?Na última sexta-feira (11), o evento CineKuma Exibição de Filmes & Rodas de Conversa, que já realizou diversas apresentações em Manaus durante o Mês do Orgulho, reuniu um público sensível e atento no espaço Kaiut Yoga São Lourenço, em Curitiba (PR), para celebrar a arte e a ancestralidade. A programação em circulação do CineKuma conta com duas produções da KUMA Espaço de Criação, que tem sede em Manaus: A websérie amazônida Comida de Caboco, dirigida por Dante Abner e co-produzida + FLORESTA Gastronomia Cultural. Além da websérie é exibido também o curta-documental Márcia Antonelli: das Palavras à Sobrevivência, dirigido por Marielen Kuma.
Márcia Antonelli, artista, escritora e figura histórica do ativismo cultural e LGBTQIAPN+ brasileiro, emocionou a plateia com sua fala potente e presença generosa. Ao assistir ao filme que narra sua própria trajetória, compartilhou memórias, afetos e reflexões sobre poesia e resistência.
Marcia Antonelli e Mariellen Kuma, a frente Nicka e Ana Júlia Maciel interpretam elas jovens.
FOTO: @httpanajulia
Já a websérie Comida de Caboco levou ao público um mergulho audiovisual na culinária tradicional amazônica. Em cinco episódios, a obra resgata saberes e sabores de comunidades ribeirinhas, indígenas e caboclas, valorizando práticas alimentares ancestrais do Norte do Brasil.
Dante, sua avó Maria Luiza e sua família.
FOTO: Divulgação
As produções que têm circulado por festivais como o Festival CLOSE 2025 e o Rio LGBTQIA+ 2025, foram recebidas com entusiasmo pelo público curitibano, que se emocionou com a força das imagens, das vozes amazônidas e da espiritualidade presente nas cozinhas, centro de manaus, textos e vidas.
O CineKuma é uma proposta itinerante que promove o audiovisual em espaços não convencionais, criando experiências vivas e afetivas com o público. Tanto o CineKuma quanto as produções audiovisuais “Comida de Caboclo” e Márcia Antonelli: das Palavras à Sobrevivência contam com o apoio do Edital Cultura LGBT+ 2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, CONEC, Governo do Amazonas e Ministério da Cultura.
A edição de Curitiba contou com apoio da Kayut Yoga São Lourenço.