Na última quinta-feira (11), a cantora norte-americana Lizzo publicou um vídeo na plataforma TikTok para se posicionar sobre o movimento body positive e rebater críticas direcionadas a corpos gordos. Com um discurso contundente, a artista refletiu sobre as injustiças e estigmas que corpos fora do padrão enfrentam diariamente, oferecendo palavras de acolhimento e incentivo a quem sofre com julgamentos relacionados à aparência física.
Conhecida por levantar pautas ligadas à autoestima, empoderamento e diversidade corporal ao longo de sua carreira, Lizzo começou o vídeo condenando a forma como pessoas que já viveram em corpos maiores, ao passarem por um processo de emagrecimento, às vezes adotam um discurso opressor em relação a quem ainda possui corpos semelhantes ao que já tiveram. Lizzo destacou que a experiência pessoal deveria servir como ponto de empatia, e não de julgamento:
“Não é seu lugar criticar como alguém escolhe viver naquele corpo [ou] como escolhe mudar aquele corpo. Especialmente se você já teve um corpo maior e agora apresenta um corpo menor, realmente soa inadequado comentar sobre alguém cujo corpo está mudando. Você, mais do que ninguém, deveria entender que os corpos mudam.”
Em seguida, Lizzo dedicou parte do vídeo a resgatar as raízes do movimento body positive, ressaltando que sua origem está diretamente ligada à inclusão de diferentes tipos de corpos historicamente marginalizados, e não apenas à aceitação de corpos gordos. Ela criticou a maneira como o movimento foi apropriado pelo mercado e pela estética dominante, perdendo parte de sua essência:
“As pessoas se esquecem de que o movimento de positividade corporal era sobre aceitação radical de si mesmo. Não era apenas sobre pessoas com corpos maiores, era sobre pessoas com corpos com deficiência, corpos queer, corpos negros e pardos. Quando a positividade corporal foi comercializada e gentrificada, ela se tornou sinônimo da palavra ‘gordo’. Agora, se uma pessoa com um corpo maior decide mudar seu corpo e ficar menor, de repente ela já não é mais considerada positiva corporalmente.”
Ao final do vídeo, Lizzo reforçou sua mensagem com um recado direto e inspirador às pessoas com corpos maiores. Em tom motivador, ela incentivou o público a manter a autonomia sobre seus corpos e a não se deixarem abalar pelas críticas externas, reafirmando seu compromisso com a liberdade individual e o direito de cada um existir como é:
“Para todas as pessoas de corpos maiores, façam o que quiserem com seus corpos. Não deixem ninguém tentar intimidar vocês. Não deixem ninguém tentar envergonhar vocês. Não deixem ninguém tentar ‘cancelar’ vocês.”