Renault Boreal é o primeiro carro fabricado no Brasil com interface nativa do Google Automotive Services; TechTudo esteve em São Paulo para conferir o lançamento O Renault Boreal é o novo SUV da montadora francesa, anunciado oficialmente pela empresa nesta quinta-feira (10). O modelo é a aposta da marca no segmento C, sendo comercializado em mais de 70 países fora da Europa, incluindo 17 na América Latina. O novo integrante do catálogo da marca é o primeiro fabricado no Brasil a ter funções nativas do Google Assistente incorporadas a sua central multimídia, além de até 24 sistemas de assistência ao motorista, como alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
O Renault Boreal é o quarto lançamento do plano Renault International Game Plan, e surge como uma estratégia da marca para ampliar a presença internacional da marca. Ao todo, foram investidos mais de 3 bilhões de euros para dobrar o faturamento médio fora da Europa até 2027.
As vendas se iniciam no Brasil no final deste ano. No entanto, os preços ainda não foram compartilhados. O TechTudo foi até São Paulo para testar as tecnologias do novo Boreal. A seguir, você encontra mais informações sobre o carro.
🔎 Carros elétricos: saiba como funcionam e veja os benefícios
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Renault Boreal
Victor Bastos/TechTudo
📝 Waze para carros com Android Auto: como usar? Veja no Fórum do TechTudo
Renault Boreal: SUV é espaçosa e apresenta design repaginado
No evento de apresentação do Renault Boreal, a marca anunciou que o modelo segue o novo design global da empresa, o que se prova pela imponente parte frontal do veículo. A novidade também foi percebida na parte interna do carro durante os testes do TechTudo. Com 4,56 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 metros, esse é o tipo de veículo que transporta cinco pessoas confortavelmente. Confira, abaixo, todas as dimensões do Renault Boreal.
Dimensões do Renault Boreal
O SUV chega na América Latina com o motor à combustão 1.3 TCe turbo de injeção direta. A configuração oferece potência de até 163 cv e torque de 270 Nm na versão flex. O modelo tem, ainda, um câmbio automático de dupla embreagem EDC, de seis marchas.
Renault Boreal
Victor Bastos/TechTudo
Tecnologias do Renault Boreal
O Renault Boreal apresenta câmeras que proporcionam uma visão 360º da parte externa do veículo e que ajudam a evitar pontos cegos durante a direção. Além disso, são duas telas de 10 polegadas. A primeira está logo acima do volante, e oferece acesso ao quadro de instrumentos. Já na outra está a central multimídia, com recursos nativos do Google Maps e Assistente. Durante os testes, foi possível ajustar a temperatura do ar condicionado e outras funções do veículo apenas ao dizer “Ei, Google”, e o comando necessário. Motoristas podem ter acesso também a aplicativos da Google Play Store, Waze, Amazon Prime Music e Amazon Prime Video, além de CarPlay, da Apple, e Android Auto.
Esse é o primeiro veículo fabricado no Brasil a oferecer essa conectividade com a interface nativa do Google Automotive Services. A produção do Boreal acontece também na Turquia. A ideia é que cada fábrica atenda regiões específicas onde a Renault tenha ainda pouca representatividade no mercado do segmento.
Renault Boreal
Victor Bastos/TechTudo
Outro destaque está no suporte dado ao motorista, principalmente em viagens longas. São 24 sistemas de assistência ao motorista, que incluem assistência de permanência em faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de saída segura dos ocupantes e Emergency Stop Assist. Além disso, os bancos dianteiros oferecem memória de posição e recursos de massagem nativos. Ao todo, são três modos, com intensidades variadas. Sensor de fadiga também pode aumentar a segurança e conforto ao dirigir.
Renault Boreal
Victor Bastos/TechTudo
O som também recebeu um tratamento especial da marca. O sistema de áudio Harman Kardon Premium foi desenvolvido em parceria com o instrumentista e compositor francês Jean-Michel Jarre e oferece cinco modos acústicos personalizados. E, realmente, a qualidade final é surpreendente. O TechTudo testou ainda a iluminação LED do ambiente interno. São 48 cores, que oferecem uma experiência única ao dono do carro.
Com informações de Renault
*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Renault
Mais do TechTudo
Selecionar uma imagem
Veja também: Nissan Kicks 2026 ganha em tecnologia e quase ‘dirige sozinho’; veja teste
Nissan Kicks 2026 ganha em tecnologia e quase ‘dirige sozinho’; veja teste