12 filmes antigos da Marvel que não afetam o MCU, mas valem a pena rever


Diversos filmes antigos da Marvel que não fazem parte do MCU são considerados verdadeiros clássicos do estúdio — e ninguém se arrepende de assistir. Sem relação direta com o universo cinematográfico iniciado em 2008, produções como Blade (1998), X-Men (2000) e Homem-Aranha (2002) se tornaram marcos da cultura pop, servindo de referência e dando início a franquias bem-sucedidas. Por sorte, essas e outras adaptações estão disponíveis em plataformas como Disney+, HBO Max, Amazon Prime Video, Netflix, entre outras.
Pensando nisso, o TechTudo reuniu uma lista com longas antigos da Marvel que você pode assistir sem se preocupar com ligações diretas ao MCU ou multiversos. A seguir, confira os títulos, enredos, elenco principal, opinião da crítica e onde encontrar cada produção.
🎬 Ordem cronológica da Marvel: veja os filmes de acordo com acontecimentos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Blade é um clássico dos filmes de herói do final da década de 1990 e é estrelado por Wesley Snipes (O Demolidor)
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes antigos da Marvel que não afetam o MCU, mas valem a pena rever. Confira:
Blade (1998)
X-Man (2000)
Homem Aranha (2002)
Demolidor (2003)
Hulk (2003)
O Justiceiro (2004)
Elektra (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
Motoqueiro Fantasma (2007)
Wolverine – Imortal (2013)
Venom (2018)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. (1998)
1. Blade (1998)
Antes do Universo Cinematográfico da Marvel existir, Blade já marcava presença com um estilo próprio de ação e roupas de couro. A trama conta a história do um homem híbrido com DNA humano e de vampiro que se dedica a caçar as criaturas sanguinárias como vingança após uma delas tirar a vida de sua mãe.
Conduzido pelo cineasta Stephen Norrington (A Máquina da Morte), o longa de terror e drama é liderado por Wesley Snipes (O Demolidor), interpretando o lendário caçador e Stephen Dorff (Um Lugar Qualquer), como seu inimigo Deacon Frost, um vampiro que se rebela contra a humanidade. Dividindo a opinião da crítica Blade acumula 53% de aprovação no Rotten Tomatoes e 7.1 pontos do público no IMDb. Blade está disponível na HBO Max.
Combinando terror e ação, o longa-metragem Blade é considerado um marco na cultura pop
Reprodução/IMDb
2. X-Men (2000)
Muito antes dos multiversos, este clássico dos mutantes chegou aos cinemas provando que os filmes de super-heróis podiam abordar temas sociais em seu subtexto. Com direção de Bryan Singer (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel), a trama acompanha uma rebelião dos mutantes liderada por Magneto, após uma onda de discriminação ganhar força entre a sociedade e o governo. Buscando uma solução mais pacífica, Professor Xavier tenta impedir a guerra iminente.
Os atores Patrick Stewart (Jornada nas Estrelas: Insurreição), Hugh Jackman ( Os Miseráveis) e Ian McKellen (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) interpretam os protagonistas desse conflito. Elogiado por sua fidelidade aos quadrinhos, o longa foi bem avaliado pela crítica com 82% de aprovação no Rotten e 7.3 pontos no IMDb. X-Men está presente no catálogo do Disney+.
X-Men (2000) mostra um mundo onde pessoas com habilidades especiais são discriminadas
Reprodução/IMDb
3. Homem Aranha (2002)
Considerado um fenômeno cultural, o longa-metragem é responsável por introduzir Peter Parker às telonas em um filme solo, iniciando uma trilogia que influenciaria o cinema nos anos seguintes. A trama acompanha o jovem fotografo tímido de Nova York que desenvolve habilidades após ser picado por uma aranha geneticamente modificada.
Com direção de Sam Raimi (A Morte do Demônio), o filme traz um elenco icônico estrelado por Tobey Maguire (O Grande Gatsby), Kirsten Dunst (Guerra Civil) e Willem Dafoe (Nosferatu). Indicado a dois Oscars, Homem-Aranha conquistou 90% da crítica no Rotten Tomatoes, 67% de aprovação do público e nota 7.4 no IMDb. Disponível na Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.
O Homem Aranha de Tobey Maguire é considerado um marco na cultura pop
Reprodução/IMDb
4. Demolidor (2003)
Trazendo uma abordagem focada em um herói marcado por traumas e dilemas morais, esta adaptação acompanha Matt Murdock, um advogado cego que, após um acidente químico na infância, desenvolve sentidos aguçados e leva uma vida dupla como vigilante noturno que enfrenta criminosos e mercenários. O ator Ben Affleck (Argo) é quem dá vida ao protagonista, ao lado de Jennifer Garner (Alias), Michael Clarke Duncan (À Espera de um Milagre), que também integram o elenco. O projeto foi conduzido por Mark Steven Johnson (Motoqueiro Fantasma). O Demolidor atingiu nota 5.3 no IMDb e apenas 43% de conceito pela crítica no RT. O suspense está disponível no Disney+ e Telecine.
ator Ben Affleck (Argo) é quem dá vida ao protagonista nesta produção antes do universo do MCU
Reprodução/IMDb
5. Hulk (2003)
Apostando em uma abordagem dramática e introspectiva, esta produção do cineasta Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain) é considerada uma das adaptações mais fies do herói verde. A trama acompanha a jornada de Bruce Banner, um cientista que, após um acidente com radiação, começa a se transformar em uma fera que se manifesta de acordo com o estado psicológico do seu alter ego. Com elenco liderado por Eric Bana (Munich), a obra provoca divisões entre crítica e público, acumulando 63% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5.6 no IMDb. Hulk está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
Hulk (2003) explora os dilemas internos do herói com uma estética inspirada nos quadrinhos
Reprodução/IMDb
6. O Justiceiro (2004)
Em O Justiceiro a audiência acompanha Frank Castle, um ex-agente federal dos Estados Unidos que decide fazer justiça com as próprias mãos após ter sua família brutalmente assassinada por mafiosos. A partir desse trauma, ele decide se tornar um vigilante mascarado determinado a eliminar criminosos e o responsável por destruir sua família. O suspense está disponível na Netflix e Prime Video, com assinatura extra do canal Sony One.
Com direção de Jonathan Hensleigh (Jumanji), a trama aposta em uma estética sombria que reflete a natureza antissocial do protagonista interpretado por Thomas Jane (O Nevoeiro), enquanto John Travolta (A Outra Face) interpreta o vilão Howard Saint. A produção teve recepção mista, alcançando apenas 29% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 69% do público e nota 6.4 no IMDb.
O Justiceiro (2004) é um retrata uma história de vingança
Reprodução/IMDb
7. Elektra (2005)
Neste spin-off direto de Demolidor, a trama traz de volta a personagem interpretada por Jennifer Garner (De Repente 30), agora como uma assassina de aluguel atormentada por seu passado. Durante uma missão, ela desiste de eliminar os alvos e se volta contra seus próprios contratantes. Sob a direção de Rob Bowman (Arquivo X – O Filme), o longa ainda conta com Goran Visnjic (Millennium) e Will Yun Lee (The Good Doctor). Disponível no Disney+, Elektra não agradou à crítica, angariando apenas 11% no Rotten Tomatoes e 4.7 pontos no IMDb.
A atriz Jennifer Garner (De Repente 30) revive sua icônica personagem Elektra neste longa solo de 2005
Reprodução/IMDb
8. Quarteto Fantástico (2005)
Responsável por apresentar uma das equipes mais clássicas da Marvel, Quarteto Fantástico acompanha um grupo de cientistas que adquire superpoderes após serem expostos a uma tempestade cósmica durante uma missão espacial. Enquanto tentam se adaptar às novas habilidades, eles precisam enfrentar o ambicioso Victor Von Doom, antigo aliado que se transforma em um poderoso inimigo. Quarteto Fantástico está disponível no Disney+.
Conduzido por Tim Story (Policial em Apuros), o longa reúne Chris Evans (Expresso do Amanhã), Ioan Gruffudd (Harrow), Jessica Alba (Dark Angel) e Michael Chiklis (Coyote) na pele dos heróis protagonistas. Apesar da popularidade entre os fãs, o filme obteve avaliações medianas com 27% de apoio da crítica, 45% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota 5.7 no IMDb.
