Os de comédia romântica brasileiros estão acessíveis para assistir nos catálogos de streamings como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max. Para os românticos, o cinema nacional não deixa a desejar, trazendo produções apaixonantes para todos os gostos, desde adaptações de canções famosas, como Eduardo e Mônica (2013), passando por histórias de troca de corpos em Se Eu Fosse Você (2006), até romances com viagens no tempo, como O Homem do Futuro (2011). Há ainda outros títulos de peso que você pode maratonar online.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com filmes nacionais repletos de clichês românticos e casais marcantes para assistir nas principais plataformas. A seguir, confira os títulos com seus enredos, elenco principal, nota no IMDb e onde assistir cada um.
🎬 10 filmes de romance brasileiros que vale a pena dar uma chance
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Eduardo e Mônica (2013) é uma adaptação da música de Renato Russo
Reprodução/Prime Video
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar:
Lisbela e o Prisioneiro (2003)
Meu Passado Me Condena (2013)
Amor Sem Medida (2021)
O Homem do Futuro (2011)
Esposa de Aluguel (2022)
Eduardo e Mônica (2013)
Se Eu Fosse Você (2006)
Modo Avião (2020)
A Mulher Invisível (2009)
Qualquer Gato Vira-Lata (2011)
Apaixonada (2024)
Rodeio Rock (2024)
1. Lisbela e o Prisioneiro (2003)
Lisbela e o Prisioneiro é um clássico da comédia romântica nacional que adapta a obra escrita por Osman Lins. A trama protagonizada por Débora Falabella (Avenida Brasil) e Selton Mello (Ainda Estou aqui), conta a história de uma mulher sonhadora que adora cinema e está prestes a se casar com um homem escolhido por sua família. No entanto, tudo muda quando ela conhece um vigarista charmoso que está fugindo de um matador. Disponível na Netflix, o filme é conduzido por Guel Arraes (O Auto da Compadecida) e registra 7.6 pontos no IMDb, com 80% no Rotten Tomatoes.
Lisbela e o Prisioneiro é filme com uma das trilhas sonoras mais conhecidas no mercado nacional
Reprodução/IMDb
2. Meu Passado Me Condena (2013)
Após se apaixonarem à primeira vista, o casal Fábio e Miá decide se casar em apenas três meses e curtir a lua de mel em um cruzeiro pela Europa. No entanto, o que começa como uma aventura romântica se transforma em um teste para a dupla, quando eles descobrem que seus antigos parceiros estão juntos no navio.
Com uma aprovação mediana, o longa estrelado por Fábio Porchat (Porta dos Fundos), Miá Mello (Vai Que Cola – O Filme), Alejandro Claveaux (Verdades Secretas) e Juliana Didone (Malhação), recebeu nota 5.8 do público no IMDb. Apesar de não estar disponível em streaming no momento, o filme dirigido por Júlia Rezende (Ponte Aérea) tem uma série derivada disponível no Globoplay.
Meu Passado Me Condena (2013) é estrelado por Fábio Porchat (Porta dos Fundos), Miá Mello (Vai Que Cola – O Filme)
Reprodução/Gshow
3. Amor Sem Medida (2021)
Em Amor Sem Medida o espectador acompanha o romance entre Ivana, uma advogada de sucesso, e Ricardo, um médico carismático que sofre preconceitos por conta de sua altura. Quando inicia uma relação com Ivana, a diferença de estatura entre eles se torna um problema quando as opiniões alheias afetam suas inseguranças. Conduzido pela cineasta Ale McHaddo (Uma Advogada Brilhante), a produção estrelada por Leandro Hassum (Tudo Bem no Natal Que Vem) e Juliana Paes (Caminho Das Índias) atingiu nota 5.5 com público no IMDb. O filme está disponível na Netflix.
