Posso usar SSD NVMe no Nintendo Switch 2? Testes indicam que não

O Nintendo Switch 2 não é compatível com SSDs NVMe, mesmo com a presença de um adaptador para a sua entrada de cartão microSD Express. Os testes foram realizados pelo canal de YouTube Better Gaming, que mostrou todas as etapas da falha no experimento.

De acordo com o conteúdo apresentado, foi usado uma versão própria do adaptador SDEX2M2 — que usa as raízes PCIe do microSD Express e tem a funcionalidade NVMe integrada. Tecnicamente dizendo, seria o suficiente para permitir que fosse utilizado um SSD NVMe M.2

Para usar no seu Nintendo Switch 2, o canal Better Gaming obteve o projeto e mandou produzir os PCBs através de uma empresa terceirizada. A partir disso, ele soldou os componentes necessários, o que inclui um conector M.2 e uma resistência R1. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apesar da tentativa, o teste mostrou ser em vão. Foi utilizado um SSD NVMe Corsair MP600 Mini e o console híbrido até identificou a presença do hardware. Porém, foi notado um erro 2016-0641 — que aparece quando o videogame não pode acessar o armazenamento da entrada do microSD.

Porque o SSD não funcionou no Switch 2?

De acordo com o canal Better Gaming, o Nintendo Switch 2 não obteve toda a comunicação necessária do adaptador passivo para controlar o SSD NVMe M.2.

Como os cartões microSD Express possuem seus próprios controladores SD Express 7.1 embutidos, o videogame se comunica com eles quando conectados. Obviamente, essa não é a estrutura utilizada pelos SSDs, o que impede a sua utilização no console híbrido.

Imagem do Switch 2 com SSD
O adaptador tem problemas para se comunicar com o Nintendo Switch 2 (Imagem: Reprodução/Better Gaming)

De acordo com os responsáveis pelo projeto SDEX2M2, eles estão cientes deste problema e prometem atualizações no design para a integração do FPGA — que pode emular o controlador do cartão microSDExpress para o Nintendo Switch 2.

Desta forma, os usuários poderão expandir o armazenamento interno de 256 GB até o limite do que os SSDs NVME M.2 atingirem. Vale ressaltar que isso não significa que o desempenho será tão bom quanto o microSDExpress ou o próprio armazenamento do videogame — já que adaptadores e emulação podem remover muito do seu potencial para utilização.

Levando em consideração o alto preço dos cartões microSDExpress, muitos têm buscado uma alternativa para expandir as possibilidades com o Nintendo Switch 2. Ainda que este método alternativo não tenha alcançado sucesso, outros podem surgir para conquistar o coração dos jogadores. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: vale a pena fazer o upgrade do Nintendo Switch para o Switch 2? No YouTube discutimos o que o novo console híbrido traz de bom e se compensa mudar a geração nestes primeiros meses.

Leia a matéria no Canaltech.