IA do Google agora faz ligações por você; veja como funciona

O Google liberou a realização de ligações para empresas por meio de inteligência artificial na Busca. A novidade está disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos e permite que o usuário utilize a IA para se informar sobre preços ou disponibilidade de serviços, sem precisar falar diretamente ao telefone.

As ligações estavam em testes desde janeiro e têm como objetivo facilitar as pesquisas, agilizar o tempo de resposta e ampliar as oportunidades para empresas. A ferramenta, no entanto, está disponível inicialmente apenas para usuários norte-americanos, com acesso ampliado para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra.

Como a ligação de IA na Busca vai funcionar?

O recurso atua como um assistente virtual. Na prática, quando o usuário pesquisar, por exemplo, por “tosa de animais perto de mim”, a Busca exibirá a opção de permitir que a IA verifique os preços do serviço.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em seguida, o Google solicitará mais informações sobre a pesquisa, como o tipo de animal de estimação, a raça e os serviços desejados. Também será necessário informar a data em que precisa do atendimento e se prefere receber atualizações por mensagem de texto ou e-mail.

Nem todas as empresas participarão do novo recurso, pois os proprietários podem optar por não receber chamadas automatizadas nas configurações do perfil do Google.

(Imagem: Reprodução/Google)
Google liberou a realização de ligações para empresas por meio de inteligência artificial na Busca (Imagem: Reprodução/Google)

Google testa Gemini 2.5 Pro no Modo IA

Além das ligações por IA, o Google também anunciou o início dos testes do Gemini 2.5 Pro — seu modelo mais avançado — no Modo IA, recurso de busca com inteligência artificial.

Podem participar dos testes os assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra que optaram por ativar o experimento do Modo IA no Labs. 

Leia mais:

VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?

Leia a matéria no Canaltech.