Já comentamos por aqui no Canaltech que tanto Batman quanto Superman vão se tornar marcas com domínio público em 2035, ou seja, quem quiser comercializar suas próprias versões oficiais de ambos os heróis não precisarão lidar com direitos autorais junto à DC Comics — embora hajam alguns detalhes sobre isso que falaremos mais abaixo. E aí fica a pergunta: será que a Marvel Comics vai aproveitar isso para incorporar as duas propriedades ao seu próprio universo?
- Batman e Superman vão virar domínio público, e a DC… comemora!? Entenda
- HQ confirma qual é a maior diferença entre Batman e Superman
Só lembrando que, embora não seja algo completamente consensual em todos os países, na maioria há uma regra editorial que prevê a liberação de direitos autorais de uma marca após 95 a 120 anos de sua publicação inicial e/ou 70 anos após a morte de seu criador.
O Homem de Aço entrará em domínio público em 2034, seguido de perto pelo Cavaleiro das Trevas em 2035. Outras figuras lendárias como Mulher-Maravilha e Coringa devem seguir o mesmo caminho em breve. Uma vez em domínio público, qualquer um — sim, até mesmo a Marvel Comics — poderá usar esses personagens livremente, sem medo de complicações legais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Só que há um porém: os personagens vivem sendo revitalizados, e muitos elementos que atualmente são parte de suas mitologias não foram criados exatamente no mesmo ano de suas estreias.
Assim, a Marvel poderia até usar o Superman, mas não o seu vôo ou a kryptonita, introduzidos anos mais tarde.
O que a Marvel diz sobre o domínio público do Superman?
Alguns nomes da indústria, como o criador de Deadpool, Rob Liefeld, já expressaram interesse em trabalhar com o Superman assim que os direitos se tornarem públicos. Já, segundo o editor-chefe Tom Brevoort, a Marvel Comics não deve seguir esse caminho.
Segundo Brevoort, embora a ideia seja fascinante do ponto de vista criativo, existem obstáculos legais e comerciais. Criar uma versão própria do Superman exigiria tornar o personagem suficientemente distinto da versão atual da DC Comics — algo difícil, considerando o legado visual, narrativo e simbólico do herói.
Além disso, investir recursos em um personagem que a Marvel Comic não pode controlar integralmente, como faz com seus próprios heróis, representaria um risco de marca e de mercado. “Por que investir em uma propriedade que você não pode usar com segurança em todas as frentes comerciais?”, comenta, em sua rodada de perguntas e respostas semanais no Substack.
Além disso, mesmo que legalmente possível, a Marvel provavelmente não gostaria de tensionar ainda mais sua relação com a DC, com quem mantém uma rivalidade de quase um século e, mesmo assim, realizou colaborações históricas como Superman vs. The Amazing Spider-Man (1976) e JLA/Avengers (2003), entre outras. Aliás, estamos prestes a ver a união de ambas novamente em uma nova rodada de crossovers no final de 2025, a partir de Batman vs Deadpool.
Copiar ou adaptar o maior ícone da concorrência poderia ser visto como uma violação de confiança, prejudicando eventuais parcerias futuras. Para muitos analistas, esse fator pesa até mais do que os desafios legais.
Contudo, para não dizer “nunca”, o próprio Brevoort deixa uma janela aberta: “Nunca se sabe…” — ou seja, ainda que, atualmente, não existam planos para a Marvel explorar o domínio público do Superman, o jogo pode virar em dez anos…
Leia mais:
- Batman prova que é mais eficaz do que uma habilidade do Superman
- Batman e Superman revisitam uma das melhores HQs de todos os tempos
- DC define qual dos vilões do Batman e Superman é o maior
Leia a matéria no Canaltech.