O ChatGPT Agent é o novo assistente “faz tudo” do chatbot de IA da OpenAI, capaz de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo para ajudar tanto em pesquisa quanto em ações do dia a dia. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (17) e já está disponível para alguns usuários.
- O que é e como funciona o ChatGPT?
- ‘ChatGPT, crie uma imagem de como é conversar comigo’: veja como entrar na trend
A seguir, confira:
- O que é agente do ChatGPT?
- Como o agente funciona?
- Para que serve o agente?
- Quem pode usar o agente do ChatGPT?
- Tem como usar no plano gratuito?
- O agente tem limite de uso?
- O agente já está liberado no Brasil?
- Onde é possível usar o agente?
- Não recebi o agente. E agora?
O que é agente do ChatGPT?
O agente do ChatGPT, também conhecido como ChatGPT Agent, é uma nova ferramenta do chatbot para realizar múltiplas ações de maneira automatizada. A ferramenta reúne as funções do Deep Research e do Operator, através de um “computador virtual”, para realizar as ações de uma única vez.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Dessa forma, é possível fazer buscas aprofundadas e automatizar atividades, como criar apresentações de slides, montar análises financeiras, preparar reuniões, e muito mais.
Como o agente funciona?
O agente é acionado através da barra de ferramentas da plataforma, que fica logo abaixo da caixa de texto para inserir o prompt. Ao habilitá-la, o usuário só precisa descrever a tarefa e aguardar a entrega dos resultados.
Para entregar os resultados, o agente utiliza o Deep Research e outras funções da plataforma em conjunto. Além disso, o programa roda uma espécie de “computador virtual” dentro do ChatGPT para executar as funções solicitadas.
Segundo a OpenAI, caso necessite de uma confirmação ou de uma informação extra, o chatbot vai interromper o processamento e solicitar ao usuário.
Também é possível pausar a requisição manualmente para inserir detalhes extras.
Para que serve o agente?
A função é indicada para quem vai realizar tarefas complexas que não podem ser cumpridas com um único prompt ou que dependem de mais de uma ferramenta.
É o caso de uma viagem. Além de fazer pesquisas sobre o local desejado, para juntar informações que serão usadas no guia, o agente também pode buscar o preço de passagens e de hospedagem e fazer as reservas caso o usuário aprove.
Também é possível utilizar o recurso para criar apresentações em slides, estruturar reuniões, e muito mais.
Quem pode usar o agente do ChatGPT?
A partir de julho, o agente poderá ser usado por quem assina os planos Plus, Pro e Teams. A OpenAI esclareceu que os pacotes Enterprise e Edu vão receber a novidade “nas próximas semanas”.
Tem como usar no plano gratuito?
Não. A OpenAI não liberou o agente na modalidade gratuita do ChatGPT e não informou se irá disponibilizar o serviço no pacote no futuro.
O agente tem limite de uso?
Sim. Confira os limites mensais da ferramenta:
- Pro: 400 mensagens;
- Plus: 40 mensagens;
- Team: 30 créditos.
“Somente mensagens iniciadas pelo usuário que impulsionam o agente a avançar — como iniciar uma tarefa, interromper uma tarefa no meio dela ou responder a perguntas bloqueadoras — contam para o seu limite. A maioria dos esclarecimentos, confirmações ou etapas de autenticação intermediárias do sistema ou do agente não contam”, explicou a OpenAI.
O agente já está liberado no Brasil?
Sim. Segundo a OpenAI, neste primeiro momento, todos os países com acesso ao ChatGPT já contam com o recurso, exceto os membros do Espaço Econômico Europeu (EEE) e usuários da Suíça.
“Nosso objetivo é expandir o acesso ao EEE e à Suíça em breve”, disse a empresa.
Onde é possível usar o agente?
O agente está disponível tanto nos aplicativos para Android, iOS e macOS quanto na versão web, acessada pelo navegador.
Ainda não há uma data de estreia do recurso no app para Windows.
Não recebi o agente. E agora?
A atualização que libera o agente do ChatGPT é realizada gradualmente. Dessa forma, se você ainda não recebeu o recurso, basta aguardar a estreia.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’ ao ChatGPT custa ‘milhões de dólares’; entenda
- Qual linguagem de programação foi usada para criar o ChatGPT?
- 5 coisas que você não deveria enviar para o ChatGPT
VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?
Leia a matéria no Canaltech.