Samsung quer trazer caneta S Pen de volta para o Fold, reva executivo

A ausência da S Pen no recém-lançado Galaxy Z Fold 7 frustrou fãs da caneta stylus da Samsung, mas a empresa garantiu que ela não foi abandonada de vez, apesar de ter sido “deixada de lado” nas últimas gerações. 

Em uma entrevista, o chefe de planejamento de produtos da divisão mobile da sul-coreana, MinSeok Kang, destacou que a retirada do acessório foi uma escolha técnica para permitir que o Fold 7 fosse mais fino e leve, mas que isso não quer dizer que ela está descartada dos planos da empresa para as próximas gerações.

“Ainda estamos pesquisando e desenvolvendo tecnologias mais finas e inovadoras para a S Pen, e vamos reconsiderar sua inclusão quando o nível de perfeição aumentar e houver demanda dos consumidores”, afirmou Kang em entrevista.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além de ficar de fora do novo dobrável da Samsung, a S Pen também perdeu recursos no Galaxy S25 Ultra. A caneta, que nasceu na linha Galaxy Note e passou a ser integrada nos modelos Ultra desde o S22, deixou de contar com suporte a Bluetooth, o que eliminou funções como os gestos a distância.

Espessura mais discreta do Fold 7 chegou com alguns custos consideráveis em recursos (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Z Fold 7 tem apenas 8,9 mm de espessura quando fechado e pesa 215 g, e fica abaixo do Galaxy S25 Ultra em peso. Ele também é bem mais fino que o Fold 6, que tinha 12,1 mm fechado. 

A decisão mostra que, neste momento, a prioridade da Samsung está em reduzir o tamanho e o peso da linha Fold, mesmo que isso signifique deixar recursos tradicionais de lado.

Leia mais no Canaltech: 

ASSISTA: Galaxy Z Fold 7, Z Flip 7 e Z Flip 7 FE Galaxy S25 Ultra, tudo que rolou no UNPACKED da Samsung

Leia a matéria no Canaltech.