Na hora de escolher um streamings, as empresas costumam oferecer um plano mensal e outro anual. Um compromisso de 12 meses com o serviço pode parecer muita coisa, mas pode ser mais econômico na maioria dos casos.
- Assinatura mais cara? 5 dicas para economizar no Spotify e outros streamings
- Como pagar menos no cinema: cartões, clubes e dias com desconto
É claro que a escolha pelo plano anual depende das necessidades e dos hábitos de cada pessoa — não faz sentido pagar por um ano algo que você vai usar apenas um mês, por exemplo. No entanto, para usos frequentes, a escolha pode valer muito a pena.
A seguir, o Canaltech explica as vantagens e desvantagens.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quando vale a pena usar plano anual?
A assinatura anual é uma opção interessante a longo prazo para os streamings que você mais usa. Ao dividir o valor total pelos 12 meses de uso, o plano sai mais barato do que a versão mensal, por exemplo.
Algumas empresas deixam você parcelar o valor total em 12 vezes, então o serviço fica bem vantajoso nesse caso. Por outro lado, é bom lembrar que isso envolve um compromisso anual e não poderá ser cancelado antes da última parcela (também vale a pena ficar atento com a renovação automática para não ter uma “surpresa” no fim do contrato).
Em contrapartida, alguns serviços só operam com o pagamento do total à vista, o que pode ser um valor muito alto para uma única transação. Mesmo no modo parcelado, tenha em mente que o valor vai consumir o limite do cartão, então vale ponderar todas essas informações antes de assinar.
Caso o pagamento seja viável, o plano anual vale a pena para serviços que você usa com frequência e provavelmente vai consumi-lo durante todo o período.
É interessante para quem ouve música todo dia, por exemplo, mas nem tanto para quem assiste a filmes e séries poucas vezes na semana.
Prós e contras
Prós:
- Valor por mês fica mais barato do que no plano mensal
- Pagamento à vista evita preocupações ao longo do ano
- Alguns streamings deixam parcelar em 12 vezes
Contras:
- Valor alto para pagamento à vista
- Não é possível cancelar antes de pagar os 12 meses
- Compromisso a longo prazo
- Pode consumir boa parte do limite do cartão
Quando vale a pena usar plano mensal?
O plano mensal sai mais caro, mas também evita compromissos a longo prazo. Caso você queira testar um streaming ou usá-lo somente para assistir a uma temporada de série, essa é a melhor alternativa.
Além disso, algumas empresas podem oferecer períodos de teste gratuitos antes das primeiras cobranças. Portanto, caso você não use muito, compensa assinar por alguns meses e depois cancelar o streaming,
Quais streamings têm plano anual?
Confira uma lista de opções com esse tipo de assinatura
Áudio:
Filmes e séries:
- Amazon Prime Video (via Amazon Prime)
- Disney+
- Globoplay
- HBO Max
Games:
- Nintendo Switch Online
- PlayStation Plus
Leia outras matérias do Canaltech:
- Quanto custa assinar todos os streamings no Brasil?
- Quantos serviços de streaming existem? | Filmes, música e esportes
- Como conseguir streaming mais barato: Disney+, Max e outros via operadoras
VÍDEO: quanto tempo dura uma TV?
Leia a matéria no Canaltech.