Se você cresceu nos anos 80, 90 ou 2000, é bem provável que sua paixão por ciência tenha começado na frente da TV ou com uma revista em quadrinhos nas mãos. Alguns personagens da ficção marcaram gerações ao mostrar que a ciência pode ser divertida, criativa e até mágica, ajudando a formar mentes curiosas, investigativas e apaixonadas por descobertas. A verdadeira união entre ciência e entretenimento.
- 5 brinquedos famosos dos anos 90 que ensinavam ciência e você nem percebeu
- 5 brinquedos dos anos 90 que ensinavam física (e você nem percebeu!)
1. Franjinha
O Franjinha é o cientista oficial do Bairro do Limoeiro. Com seu jaleco branco e laboratório improvisado, ele introduziu muitos leitores do universo da Turma da Mônica ao mundo da ciência. O Franjinha representa aquele amigo nerd que sempre tenta inventar algo novo, às vezes com sucesso, às vezes com confusão. Suas invenções e curiosidade constante ensinam, de forma lúdica, que a ciência começa com a vontade de entender o mundo ao redor.
2. Tíbio e Perônio
Olá, olá! Quem assistia ao Castelo Rá-Tim-Bum, clássico da TV Cultura, com certeza lembra dos cientistas Tíbio e Perônio. A dupla explicava conceitos científicos com bom humor e simplicidade. De maneira didática e divertida, os dois mostravam como a ciência está presente em tudo, desde o corpo humano até o universo. Eles mostraram que ser cientista pode ser divertido e acessível a todos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
3. Telekid
Porque sim não é a resposta! Quem cresceu assistindo ao Castelo Rá-Tim-Bum também jamais esqueceu essa frase clássica do Telekid, que surgia sempre que alguma criança (na maioria das vezes, o Zequinha) fazia uma pergunta, explicando de forma divertida e clara por que as coisas são como são. Ele ensinou que nenhuma dúvida é boba e incentivou a buscar o “porquê” das coisas.
4. Beakman
Beakman foi um dos maiores divulgadores de ciência para crianças nos anos 90. No programa O Mundo de Beakman, ele explicava fenômenos da física, química e biologia com experimentos práticos e efeitos especiais. Ao lado do rato Lester e da assistente Josie, ele fazia a ciência parecer bem descomplicada. Ele ensinou que a curiosidade é o motor da descoberta científica, e que perguntar “por quê?” é sempre o primeiro passo.
5. Dexter
Essa é para aqueles que tomavam achocolatando assistindo Cartoon Network de manhã! O pequeno gênio Dexter tinha um laboratório secreto escondido no quarto e uma irmã (Dee Dee) que vivia atrapalhando seus planos. Dexter despertava o fascínio por engenhocas, robôs e experimentos malucos. Ele personificava o sonho de muitas crianças: ter um laboratório próprio e liberdade para criar.
6. Jimmy Neutron
O Jimmy Neutron também fez parte da infância e despertou aquele interesse pela ciência. A série trazia temas como física, programação e viagens espaciais de forma leve e acessível, e o Jimmy inspirava jovens telespectadores a resolver problemas com criatividade, método e tecnologia. Quem lembra daquele crossover com Os Padrinhos Mágicos, inclusive? Absolute cinema.
7. Professor Pardal
Para a nostalgia dos mais velhos: o Professor Pardal participava das histórias do Pato Donald e Tio Patinhas, e suas criações são soluções criativas (e muitas vezes cômicas) para problemas cotidianos. Também é um personagem que ensina que a ciência também envolve tentativa, erro e persistência, sempre com muito bom humor.
Esses personagens da ficção marcaram a infância de milhões ao mostrar que a ciência pode ser empolgante, criativa e divertida. E se hoje você se interessa pelo assunto e nos acompanha aqui no Canaltech, talvez deva agradecer a algum deles por isso. Afinal, é na infância que começamos a olhar para o mundo com olhos de cientista!
Leia também:
- Divulgadores mirins: conheça crianças que falam de ciência nas redes sociais
- Astronomia e crianças | Como ensinar os pequenos a observar o céu
VÍDEO | Anos 90: Tamagotchis e Digimons da Bandai, Reviva a Nostalgia
Leia a matéria no Canaltech.