12 filmes que vão te fazer levantar do sofá e ir direto para a terapia


As histórias tocantes das produções Réquiem para um Sonho (2000), Marley & Eu (2008) e A Lista de Schindler (1993) podem te deixar pensando por dias; confira todos os filmes da lista Alguns filmes apresentam uma carga dramática tão intensa a ponto de nos fazer cair no choro e repensar fortemente em algumas das escolhas que fizemos durante a nossa vida. Assim, dependendo do seu estado de espírito no dia, longas-metragens como Uma Mente Brilhante (2001), Vidas Passadas (2023) e Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (2004) podem ser boas pedidas para gerar reflexões interessantes. Esses e outros títulos dramáticos estão presentes em plataformas de streaming como a Netflix, o Globoplay e o Amazon Prime Video.
Para os cinéfilos que apreciam uma produção com uma trama dramática ou para aqueles que estão procurando mais enredos desse tipo, o TechTudo listou 12 filmes emocionalmente impactantes que vão te fazer querer desabafar com o seu psicólogo logo depois. A seguir, confira a seleção completa dos longas e suas respectivas informações, com detalhes sobre sinopse, elenco, onde assistir e repercussão nos sites agregadores de críticas.
🎬 12 filmes emocionantes que fazem qualquer um chorar no fim
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Uma animação japonesa dirigida pelo cineasta Isao Takahata, O Túmulo dos Vagalumes (1988) é um dos filmes mais famosos do Studio Ghibli
Reprodução/JustWatch
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista abaixo do TechTudo, você vai saber mais sobre os seguintes filmes:
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019)
Vidas Passadas (2023)
Marley & Eu (2008)
Clube da Luta (1999)
A Lista de Schindler (1993)
Gênio Indomável (1997)
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)
Uma Mente Brilhante (2001)
A Baleia (2022)
Cisne Negro (2010)
O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Réquiem para um Sonho (2000)
1. Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019)
A nossa lista se inicia com Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, uma produção típica da A24 e dirigida por Ari Aster (Beau Tem Medo). Nessa história, Dani, uma jovem abalada por uma tragédia familiar, viaja com o namorado e amigos para uma vila sueca distante que celebra um raro festival pagão de verão. Contudo, a viagem que começou sendo uma experiência cultural pacífica logo se transforma em um pesadelo perturbador, à medida que os rituais se revelam cada vez mais macabros e misteriosos.
O terror psicológico está atualmente disponível para assistir no Amazon Prime Video (via aluguel) e é estrelado por Florence Pugh (Não se Preocupe, Querida), com Jack Reynor (franquia Transformers), Vilhelm Blomgren (A Última Carta de Amor), Will Poulter (The Bear) e William Jackson Harper (The Good Place) completando o elenco. Nos portais agregadores de críticas, Midsommar: O Mal Não Espera a Noite exibe uma pontuação de 7.1 pelo IMDb e uma aprovação de 83% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes.
Filme produzido pelo estúdio A24, Midsommar retrata os perigosos cultos de solstício de um vilarejo rural da Suécia
Divulgação/A24
2. Vidas Passadas (2023)
Baseado em relatos de Celine Song (roteirista em A Roda do Tempo), cineasta sul-coreana-canadense do longa, Vidas Passadas é centrado em Nora e Hae Sung, amigos de infância na Coreia do Sul que se separam quando a família da menina emigra para o Canadá. Após alguns anos, já adultos, os dois restabelecem o contato por meio das redes sociais e reatam laços interrompidos pelo tempo e pela distância. Quando Hae Sung viaja a Nova York para encontrar pessoalmente Nora, agora casada, ambos são confrontados com sentimentos profundos e possibilidades não vividas.
Dona de uma pontuação de 7.8 no portal IMDb e uma aprovação de 95% dos especialistas pelo Rotten Tomatoes, a aclamada produção está atualmente disponível para assistir nas plataformas Globoplay e Amazon Prime Video (ambos via Telecine). No elenco, Greta Lee (The Morning Show) e Teo Yoo (Love to Hate You) estrelam o filme, que também conta com os atores John Magaro (The Umbrella Academy) e Ji Hye Yoon (Jinxed at First).
Um dos vários filmes aclamados da A24, Vidas Passadas está presente na lista e reflete sobre as possibilidades e escolhas feitas durante a vida
Reprodução/A24
3. Marley & Eu (2008)
Entre as histórias cinematográficas com cachorros, Marley & Eu é um dos filmes mais lembrados pelo público. Nessa trama, os jornalistas recém-casados John e Jenny Grogan adotam um filhote de labrador para testar se estão prontos para ter filhos. Entretanto, eles não esperavam que Marley se tornaria um cachorro hiperativo, desobediente e completamente caótico. Por outro lado, o cãozinho também se mostra leal e amoroso, e, ao longo dos anos, sua companhia se torna parte essencial da vida dos Grogan.
Adaptação da obra de memórias homônima, lançada em 2005 por John Grogan, o filme conta com as atuações de Owen Wilson (Loki), Jennifer Aniston (Friends), Eric Dane (Contagem Regressiva) e Alan Arkin (Despedida em Grande Estilo) no elenco. Com 64% de aprovação da crítica pelo Rotten Tomatoes e 7.0 de pontuação no IMDb, Marley & Eu é dirigido por David Frankel (O Diabo Veste Prada) e está atualmente disponível para assistir nas plataformas Globoplay e Amazon Prime Video (ambos via Telecine).
Estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston, Marley & Eu é inspirado na história real do autor John Grogan
Reprodução/The Patriot Ledger
4. Clube da Luta (1999)
O icônico Clube da Luta está disponível para assistir nas plataformas Disney+ e Amazon Prime Video (via Telecine) e gira em torno de um homem frustrado com a vida corporativa, que conhece o enigmático Tyler Durden, um vendedor carismático com ideias radicais sobre consumo e liberdade. Juntos, eles fundam um clube secreto onde alguns homens extravasam suas angústias por meio de lutas físicas. À medida que o clube se transforma em um movimento anarquista, os limites entre realidade e identidade começam a se desfazer.
Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996, o filme se estabeleceu como um título cult ao longo dos anos, sendo dirigido por David Fincher (O Assassino) e protagonizado por Edward Norton (Glass Onion: Um Mistério Knives Out), Brad Pitt (F1 – O Filme) e Helena Bonham Carter (franquia Harry Potter). Nos sites especializados de críticas, Clube da Luta apresenta uma classificação de 81% dos críticos pelo Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8.8 no IMDb.
Com mensagens que questionam a masculinidade e o consumismo, Clube da Luta é um dos filmes de David Fincher mais celebrados na cultura pop
Reprodução/IMDb
5. A Lista de Schindler (1993)
Dirigido pelo ilustre cineasta Steven Spielberg (Os Fabelmans), o filme é adaptado do livro Schindler’s Ark, publicado em 1982 pelo australiano Thomas Keneally. Nesse enredo, Oskar Schindler, um empresário alemão oportunista e membro do partido nazista, enxerga a Segunda Guerra Mundial como uma ocasião para obter lucro. Ao empregar judeus em sua fábrica para reduzir custos, no entanto, ele testemunha de perto as atrocidades do Holocausto. Com isso, a motivação de Schindler muda e o empresário busca salvar o maior número possível de funcionários judeus.
Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Oscar 1994, A Lista de Schindler é estrelado por Liam Neeson (Missão Resgate), tendo também as interpretações de Ben Kingsley (Nosso Amigo Extraordinário), Ralph Fiennes (O Menu) e Caroline Goodall (Risco Total). No portal Rotten Tomatoes, a produção ostenta uma aprovação de 98% da crítica especializada. Enquanto isso, pelo IMDb, sua pontuação é de 9.0. O longa está atualmente disponível para assistir pelo Amazon Prime Video.
A Lista de Schindler conquistou sete estatuetas na edição de 1994 do Oscar, incluindo como Melhor Filme e Melhor Diretor (com Steven Spielberg)
Reprodução/IMDb
6. Gênio Indomável (1997)
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original na edição de 1998 do Oscar, Gênio Indomável acompanha os passos de Will Hunting, um jovem rebelde e bastante inconsequente que trabalha como faxineiro na universidade MIT, apesar de seu talento matemático fora do comum. Após chamar a atenção de um professor, este decide ajudá-lo, enquanto Will precisa fazer terapia por determinação legal. Após não conseguir se abrir com nenhum psicólogo, o protagonista conhece Sean Maguire, com quem inicia uma jornada de autoconhecimento, enfrentando traumas e barreiras emocionais.
Com direção de Gus Van Sant (Elefante) e disponível nas plataformas Mercado Play, Globoplay (via Telecine), Paramount+ e Amazon Prime Video (via Telecine), o filme é protagonizado por Matt Damon (Oppenheimer) e Robin Williams (Jumanji), tendo também nomes como Ben Affleck (A Grande Virada), Stellan Skarsgård (Andor) e Minnie Driver (Batman: Cruzado Encapuzado). Na avaliação pelo Rotten Tomatoes, Gênio Indomável possui uma aprovação de 97% da crítica. Já no IMDb, sua pontuação é de 8.3.
Gênio Indomável foi indicado para nove estatuetas do Oscar 1998, vencendo as categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (com Robin Williams)
Divulgação/IMDb
7. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças é dirigido pelo cineasta francês Michel Gondry (A Espuma dos Dias) e está atualmente disponível para assistir no Amazon Prime Video (via aluguel). No enredo, Joel está devastado após ficar sabendo que sua ex-namorada Clementine removeu todas as lembranças do relacionamento deles através de um dispositivo experimental, resolvendo fazer o mesmo. Porém, o protagonista tenta resistir ao apagamento, depois de recordar suas memórias e perceber que ainda nutre sentimentos pela amada.
Vencedor de uma das duas indicações recebidas no Oscar 2005, o longa clássico dos anos 2000 conta com uma pontuação de 8.3 pela avaliação do IMDb, além de uma classificação de 92% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é estrelado por Jim Carrey (O Show de Truman) e Kate Winslet (Titanic), com Kirsten Dunst (Estrelas Além do Tempo), Mark Ruffalo (De Repente 30) e Tom Wilkinson (Ou Tudo ou Nada) complementando o elenco.
Clássico cult dos anos 2000, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças venceu a categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar 2005
Reprodução/Focus Films
8. Uma Mente Brilhante (2001)
Baseado no livro homônimo da jornalista Sylvia Nasar, publicado em 2004, Uma Mente Brilhante é dirigido por Ron Howard (Franquia Willow) e segue John Nash, um matemático brilhante e de pensamentos surpreendentes, sendo capaz de desenvolver uma teoria revolucionária ainda jovem. Ao passo que sua carreira acadêmica vai progredindo, John começa a apresentar sinais de esquizofrenia paranoide, o que faz ele ser atormentado por alucinações e delírios. Nesse cenário, o protagonista inicia um longo e doloroso processo de tratamento, com o objetivo de reconquistar sua autonomia.
Atualmente disponível nas plataformas Netflix, Mercado Play e Amazon Prime Video (via aluguel), o filme recebeu oito nomeações no Oscar 2002, vencendo quatro prêmios. No elenco, estão presentes os atores Russell Crowe (Gladiador), Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick), Ed Harris (Westworld) e Paul Bettany (WandaVision). Pela avaliação no IMDb, Uma Mente Brilhante conta com uma pontuação de 8.2. Enquanto isso, pelo Rotten Tomatoes, sua aprovação pela crítica especializada é de 74%.
O drama biográfico Uma Mente Brilhante venceu quatro estatuetas do Oscar em 2002, incluindo como Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (com Jennifer Connelly)
Reprodução/IMDb
9. A Baleia (2022)
Com direção do cineasta Darren Aronofsky (Noé) e atualmente disponível para assistir pelas plataformas Netflix e Amazon Prime Video (via aluguel), o longa da A24 conta a história de Charlie, um professor de inglês que vive recluso com obesidade severa e lutando contra um transtorno de compulsão alimentar. Nesse contexto, ele convive com problemas de saúde graves e o peso da culpa por escolhas passadas, enquanto tenta se reconectar com Ellie, sua filha adolescente. Dessa maneira, o protagonista busca provar que ainda pode ser uma boa pessoa.
Premiado em duas categorias do Oscar 2023, A Baleia apresenta uma pontuação de 7.6 no portal IMDb e uma aprovação de 64% dos especialistas pelo Rotten Tomatoes. O elenco tem o ator Brendan Fraser (Assassinos da Lua das Flores) como protagonista, tendo também as interpretações de Sadie Sink (Stranger Things), Hong Chau (O Agente Noturno), Samantha Morton (Tales of The Walking Dead) e Ty Simpkins (franquia Jurassic Park).
