7 funções indispensáveis do iPhone que todo mundo deveria usar


O iPhone (iOS) pode ocultar aplicativos, identificar textos em imagens e otimizar o carregamento da bateria; conheça funcionalidades nativas do sistema operacional da Apple O iPhone (iOS) oferece funções nativas que podem facilitar a rotina, mas nem todos os usuários exploram os recursos. O sistema da Apple possibilita escanear documentos físicos direto pelo app Notas, com qualidade suficiente para substituir um scanner convencional. Também é possível identificar os textos que aparecem em fotos através da função “Texto Ao Vivo”, útil para captar informações rapidamente. Outra funcionalidade interessante é a otimização de carregamento, que aprende sua rotina por meio de inteligência artificial (IA) para preservar a vida útil da bateria a longo prazo. A seguir, confira sete funcionalidades do iPhone que todo usuário deveria conhecer e utilizar no dia a dia.
🔎 5 funções do iCloud que entopem o armazenamento do seu iPhone
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
7 funções indispensáveis do iPhone que todo mundo deveria usar
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Qual o valor do iCloud? Participe no Fórum do TechTudo
7 funções indispensáveis do iPhone que todo mundo deveria usar
Os aparelhos Apple oferecem funcionalidades que podem ser consideradas indispensáveis para os usuários. Confira os tópicos abordados na matéria.
Ocultação de apps
Identificar textos em fotos
Otimização de carregamento
Escanear documentos no app Notas
Salvar páginas da web em PDF
Rastrear iPhone com o iCloud
Criar lembretes
1. Ocultação de apps
Ocultar aplicativos no iPhone (iOS) é uma solução prática para quem deseja mais privacidade e segurança. A função é útil para esconder plataformas bancárias em caso de roubo ou perda do dispositivo. Vale destacar que, ao realizar o procedimento, o app continuará funcionando normalmente, mas só você terá acesso através da autenticação por Face ID ou Touch ID. Para fazer isso, basta manter o dedo pressionado sobre o ícone desejado e tocar em “Exigir Face ID”. Depois, selecione “Ocultar e Exigir Face ID” . A ferramenta ficará na pasta “Ocultos”, na parte final da Biblioteca de Apps.
Recurso nativo do iPhone permite ocultar apps com dados sensíveis, como os bancários
Reprodução/Mariana Tralback
2. Identificar textos em fotos
O iPhone consegue reconhecer automaticamente palavras em imagens. O recurso, chamado Texto ao Vivo, permite copiar trechos, fazer buscas, traduzir textos e até realizar ligações a partir de números identificados nas fotos. Para usar a função, acesse “Ajustes”, “Geral”, “Idioma e Região” e ative a opção “Texto ao Vivo”. Depois, basta abrir uma foto e tocar no ícone exibido ao lado direito da tela, que selecionará todo o texto de forma automática. Além disso, é possível fazer a seleção manualmente, para pegar somente as partes que você deseja. O mesmo processo funciona em tempo real pela câmera, visto que é possível apontar para o texto na hora de tirar a foto e, em seguida, selecionar o ícone de leitura.
Recurso “Texto ao Vivo” identifica textos através da câmera do iPhone e das fotos salvas na galeria
Marvin Costa/TechTudo
3. Otimização de carregamento
A função de otimização de carregamento ajuda a prolongar a vida útil da bateria do iPhone, limitando o tempo em que o aparelho permanece com carga total. Isso porque a frequência com que o telefone fica com 100% de carga pode afetar a bateria negativamente. Desse modo, por meio da IA, o sistema aprende a rotina do usuário e carrega o celular até 80%, atrasando o carregamento completo até pouco antes do horário habitual de uso. Para ativar a função, acesse “Ajustes”, toque em “Bateria”, “Saúde da Bateria e Carregamento” e ative a opção “Carregamento Otimizado”. Caso você precise de 100% de carga antes do horário previsto, basta tocar e pressionar a notificação do carregamento otimizado e selecionar “Carregar Agora”.
