Qual foi o primeiro Wi-Fi? Conheça o IEEE 802, a primeira rede da história


Primeiro padrão de conexão via Wi-Fi foi lançado em 1997, mas o sistema que serviu como base foi desenvolvido pela atriz Hedy Lamarr durante a Segunda Guerra; saiba mais O IEEE 802.11, publicado em 1997, é considerado o primeiro Wi-Fi da história — um dos elementos tecnológicos mais relevantes na era digital e da Internet. Contudo, a origem dessa rede remonta a Segunda Guerra Mundial, quando a atriz Hedy Lamarr desenvolveu um sistema de torpedos enviados por rádio que não podiam ser detectados pelos inimigos. Posteriormente, essa invenção serviu como base para a criação e o lançamento do IEEE 802.11. Nesta matéria do TechTudo, saiba mais sobre a história da primeira rede de Wi-Fi.
🔎 Esse sistema operacional da Apple foi esquecido pelos fãs; saiba qual é
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
IEEE 802.11: conheça a história da primeira rede de Wi-Fi da história
Reprodução/eSafety
📝 Instagram: bug nos comentários públicos do app; como resolver? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Como o Wi-Fi surgiu?
Hedy Lamarr, atriz e inventora, patenteou conceitos e invenções que deram origem ao Wi-Fi
Divulgação/MGM
Publicado em 1997, o primeiro Wi-Fi da história surgiu com o nome “IEEE 802.11”, desenvolvido pelo Institute of Electrical and Eletronics Enginners (IEEE) ou Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. Para que isso pudesse ocorrer, os especialistas usaram como base uma invenção que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, a atriz Hedy Lamarr criou um sistema conhecido como salto em frequência, capaz de guiar torpedos submarinos com uso de sinais de rádio, o que fez com que eles não conseguissem ser interceptados pelos inimigos.
Anos depois, essa invenção acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão Wi-Fi. Embora o sistema tenha sido patenteado em 1942, ele não foi usado na Segunda Guerra Mundial. Na época, as autoridades dos Estados Unidos consideraram a tecnologia avançada demais para aquele tempo e desacreditaram no potencial de uma invenção feita por uma mulher jovem e famosa no cinema.
Por que se chama Wi-Fi?
O nome Wi-Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”
Reprodução/Shutterstock
Curiosamente, o nome “Wi-Fi” não significa nada e foi criado por uma agência de marketing para tornar a tecnologia mais atraente ao público em comparação com o nome inicial “IEEE 802.11”. Na época, empresas se uniram em um consórcio chamado Wirelles Ethernet Compatibility Alliance (WECA).
O consórcio foi feito para definir os parâmetros que garantem a acessibilidade aos dispositivos de diferentes fabricantes. Com isso, o grupo lançou o selo chamado Wirelles Fidelity, que definia a compatibilidade de equipamentos com a rede sem fio. Então, o nome Wi-Fi surgiu como uma abreviação de “Wireless Fidelity”.
Como o primeiro Wi-Fi funcionava?
O primeiro Wi-Fi, IEEE 802.11, tinha velocidades de taxas de transmissão de 1 Mbps
Reprodução/Depositphotos
No início dos testes, em 1997, o primeiro Wi-Fi, IEEE 802.11, operava com velocidades de taxas de transmissão de no máximo 1 Mbps. Contudo, os pesquisadores seguiam estudando novas técnicas para otimizar a tecnologia. Em 1999, surgiram os novos padrões IEEE 802.11a, com velocidade de transmissão de 54 Mbps e IEEE 802.11b com 11 Mbps, que passaram a utilizar as frequências de 2,4 e 5 GHz.
Dessa forma, o Wi-Fi IEEE 802.11 transmitia dados por meio de ondas de rádio, usando um adaptador, que é o roteador conectado à internet. Então, os dispositivos recebiam as ondas, decodificavam e, em seguida, conseguiam convertê-las de volta em dados utilizáveis. Quanto mais alta a frequência da rede, maior a capacidade do sinal carregar mais informações.
Qual legado do IEEE 802.11?
O padrão IEEE 802.11 foi fundamental para popularizar o Wi-Fi
Reprodução/André Sugai
O padrão IEEE 802.11 foi fundamental para disseminar o Wi-Fi e ajudar a criar outras redes posteriormente. A conexão se tornou o popular com o IEEE 802.11b, sucessor do primeiro Wi-Fi, que tinha uma frequência de 2.4 GHz e velocidade de até 11 megabits por segundo. Depois disso, outras redes foram trazendo o Wi-Fi para o público e ajudando na popularização da tecnologia.
O protocolo IEEE 802.11 permite a comunicação entre aparelhos conectados em uma rede Wi-Fi e tem diversas variações. Por exemplo, em 2009, o padrão 802.11n atingia até 150 Mbit/s ou 17.88 MB/s. Em 2013, o padrão 802.11ac operava na frequência de 5 GHz. Enquanto isso, o 802.11ax, de 2021, utiliza as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. O padrão mais recente, 802.11be, foi lançado no Brasil em 2024.
Com informações de BBC, National Geographic, Fast Company e Terra
Mais do TechTudo
Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!
Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!