A lista de indicados ao Emmy 2025 foi divulgada nesta terça-feira (15). Como de costume, a seleção para o Oscar da TV dos Estados Unidos trouxe não apenas surpresas agradáveis, mas também algumas ausências notáveis que deixaram fãs e críticos questionando as escolhas da Academia de Televisão.
Enquanto séries como Ruptura, The White Lotus e O Estúdio dominaram as indicações, muitos esperavam ver mais reconhecimento para outras produções e performances de destaque, sejam por popularidade, como é o caso de Round 6, ou por qualidade do elenco, como 1923.
Confira os maiores esnobados do Emmy 2025, considerando as análises dos veículos norte-americanos Variety, People e Deadline:
Séries esnobadas do Emmy
- Round 6 : Uma das ausências mais comentadas foi a de Round 6, que ficou de fora categorias principais de atuação. O Deadline chegou a afirmar que o fato de uma das séries “mais importantes e convincentes do século 21” não estar concorrendo ao prêmio principal é “um crime”.
- A Casa do Dragão: A série prequel do fenômeno Game of Thrones (2011-2019) foi deixada de fora da lista de indicações.
- 1923: Apesar do sucesso de crítica e do carinho dos fãs, a série não conseguiu nenhuma indicação nas principais categorias de séries e atuação.
- Yellowjackets: A série de sobrevivência foi “morta na chegada” pela Academia de Televisão, não recebendo nenhuma indicação.
- The Voice: Uma menção a um programa de TV dos Estados Unidos, mas bastante conhecido no Brasil com a versão da Globo e que agora será feita pelo SBT. Pela primeira vez em mais de uma década, o reality de competição musical não recebeu uma indicação na categoria de Programa de Competição de Realidade, apesar de ter sido indicado todos os anos desde 2012 e vencido quatro vezes.
Atores e atrizes ignorados
- Elisabeth Moss por The Handmaid’s Tale
Apesar de ser a sexta e última temporada da prestigiada série, pela qual Moss já havia sido indicada quatro vezes e vencido uma vez na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática, ela não recebeu uma indicação pelo desfecho da série.
O ator brasileiro tinha grandes chances de ser o sexto indicado da categoria por seu papel como Manny em Ladrões de Drogas, do Apple TV+, mas foi jogado para fora da lista por Bill Camp, de Acima de Qualquer Suspeita.
- Selena Gomez e Steve Martin por Only Murders in the Building
Ambos os astros não foram lembrados pela Academia, assim como Meryl Streep e Melissa McCarthy, que também não receberam indicações por seus papéis na mesma série.
- Patrick Schwarzenegger, Michelle Monaghan, Sam Nivola e Leslie Bibb por The White Lotus
Apesar de vários de seus colegas de elenco terem recebido indicações nas categorias de elenco de apoio e convidados, esses atores não conseguiram um lugar na corrida, o que foi visto mais como uma “questão de volume” devido ao grande elenco do que uma crítica à atuação.
- Diego Luna, Adria Arjona e Genevieve O’Reilly por Andor
Embora seus trabalhos na segunda temporada da série fossem considerados “apostas certas”, nenhum dos atores de Andor foi celebrado com uma indicação.
- Fiona Dourif, Taylor Dearden, Isa Briones e Tracy Ifeachor por The Pitt
É provável que alguns membros do elenco de apoio de The Pitt tenham “dividido os votos”, resultando nessas ausências, já que a série é conhecida por seu grande elenco.
- Allison Janney por A Diplomata: A atriz de A Diplomata também foi uma ausência notável na lista de indicados.
- Paul Giamatti por Black Mirror: Apesar de ter ancorado um dos episódios mais emocionantes da série, Giamatti não chamou atenção suficiente para sua performance discreta.
- Helen Mirren por 1923: A veterana atriz também não recebeu nenhuma indicação por seu papel na série.
- Jon Hamm por Seus Amigos e Vizinhos e Landman: O ator, que já ganhou um Emmy por Mad Men, não conseguiu romper as urnas de votação, apesar de seus papéis em duas produções diferentes.
- Jack Lowden por Slow Horses: Após ser indicado no ano passado, Lowden foi uma ausência notável este ano.
- Dichen Lachman por Ruptura: A atriz também foi esnobada.
- Renée Zellweger por Bridget Jones: Louca pelo Garoto: A performance da atriz, que o Los Angeles Times previu que renderia uma indicação, acabou sendo ignorada.
Embora as indicações ao Emmy 2025 tenham celebrado muitos talentos e produções de peso, a lista dos esnobados demonstra que nem sempre há espaço para todos os destaques, seja por uma questão de volume no elenco, divisão de votos, ou decisões inesperadas da Academia. A cerimônia de premiação está marcada para 14 de setembro de 2025, em Los Angeles.
uol.com.br/">Tangerina.