Tem um PC antigo em casa? Veja 7 dicas para reaproveitar o computador


Se você tem um computador antigo acumulando poeira em casa, saiba que ele ainda pode ter utilidade. É possível reaproveitar a máquina para transformá-la em um media center, configurar um servidor de arquivos para criar sua própria nuvem, montar um console retrô com emuladores ou até usá-la como hotspot ou repetidor Wi-Fi para ampliar o alcance da sua rede doméstica.
Além de evitar o desperdício e contribuir com o consumo consciente, reaproveitar o equipamento pode ser uma ótima forma de economizar e até de aprender coisas novas. Nas próximas linhas, o TechTudo lista sete dicas para dar uma nova finalidade ao seu PC antigo. Confira.
🔎 Como montar um PC silencioso? Veja componentes que reduzem o barulho
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Tem um PC antigo em casa? Veja 7 dicas para reaproveitar o computador
Divulgação/Getty Images
📝 Como rodar serviços de Streaming em um PC antigo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Tem um PC antigo em casa? Veja 7 dicas para reaproveitar o computador
Confira, no índice abaixo, todos os tópicos que serão abordados ao longo da matéria:
Usar como um media-center
Usar como um NAS
Usar como uma plataforma de games retrô e emuladores
Usar como filtro para proteger sua privacidade na Internet
Instale uma distro leve do Linux e dê nova vida ao computador
Use como monitor secundário
Usar como hotspot do Wi-Fi
1. Usar como um media-center
Um computador mais antigo, especialmente um notebook, pode não dar conta das tarefas do dia-a-dia, mas ainda assim ter capacidade suficiente de processamento para rodar mídia, especialmente vídeos, filmes e séries. Uma ideia para reaproveitar o PC é usá-lo como um media-center, ou seja, como um Apple TV, Amazon Fire TV Stick, Roku ou Google TV Streamer.
Você pode acomodá-lo no mesmo móvel do televisor, mantê-lo conectado à TV e até mesmo usar alguma plataforma especifica para media-centers. Existem sistemas operacionais gratuitos específicos para essa tarefa, com interface gráfica amigável, suporte a serviços de streaming e funções úteis para organizar seus arquivos de mídia.
Você pode usar o computador antigo como media-center para consumir conteúdo baixado ou de streaming na TV
Mariana Saguias/TechTudo
2. Usar como um NAS
NAS é uma sigla em inglês que pode ser traduzida para “armazenamento conectado em rede”. Para entender melhor o conceito, imagine um tipo de HD/SSD externo que, em vez de ser acessado por USB, é acessível por meio da rede da sua casa, seja pelo Wi-Fi ou por cabo de Internet. Assim, você pode usar um computador mais rodado como o intermediário entre você e HDs/SSDs ligados a esse PC.
A vantagem dessa aplicação é a conveniência: seu desktop ou laptop acaba se tornando um tipo de servidor doméstico de dados em que você pode guardar arquivos, backups e acessar com facilidade pela rede. Ou seja, é um tipo de nuvem de dados particular. Assim como no caso de media-centers, existem sistemas operacionais gratuitos específicos para esse tipo de aplicação.
Você pode usar o seu computador como um NAS
Divulgação/QNAP
3. Usar como uma plataforma de games retrô e emuladores
Seu computador mais rodado pode ter grande dificuldade de encarar os lançamentos mais atuais, mas ainda dar conta de grandes sucessos do passado e de emuladores. Com um pouco de criatividade e um gabinete mais minimalista, seu PC pode ser transformado em um tipo de console dedicado àqueles favoritos de anos atrás e também a plataformas de emulação.
Games antigos são fáceis de encontrar em lojas como a Steam. Já para emuladores, a exemplo de outras sugestões da lista, você pode considerar sistemas operacionais dedicados a esse tipo de uso. Eles trazem interface gráfica amigável e chegam com dezenas de emuladores já instalados para você curtir clássicos de todas as gerações de consoles.
