda Estou Aqui foi aclamado com 97% de aprovação tanto da crítica quanto do público no Rotten Tomatoes e nota 8,2 no IMDb.
Fernanda Torres fez história com Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui
Reprodução/IMDb
Com informações de CBR, IMDb, JustWatch, Men’s Health, MyDramaList e Rotten Tomatoes.
🎥Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Mais do TechTudo
t
Initial plugin text