Quarteto Fantástico traz Chris Evans (Os Vingadores), Jessica Alba (Dark Angel), Ioan Gruffudd (Harrow) e Michael Chiklis (Coyote) no papel do grupo de heróis
Reprodução/IMDb
9. Motoqueiro Fantasma (2007)
Explorando o lado mais sombrio dos quadrinhos, Motoqueiro Fantasma apresenta Johnny Blaze, um dublê de motocicleta que faz um pacto com o demônio para salvar a vida de seu pai. Anos depois, ele é condenado a se transformar em um caçador de almas flamejante guiado pela vingança.O cast é liderado por Nicolas Cage (A Lenda do Tesouro Perdido) que assume o papel do anti-herói, ao lado de Eva Mendes (Os Donos da Noite) e Wes Bentley (Beleza Americana).
Com direção de Mark Steven Johnson (Pequeno Milagre), o thriller sobrenatural obteve uma recepção negativa da crítica, com apenas 28% no Rotten Tomatoes, mas agradou parte do público, conquistando nota 5.3 no portal IMDb. Motoqueiro Fantasma pode ser visto no Telecine ou Amazon Prime Video com o canal adicional.
Motoqueiro Fantasma (2007) narra a história de um homem amaldiçoado a viver como uma entidade vingativa
Reprodução/IMDb
10. Wolverine: Imortal (2013)
Situado após os eventos de X-Men: O Confronto Final, esta adaptação presente no Disney+ acompanha Logan em uma jornada pessoal ao Japão, onde reencontra um antigo conhecido de guerra. Ao perder sua imortalidade, ele se vê vulnerável como nunca e precisa enfrentar ameaças inesperadas enquanto lida com o peso de seu passado e o temor da morte.
Com direção de James Mangold (Ford vs Ferrari), o astro britânico-australiano Hugh Jackman (Os Miseráveis) retorna como o mutante em um roteiro que mistura drama, artes marciais e dilemas existenciais. O projeto angariou 71% de aprovação da crítica no Rotten e conquistou nota 6.7 no agregador IMDb, de acordo com o público.
Wolverine: Imortal (2013) aposta no lado humano do mutante e explora seu maior medo: morrer
Reprodução/IMDb
11. Venom (2018)
Lançado fora da cronologia do MCU, a adaptação introduz um dos anti-heróis mais populares da Marvel, disponível para assistir na Netflix e Amazon Prime Video. Misturando ação, humor e ficção científica, a trama acompanha o repórter Eddie Brock, um homem que após investigar uma corporação suspeita, acaba se contaminando com uma célula alienígena que passa a habitar seu corpo, iniciando uma batalha interna entre o parasita e o desejo de Eddie de manter sua humanidade.
Com direção de Ruben Fleischer (Zumbilândia), o filme é protagonizado por Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria), que interpreta o protagonista e também dá voz ao simbionte. Apesar de criticado por seu roteiro instável, com apenas 30% de aprovação da crítica no Rotten, o projeto conquistou o público, que deu ao longa 80% de aprovação e nota 6.6 no portal IMDb.
Em Venom Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria) interpreta um jornalista que se transforma em uma criatura
Reprodução/IMDb
12. Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. (1998)
Produzido originalmente como um telefilme, esta produção estrelada por David Hasselhoff (Baywatch) apresenta uma versão alternativa do emblemático diretor da agência de espionagem da Marvel. A trama gira em torno do veterano agente Nick Fury, que após se aposentar é convocado de volta ao serviço para impedir um ataque biológico planejado por uma organização terrorista.
Apesar de ser lembrado como um longa cult, a produção assinada por Rod Hardy (Arquivo X) e David S. Goyer (Blade), recebeu críticas negativas nos agregadores com 3.7 no IMDb e apenas 17% de aprovação da crítica. O filme tem nota 3.7 no IMDb e não foi avaliado pela crítica no Rotten Tomatoes. Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. não está disponível para streaming no momento mas merece ficar no radar.
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. (1998) é protagonizado por David Hasselhoff (Baywatch)
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), Screen Rant (1) e Reddit (1)
🎥Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Mais do Techtudo
Initial plugin text