Você pode usar o computador como uma plataforma para jogar games antigos que podem não rodar corretamente em hardware atual
Divulgação/Rockstar Games
4. Usar como filtro para proteger sua privacidade na Internet
É possível usar o hardware antigo como um tipo de camada extra de proteção da Internet com algumas ferramentas gratuitas. O Pi-Hole é uma delas: ele atua como um tipo de filtro aplicado sobre rastreadores de sites e também anúncios.
Outra possibilidade interessante é configurar uma VPN pessoal. Com essa ferramenta, é possível, por exemplo, usar um Wi-Fi público na rua desviando o seu tráfego para a Internet da sua casa. A ideia pode parecer confusa, mas, ao se conectar à Internet dessa forma, você centraliza seus dados, evita que eles sejam interceptados e pode colher benefícios de outras ferramentas que atuam no seu ambiente, como o Pi-Hole mencionado anteriormente.
Seu PC velho pode contribuir para uma navegação com mais privacidade e segurança
Divulgação/Freepik
5. Instale uma distro leve do Linux e dê nova vida ao computador
Em todo momento em que mencionamos sistemas operacionais dedicados nesta matéria, estamos falando de Linux. Mas, além dessas ferramentas criadas para resolver problemas específicos, você também pode considerar um sistema operacional tradicional que permite ao computador mais antigo ser usado para navegar na Internet, rodar apps de escritório, estudos ou mesmo trabalho.
Entre as várias versões de Linux disponíveis no momento, existem algumas famosas por serem leves e extremamente úteis em rodar de forma econômica em hardware de menor capacidade. Com isso, o computador volta a ser perfeitamente utilizável e, de quebra, abre espaço para que você aprenda coisas novas — o Linux, especialmente para iniciantes, tem lá a sua curva de aprendizado. Entre as distros mais famosas com esse perfil estão Linux Mint XFCE e Zorin OS Lite.
6. Use como monitor secundário
Há basicamente duas formas de fazer com que um notebook antigo possa ser usado como um monitor secundário para o seu PC atual: por software e por hardware. O primeiro método é mais comum, enquanto o segundo depende de uma especificidade pouco usual, mesmo em notebooks modernos: a porta HDMI do laptop precisa ser também de entrada. Em caso positivo, basta ligar o cabo HDMI entre laptop e PC.
Via software, o procedimento é possível instalando uma ferramenta chamada Spacedesk (o server no PC principal e o viewer no notebook). Com os dois computadores conectados à mesma rede, você consegue configurar o display do notebook como um monitor adicional. A ferramenta é bem funcional, mas lembre-se de que sua conexão vai depender da rede, o que pode impor limitações de performance e tornar a solução inviável para games, por exemplo.
A tela do seu laptop velho pode virar um monitor adicional do seu computador atual
Fabricio Vitorino/ TechTudo
7. Usar como hotspot do Wi-Fi
Muitas pessoas conseguem expandir e melhorar a estabilidade do sinal de Internet sem fio em casa comprando novos equipamentos e investindo em uma instalação melhor. Entretanto, uma saída de menor custo é usar um computador antigo como ponto de acesso Wi-Fi. Ainda assim, é importante considerar que um notebook ou desktop vai consumir mais energia que um repetidor dedicado.
Para isso funcionar, você precisa que seu computador velho tenha uma placa de rede Wi-Fi com suporte ao modo AP e também conexão de rede com o seu roteador. Isso também é possível usando cabo de rede e Wi-Fi também, mas os resultados serão melhores se você conseguir ligar seu computador antigo diretamente no roteador com um cabo. Com o hardware preparado, há duas opções: instalar um sistema Linux leve (como os que recomendamos anteriormente) e configurar o computador no modo hotspot, ou então no modo repetidor.
Com configurações simples, dá para usar o PC antigo como um quebra-galho para melhorar o Wi-Fi da sua casa
Luciana Maline/TechTudo
Com informações de Tom’s Guide, PC Tips e Lifewire
Veja também: 3 segredos que as empresas não te contam sobre montar um PC
3 segredos que as empresas não te contam sobre montar um PC
Mais do TechTudo