O score bancário é uma das principais maneiras que as instituições financeiras utilizam para avaliar a sua relação com o dinheiro. Ter uma pontuação baixa, ou score baixo, significa menos possibilidades de crédito e empréstimos em diversos bancos, além de indicar um comportamento de pré-inadimplência.
Em maio deste ano, 47,33% da população brasileira estava com dívidas, o que representa 77 milhões de pessoas, de acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa.
A ferramenta funciona como uma pontuação — definida por cada instituição financeira — que indica a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito, que pode ser aumento do limite no cartão de crédito, facilidade para empréstimos, entre outros benefícios.
Para os bancos e instituições, essa pontuação significa a garantia e segurança de que o consumidor cumprirá com os acordos realizados.
Como aumentar o score bancário?
O score aumenta com uma série de hábitos que serão avaliados pelas instituições em que você possui alguma conta. Veja as principais maneiras de subir o seu, segundo o Serasa:
- Pague as contas em dia: Construir um bom histórico de pagamento não atrasado de contas fixas como luz, água, gás, parcelamentos e até mesmo a fatura do cartão de crédito ajudam a mudar seu score;
- Atualize os dados do Cadastro Positivo: Para uma boa pontuação, destacar na plataforma as dívidas quitadas ajuda os bancos a analisar seus dados;
- Renegocie dívidas: Quando houver dívidas, tente renegociar as condições para que o banco recompense seu empenho;
- Busque crédito com cuidado: Na necessidade de conseguir dinheiro o quanto antes, a busca por crédito de pessoas com score baixo pode ser melhor aceita quando é realizada com base realista do que você possui.
infomoney.com.br/">InfoMoney.