Otimização do carregamento limita o tempo em que o aparelho permanece com carga total, prolongando a vida útil da bateria
Giovana Guerra/TechTudo
4. Escanear documentos no app Notas
O aplicativo Notas, nativo do iPhone (iOS), permite escanear documentos físicos com a câmera do aparelho. A função, que substitui o scanner tradicional, pode ser usada em passos simples: abra o app, crie uma nota ou selecione uma já existente e toque no ícone de clipe de papel. Em seguida, toque em “Escanear Documentos” e aponte o celular para a folha. O sistema detecta as bordas de forma automática, mas você pode ajustá-las manualmente tocando nas quatro bolinhas dos cantos. Por fim, aperte “Salvar”; o documento escaneado ficará salvo na nota em formato PDF.
App Notas, nativo do iPhone (iOS), permite a digitalização de documentos, substituindo o scanner tradicional
Reprodução/Mariana Tralback
5. Salvar páginas da web em PDF
O Safari, navegador padrão da Apple, permite transformar qualquer página da web em um arquivo PDF, função útil para guardar qualquer tipo de conteúdo, como matérias de provas. Para isso, basta abrir o site desejado e tocar no botão de compartilhamento (ícone de quadrado com uma seta voltada para cima). Em seguida, vá para “Opções”, selecione “PDF” como formato e toque em “Ok”. Depois, toque em “Salvar em Arquivos” para escolher o destino do documento. Vale lembrar que o material poderá ser consultado a qualquer momento, mesmo quando você estiver offline.
iPhone permite que páginas da web sejam salvas em PDF; conteúdo pode ser acessado a qualquer momento, mesmo offline
Reprodução/Mariana Tralback
6. Rastrear iPhone com o iCloud
O iCloud disponibiliza uma ferramenta essencial para localizar um iPhone perdido ou roubado. Ao ativar o recurso “Buscar iPhone”, é possível acompanhar a localização do aparelho em tempo real em um mapa, além de fazê-lo emitir sons de alerta ou até apagar os dados remotamente. Para ativar, acesse “Ajustes”, toque no seu nome e, depois, em “Buscar” e “Buscar iPhone”. Todo rastreamento é feito pelo site https://www.icloud.com/find, bastando iniciar sessão com os dados da sua Conta Apple.
Com o recurso “Buscar” do iCloud, é possível localizar celular perdido ou roubado
Arte/TechTudo
7. Criar lembretes
O aplicativo Lembretes, nativo do iPhone, pode ser bastante útil para os usuários que desejam organizar tarefas e compromissos. Ele permite programar alertas com data, hora, local e até repetir eventos automaticamente. O uso é simples e ajuda a evitar esquecimentos, já que o celular envia notificações. Para criar um lembrete, abra o app e toque em “Novo lembrete” na parte inferior esquerda da tela. Digite a tarefa desejada e, em seguida, toque no ícone de calendário para escolher quando o alerta deverá ser disparado.
Também é possível configurar alertas por localização, como quando você chegar em casa ou ao trabalho. Outra função interessante é a repetição: é possível configurar lembretes diários, em dias da semana específicos, aos fins de semana, mensalmente ou em datas personalizadas. Os lembretes ficam organizados por listas, que podem personalizadas conforme o tipo de tarefa: trabalho, estudos, compras, compromissos pessoais, entre outros. Ao finalizar uma atividade, basta marcar o círculo ao lado para indicar que ela foi concluída.
Nativo do iPhone, aplicativo Lembretes permite organizar tarefas e compromissos
Reprodução/Mariana Tralback
Com informações de How To Geek e Suporte da Apple (1 e 2)
Mais do TechTudo
Veja também: Esse truque SECRETO do iPhone faz o celular parecer novo!
Esse truque SECRETO do iPhone faz o celular parecer novo!