Leandro Hassum (Tudo Bem no Natal Que Vem) e Juliana Paes (Caminho Das Índias) estrelam a comédia romântica Amor Sem Medida (2021)
Reprodução/IMDb
4. O Homem do Futuro (2011)
Combinando romance, humor e ficção científica, este longa acompanha João, conhecido como “Zero”, um cientista subestimado e com um passado traumático que, por acaso, volta no tempo após um de seus experimentos falhar. Vendo nisso uma oportunidade, ele decide mudar seu destino e conquistar o coração de Helena, sua antiga paixão, que escolheu ficar com um cara mais descolado.
Essa história é protagonizada por Wagner Moura (Guerra Civil) e Alinne Moraes (Mulheres Apaixonadas), com uma aprovação positiva do público com 7 pontos no IMDb. Elogiado pela trilha sonora com clássicos do rock nacional, O Homem Do Futuro tem direção de Cláudio Torres (A Mulher Invisível) e está disponível no Paramount+, Amazon Prime Video (com canal adicional) e para aluguel na Apple TV+.
Wagner Moura e Alinne Moraes estrelam a comédia romântica com viagem no tempo O Homem do Futuro
Divulgação/Globo Filmes
5. Esposa de Aluguel (2022)
Para quem gosta de comédia com namoro falso, este longa presente na Netflix pode ser uma boa opção. Nele, a trama acompanha Luis, um solteirão convicto que é pressionado a casar para não perder sua parte na herança da família. Para isso, ele contrata uma atriz para fingir que é sua noiva, mas o que começa como um acordo aos poucos se transforma em sentimentos verdadeiros. Dirigido por Cris D’Amato (S.O.S. Mulheres ao Mar), o filme Esposa de Aluguel é estrelado por Caio Castro (A Grande Vitória) e Thati Lopes (Porta dos Fundos), e possui nota 5.7 no IMDb.
Esposa de Aluguel (2022) é estrelado por Caio Castro (A Grande Vitória) e Thati Lopes (Porta dos Fundos)
Reprodução/JustWatch
6. Eduardo e Mônica (2013)
Inspirado em uma composição do astro Renato Russo, Eduardo e Mônica acompanha a história de um romance improvável, ambientado em Brasília na década de 1980. A trama segue Eduardo, um jovem sonhador e sem grandes planos para o futuro, que se apaixona por Mônica, uma mulher mais velha, independente e cheia de experiências de vida. Entre diferenças de idade, interesses e estilos, eles descobrem que o amor pode ir além de qualquer incompatibilidade.
Com apoio do público do IMDb, onde registra 7.3 pontos, a adaptação é conduzida pelo diretor René Sampaio (Faroeste Caboclo) e protagonizada pelos atores Gabriel Leone (Verdades Secretas) e Alice Braga (Cidade de Deus). Eduardo e Mônica está disponível no Globoplay e Telecine.
Eduardo e Mônica é baseado na canção homônima escrita pelo cantor brasileiro Renato Russo
Divulgação/Downtown Filmes
7. Se Eu Fosse Você (2006)
Neste clássico dos anos 2000, presente na Netflix, o enredo gira em torno de Cláudio, um publicitário de temperamento explosivo, e Helena, uma professora de música sensível e determinada, que vivem um casamento desgastado pelas diferenças. Um dia, após uma discussão acalorada, eles acordam misteriosamente com os corpos trocados e começam a ver a vida pela perspectiva um do outro.
Com a dupla Glória Pires (É Proibido Fumar) e Tony Ramos (O Outro Lado do Paraíso) interpretando os protagonistas, o filme Se Eu Fosse Você, do diretor Daniel Filho (Chico Xavier), é o primeiro de uma sequência que conquistou o público brasileiro, apesar de ter apenas 6.7 pontos no IMDb. Vale dizer que a franquia deve ganhar um novo filme em breve.
Se Eu Fosse Você (2006) é uma comédia brasileira com troca de corpos entre os protagonistas
Reprodução/O Globo
8. Modo Avião (2020)
Em Modo Avião, a história é centrada em Ana, uma influenciadora obcecada por likes que não consegue se desconectar, até que um acidente de carro grave faz com que ela seja forçada a viver no interior com seu avô. Nesse período, Ana redescobre a vida longa do digital e se apaixona por um rapaz simples. Dirigido por César Rodrigues (Não Tem Volta), o longa é estrelado por Larissa Manoela (Além da Ilusão), Erasmo Carlos (Paraíso Perdido) e André Frambach (Malhação: Vidas Brasileiras). Disponível na Netflix, a produção atingiu média de 5.1 pontos no portal IMDb.
Modo Avião (2020) é estrelado por Larissa Manoela (Além da Ilusão) e seu atual marido André Frambach (Malhação: Vidas Brasileiras)
Reprodução/IMDb
9. A Mulher Invisível (2009)
A Mulher Invisível conta a história de Pedro, um homem que afunda em tristeza e solidão depois de ser largado pela esposa. É nesse momento que ele conhece Amanda, uma mulher por quem se apaixona imediatamente, mas que só ele consegue enxergar. Os atores Selton Mello (Ainda Estou Aqui), Luana Piovani (O Homem Que Copiava) e Débora Falabella (Avenida Brasil) protagonizam o filme que conta com direção do cineasta Cláudio Torres, do filme O Homem do Futuro, que também está na lista. Presente no catálogo da HBO Max, o longa o projeto tem 6.3 de aprovação no IMDb.
A Mulher Invisível (2009) é estrelado por Débora Falabella (Avenida Brasil), Selton Mello (Ainda Estou Aqui) e Luana Piovani (O Homem Que Copiava)
Reprodução/Just Watch
10. Qualquer Gato Vira-Lata (2011)
Nesta comédia romântica presente na Netflix, Cléo Pires (América) e Malvino Salvador (Haja Coração) dão vida a um casal inusitado. A trama segue Tati, uma jovem impulsiva que, para reconquistar o ex-namorado folgado, decide participar de um experimento conduzido por Conrado, um professor de biologia com teses nada convencionais sobre o amor. Durante esse processo, um sentimento surge colocando à prova suas convicções. Dirigido por Tomas Portella (O Diabo Mora Aqui), a comédia Qualquer Gato Vira-Lata atingiu 5.9 pontos no portal IMDb.
Qualquer Gato Vira-Lata (2011)
Divulgação/Netflix
11. Apaixonada (2024)
Adaptando a obra de Cris Souza Fontes, Apaixonada narra a história de Beatriz, uma mulher que, aos 40 anos, passa por uma crise de identidade quando a filha decide ir estudar fora e o marido a surpreende com um peido de divórcio. Se sentindo deslocada, ela busca um recomeço e acaba conhecendo um homem mais novo que pode trazer de volta sua confiança no amor. Dirigido por Natalia Warth (Quanto Mais Vida, Melhor!), o filme é estrelado por Giovanna Antonelli (O Clone) e Rodrigo Simas (Órfãos da Terra). Disponível na Netflix, a produção angariou apenas 4.2 pontos no agregador IMDb.
Apaixonada (2024) é estrelado por Giovanna Antonelli (O Clone) e Rodrigo Simas (Órfãos da Terra)
Reprodução/IMDb
12. Rodeio Rock (2024)
Neste romance musical, a trama segue Hero, um roqueiro talentoso, mas pouco reconhecido, que vê a oportunidade de sucesso ao assumir a identidade de Sandro, um cantor sertanejo famoso e controverso que está em coma e não pode parar a agenda. Vivendo a rotina de um ídolo, ele acaba se apaixonando pela ex-namorada de Sandro e passa a questionar se vale a pena manter a farsa. Com direção de Marcelo Antunez (Polícia Federal: A Lei É para Todos), o longa é estrelado por Lucas Lucco (Solteiro Com Filhos) e Carla Diaz (O Clone). A produção está disponível na Netflix e também para aluguel e compra no Amazon Prime Video. Rodeio Rock tem nota 5.2 no IMDb.
Rodeio Rock (2024) Lucas Lucco (Solteiro Com Filhos) e Carla Diaz (O Clone)
Reprodução/JustWatch
Com informações de IMDb (1)
🎥 6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
Mais do TechTudo
Initial plugin text
t