Windows Lite é uma versão não oficial do Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. O modelo se define como um software mais rápido para tarefas básicas, como navegação e manipulação de documentos. O sistema está disponível online e se destaca pela facilidade do uso em dispositivos antigos. Entretanto, o uso do Lite não é recomendado por motivos como instabilidade, incompatibilidade com drivers e aplicativos e vulnerabilidades de segurança. Nesta matéria, confira o que é, como surgiu e quais são as alternativas ao Windows Lite.
🔎 Quando lança o Windows 12? Tudo o que se sabe sobre o sistema da Microsoft
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
É seguro usar Windows Lite? Veja na matéria do TechTudo
Divulgação/Freepik
📝Quando vai lançar Windows 12? Entenda no Fórum do TechTudo
O que é o Windows Lite?
Windows 10 é uma das versões que, não oficialmente, têm o opção Lite
Divulgação/Microsoft
O Windows Lite é uma versão modificada e não oficial do sistema operacional, criada por terceiros para rodar em hardwares limitados, como notebooks antigos ou dispositivos de baixo desempenho. Ele não é desenvolvido pela Microsoft, mas por comunidades ou desenvolvedores independentes que removem recursos considerados menos essenciais para melhorar a desempenho.
Como surgiu o Windows Lite?
Microsoft nunca lançou uma versão Lite do Windows
Laura Storino/TechTudo
Apesar de não existir uma versão oficial da Microsoft chamada “Windows Lite”, a empresa já explorou conceitos semelhantes no passado. Em 2018 e 2019, rumores sugeriam que a Microsoft estava desenvolvendo um sistema operacional leve chamado “Windows Lite” ou “Windows 10X”, projetado para competir com o Chrome OS em dispositivos de baixo custo. No entanto, o projeto foi cancelado ou remodelado, e a Microsoft nunca lançou uma versão oficial do Windows Lite.
As versões disponíveis atualmente, nomeadas de “Windows 10 Lite” ou “Windows 11 Lite” são modificações não oficiais baseadas em sistemas operacionais originais da Microsoft, mas não pertencem à empresa.
Como o Windows Lite funciona?
Microsoft Edge é um dos aplicativos removidos na versão Lite do Windows
Divulgação/Microsoft
A versão modificada remove alguns recursos considerados “menos importantes” para otimizar o desempenho em programas essenciais. Essas versões removem geralmente o bloatware (aplicativos desnecessários, que muitas vezes vem pré-instalados de fábrica, como Cortana e Microsoft Edge) e desativam serviços pesados para melhorar a velocidade em hardwares mais simples. Ele também remove serviços em segundo plano, aplicativos pré-instalados, efeitos visuais e opções de personalização para reduzir o consumo de recursos.
Vale a pena baixar o Windows Lite?
Manter o Windows sempre atualizado é uma boa forma de preservar o dispositivo
Reprodução/Unsplash/Windows
Baixar o Windows Lite não é recomendado devido aos riscos de segurança e falta de suporte. Como não é uma versão oficial, ele não recebe atualizações da Microsoft, deixando o sistema vulnerável a malwares, por exemplo. Além disso, modificações não autorizadas podem causar instabilidade e problemas de compatibilidade com drivers. Dessa forma, programas podem não funcionar, prejudicando o uso do dispositivo.
Outra questão envolve a legalidade questionável, já que modificar o Windows pode violar os termos de licença da empresa. Se o usuário precisa de um sistema leve, alternativas mais seguras incluem otimizar o Windows original ou usar distribuições Linux.
Com informações de WindowsSteam, Buscape e LearnMicrosoft.
Mais do TechTudo
Veja também: One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos
One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos