Criar um álbum conceitual com início, meio e fim, quase como se fosse um roteiro de cinema, não é tarefa fácil, mas Ana Gabriela não se esquivou do desafio. Em seu novo trabalho Baseado em Fatos Reais (menos as partes que eu inventei), que será lançado no dia 17 de julho, a cantora propõe uma experiência imersiva tanto musical quanto emocional.
A narrativa, construída em torno da trajetória de um relacionamento, ganha forma com o apoio técnico e criativo de dois nomes de peso da produção musical contemporânea: Janluska e Gabriel Duarte Mendes.
Foto: Livia Rodrigues / @solmostarda
“Eles sempre respeitaram muito as referências e o que eu queria apresentar com esse álbum. São pessoas extraordinárias no trabalho”, conta Ana Gabriela. “Me vejo muito na criação de experiências com letras, e eles com certeza fazem isso nas produções.”
Ana Gabriela: a concepção do novo álbum
O disco também marca um momento especial na parceria de Ana Gabriela com Nairo, cantor e compositor que divide com ela o single Será que é este mesmo o nosso fim?. A colaboração entre os dois, que começou na composição de Reconciliação, também presente no álbum, evoluiu para um dueto que, segundo Ana, não poderia existir de outra forma: “Essa música exala um dueto tão forte… São duas pessoas falando coisas opostas sobre um desentendimento. Ela realmente não seria a mesma com uma pessoa só cantando.”
A construção do álbum como um projeto com narrativa coesa e emocional também exigiu um mergulho técnico e artístico inédito na carreira da cantora: “A dificuldade foi linkar tudo exatamente como um filme, entender os porquês de tudo acontecer, motivos, momentos… Nunca tinha feito nada parecido na minha vida e, com certeza, foi um grande desafio.”
Com uma estética pop urbana e forte influência do R&B, o álbum é complementado por visualizers gravados na Patagônia, reforçando o caráter cinematográfico do projeto. E a experiência se estende aos palcos a partir de agosto, com a turnê Baseada em Fatos (Quase) Reais, que levará essa história cantada a sete capitais brasileiras.
Confira: