O Google liberou a realização de ligações para empresas por meio de inteligência artificial na Busca. A novidade está disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos e permite que o usuário utilize a IA para se informar sobre preços ou disponibilidade de serviços, sem precisar falar diretamente ao telefone.
As ligações estavam em testes desde janeiro e têm como objetivo facilitar as pesquisas, agilizar o tempo de resposta e ampliar as oportunidades para empresas. A ferramenta, no entanto, está disponível inicialmente apenas para usuários norte-americanos, com acesso ampliado para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra.
Como a ligação de IA na Busca vai funcionar?
O recurso atua como um assistente virtual. Na prática, quando o usuário pesquisar, por exemplo, por “tosa de animais perto de mim”, a Busca exibirá a opção de permitir que a IA verifique os preços do serviço.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em seguida, o Google solicitará mais informações sobre a pesquisa, como o tipo de animal de estimação, a raça e os serviços desejados. Também será necessário informar a data em que precisa do atendimento e se prefere receber atualizações por mensagem de texto ou e-mail.
Nem todas as empresas participarão do novo recurso, pois os proprietários podem optar por não receber chamadas automatizadas nas configurações do perfil do Google.
Google testa Gemini 2.5 Pro no Modo IA
Além das ligações por IA, o Google também anunciou o início dos testes do Gemini 2.5 Pro — seu modelo mais avançado — no Modo IA, recurso de busca com inteligência artificial.
Podem participar dos testes os assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra que optaram por ativar o experimento do Modo IA no Labs.
Leia mais:
- Google lança “modo de IA” na busca para pesquisas mais complexas
- Gemini pode ser usado na tela de bloqueio do iOS; saiba como
- Como usar o Whisk, IA do Google para juntar imagens
VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?
Leia a matéria no Canaltech.