A Baleia foi indicado para duas estatuetas do Oscar 2023, vencendo nas categorias de Melhor Maquiagem e Penteados e Melhor Ator (com Brendan Fraser)
Divulgação/A24
10. Cisne Negro (2010)
Cisne Negro é mais uma produção do cineasta Darren Aronofsky, sendo inspirada no balé dramático O Lago dos Cisnes, de 1876, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski. Na trama, Nina é uma bailarina perfeccionista que compete pelo papel principal de uma montagem de O Lago dos Cisnes, precisando interpretar tanto o puro Cisne Branco quanto o sedutor Cisne Negro. Assim, pressionada por sua mãe controladora e pelo diretor artístico exigente, ela disputa a função com a colega Lily e passa por um processo excessivo de transformação física e psicológica.
O thriller psicológico foi indicado para cinco estatuetas do Oscar 2011, arrematando uma delas, e está disponível para assistir nas plataformas Disney+ e Mercado Play. A atriz Natalie Portman (Segredos de um Escândalo) estrela o filme, que ainda tem Mila Kunis (Amizade Colorida), Vincent Cassel (Underwater), Barbara Hershey (Retrato de uma Mulher) e Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem) no elenco. Nos sites especializados de críticas, Cisne Negro exibe uma pontuação de 8.0 pelo IMDb e uma aprovação de 85% dos críticos no Rotten Tomatoes.
Cisne Negro recebeu cinco indicações para o Oscar 2011, vencendo na categoria de Melhor Atriz (com Natalie Portman)
Divulgação/Filmlinc
11. O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Atualmente disponível para assistir na plataforma da Netflix, o longa animado japonês é dirigido pelo saudoso cineasta Isao Takahata (O Conto da Princesa Kaguya). A história é ambientada durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial, quando Seita Yokokawa e sua irmã mais nova Setsuko lutam para sobreviver no Japão, após perderem a mãe em um bombardeio que destruiu o vilarejo onde moravam. Nessa realidade árdua, os irmãos enfrentam a fome, a indiferença e a devastação causada pelo conflito, enquanto Seita tenta proteger Setsuko a qualquer custo.
Considerado um dos filmes mais melancólicos do Studio Ghibli, O Túmulo dos Vagalumes possui um elenco original de dublagem formado pelas vozes de Tsutomu Tatsumi (Chie the Brat), Ayano Shiraishi e Akemi Yamaguchi (Afternoon Affair: Rear Window). Na avaliação pelo Rotten Tomatoes, a animação japonesa ostenta uma aprovação impressionante de 100% pela crítica. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 8.5.
O Túmulo dos Vagalumes é uma das animações mais populares entre as produzidas pelo Studio Ghibli, sendo também uma das mais tristes
Reprodução/Studio Ghibli
12. Réquiem para um Sonho (2000)
Para encerrar a lista, temos Réquiem para um Sonho, outro longa dirigido por Darren Aronofsky. O enredo é centrado em quatro personagens que estão em busca de realizações pessoais: Harry planeja abrir uma loja de roupas com sua namorada Marion, enquanto Tyrone e Sara, o amigo e a mãe de Harry, querem respectivamente fugir da pobreza e aparecer bela em um programa de TV. Ao passar das estações, todos estão afundados em drogas psicoativas e começam a demonstrar sinais de dependência química, enquanto estão obcecados por seus sonhos.
Adaptação do livro de mesmo nome, publicado em 1978 pelo escritor Hubert Selby Jr., o filme conta com uma pontuação de 8.3 pelo IMDb e uma classificação de 78% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes. Com um elenco composto pelos atores Ellen Burstyn (O Exorcista – O Devoto), Jared Leto (Clube de Compras Dallas), Jennifer Connelly e Marlon Wayans (As Branquelas), Réquiem para um Sonho está atualmente disponível para assistir na plataforma do Amazon Prime Video (via aluguel ou Filmelier+).
Uma obra intensa sobre obsessão e autodestruição, Réquiem para um Sonho foi indicado para o Oscar 2001 na categoria de Melhor Atriz (com Ellen Burstyn)
Reprodução/Europa Filmes
Com informações de Collider, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
🎥Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix

Initial plugin text