Dogue Alemão | Conheça a raça do Scooby-Doo e entenda porque ele é tão diferente

Se você tinha o costume de assistir as aventuras da Mistério S.A. quando criança, talvez já tenha se perguntado qual a raça do Scooby-Doo. Trata-se do Dogue Alemão, também conhecido como dinamarquês. É uma das maiores raças caninas do mundo. Apesar da fama, o personagem dos desenhos animados está longe de representar com precisão as características reais dessa raça imponente.

Qual a raça do Scooby-Doo?

O Scooby-Doo é um Dogue Alemão, uma raça resultado do cruzamento entre antigas raças como o bullenbeisser e o molosso. Possui um porte gigante, podendo atingir até 90 cm de altura e pesar entre 45 e 86 kg. Vivem, em média, 5 a 9 anos. 

Apesar do tamanho, são calmos, leais e sociáveis. Eles se apegam facilmente aos tutores, convivem bem com crianças e têm um instinto natural de guarda, mas sem comportamento agressivo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cuidados e saúde da raça

Por seu porte, o Dogue Alemão exige espaço para se exercitar, mesmo que viva em apartamento. Os veterinários recomendam ao menos três passeios por dia, alimentação equilibrada, atenção especial às articulações e repouso em locais acolchoados para evitar problemas como higromas articulares.

A saúde é delicada, já que eles são propensos a doenças como torção gástrica, problemas no quadril, e até câncer ósseo. A pelagem curta exige escovação frequente e banhos quinzenais.

Scooby-Doo é um Dogue Alemão diferente (de propósito)

Scooby-Doo é um dogue alemão diferente (Imagem: Ben Griffiths/Unsplash)

Apesar de ser um Dogue Alemão, Scooby-Doo foi desenhado de forma propositalmente diferente. Segundo Iwao Takamoto, seu criador, ao projetar o personagem, ele contou com a ajuda de um colega da Hanna-Barbera que criava Dogues Alemães. Em uma entrevista de 2006, Takamoto disse que seu colega detalhou todos os aspectos positivos que tornam um Dogue Alemão premiado.

A partir daí, ele projetou o Scooby-Doo com o oposto dessas características favoráveis. Por exemplo: essa raça costuma ter costas robustas, mas as do Scooby são inclinadas. Enquanto os cães da raça na vida real têm queixos fortes, Takamoto “subdimensionou” o queixo do Scooby.

Um queixo inclinado, manchas, uma cauda longa, um dorso inclinado e pernas arqueadas compõem o personagem, mas definitivamente não são características de um cão de exposição de raça pura, o que levanta alguns questionamentos sobre a raça do Scooby-Doo e uma possibilidade de mesclas. 

Leia também:

VÍDEO | CACHORRO ROBÔ

Leia a matéria no Canaltech.