Esse filme clássico amado ganhou uma sequência e ela está DOMINANDO a Netflix


A sequência de um dos maiores épicos do cinema voltou às telas com força total. Gladiador II (2024), dirigido por Ridley Scott, estreou 24 anos após o lançamento do primeiro filme e já domina o catálogo da Netflix. A trama acompanha Lucius Verus, agora adulto, que é forçado a lutar no Coliseu após ter sua vida destruída pelos novos imperadores de Roma. Inspirado pelo legado de Maximus, ele enfrenta batalhas brutais enquanto desafia o poder dos governantes tiranos Geta e Caracalla. O longa tem atuações marcantes de Paul Mescal (All of Us Strangers), Pedro Pascal (The Last of Us) e Denzel Washington (Deja Vù).
A sequência do épico do ano 2000 traz uma roupagem mais política, mas sem deixar de apresentar muita ação e aventura, com grandes cenas de combate, elementos que conquistaram fãs antigos e novos. Mas será que consegue apresentar uma história que justifique sua existência? Pensando nisso, o TechTudo fez um apanhado geral de tudo o que você precisa saber sobre o novo longa de Ridley Scott, que vem com a missão de ampliar o filme de 2000.
🎬 Ángela: veja final explicado da série da Netflix
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Timothée Chalamet , Miles Teller, Austin Butler e Richard Madden fizeram testes para Lucius, mas Paul Mescal ficou com o papel
IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A seguir, você verá o desenvolvimento dos seguintes tópicos:
Qual é a história de Gladiador II?
Elenco de Gladiador II
Quais são os novos personagens?
Repercussão
É preciso assistir ao primeiro filme?
Como o enredo dos filmes se encaixam?
Gladiador II é uma história real?
Vale a pena assistir Gladiador II?
Gladiador II mantém o legado do filme original de Ridley Scott?
1. Qual é a história de Gladiador II?
Gladiador II (2024) é a continuação do épico dirigido por Ridley Scott (Alien, o 8.º Passageiro), ambientada 16 anos após os eventos do primeiro filme. A trama acompanha Lucius Verus (Paul Mescal), agora adulto, que vê sua casa ser tomada por imperadores tirânicos e é forçado a lutar no Coliseu para sobreviver. Inspirado pelo legado de Maximus — interpretado no primeiro filme por Russell Crowe (Dois Caras Legais) —, ele enfrenta batalhas sangrentas e busca restaurar a honra perdida de Roma.
Ao longo do filme, Lucius enfrenta gladiadores sanguinários na arena, além de animais selvagens e armadilhas mortais, enquanto precisa lidar com conspirações políticas que ameaçam o futuro do império. Para vencer, ele se alia a figuras inesperadas, revivendo lembranças do passado que o atormenta e desafia o poder absoluto dos governantes romanos, que está nas mãos dos irmãos Geta (Joseph Quinn) e Caracalla (Fred Hechinger).
O épico de ação Gladiador II é protagonizado pelo ator irlandês Paul Mescal
Reprodução/IMDb
2. Elenco de Gladiador II
Dirigido por Ridley Scott e escrito por David Franzoni (Rei Arthur), Peter Craig (Ladrões de Drogas) e David Scarpa (Todo o Dinheiro do Mundo), o longa conta com um elenco de peso, com estrelas clássicas do cinema hollywoodiano e nomes que estão em destaque no momento. Paul Mescal (Normal People), Denzel Washington (O Protetor), Pedro Pascal (The Last of Us), Connie Nielsen (Mulher-Maravilha), Joseph Quinn (Stranger Things), Fred Hechinger (The White Lotus) e Matt Lucas (Alice no País das Maravilhas) são alguns dos nomes que compõem o elenco da produção.
O longa ainda conta com grandes nomes no elenco como Lior Raz (A Professora do Jardim de Infância), Derek Jacobi (Love Is the Devil: Study for a Portrait of Francis), Peter Mensah (O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas), Alexander Karim (Johan Falk: Kodnamn: Lisa), Yuval Gonen (Dance story), Richard McCabe (O Jardineiro Fiel), Tim McInnerny (Um Lugar Chamado Notting Hill), Alec Utgoff (Nunca Mais Nevará) e Riana Duce (Emmerdale Farm).
Gladiador II estreia 24 anos após o primeiro filme
Reprodução/IMDb
3. Quais são os novos personagens?
A trama traz de volta personagens marcantes do primeiro filme. Connie Nielsen retorna como Lucilla, mãe de Lucius, que assume o papel de protagonista adulto. Derek Jacobi (Vicious) também volta como o senador Gracchus, enquanto Russell Crowe e Joaquin Phoenix (Coringa) aparecem apenas em flashbacks de Maximus e Commodus. A trama acompanha Lucius, que após viver anos em Numídia, tem sua paz destruída por uma invasão romana e é forçado a se tornar gladiador para lutar pela sobrevivência e pelo futuro de Roma.
A produção apresenta novos personagens. Pedro Pascal interpreta o general Marcus Acacius, líder das forças romanas responsáveis pela invasão, enquanto Denzel Washington vive Macrinus, um ex-escravo que se tornou um influente mercenário e dono de gladiadores. Joseph Quinn e Fred Hechinger assumem os papéis dos imperadores Geta e Caracalla, irmãos que governam Roma. Além deles, Yuval Gonen surge como Arishat, a esposa de Lucius.
Connie Nielsen retorna ao papel de Lucilla em Gladiador II
Divulgação/IMDb
4. Repercussão
Apesar de ter o peso de manter a aclamação do primeiro filme, o longa conseguiu uma boa recepção da crítica. Descrito como uma produção que “ecoa seu antecessor”, Gladiador II entrega uma trama mais sanguinária e exagerada, com atuações fortes que elevam o filme. Denzel Washington é colocado como o destaque da produção e um dos personagens que sempre rouba a cena. Para o público, a continuação continua sendo um bom divertimento, sendo acima do esperado. Com 70% no Rotten Tomatoes e notas 6,5 e 64 no IMDb e Metacritic, o longa quase conseguiu atingir a pontuação do primeiro filme, lançado há 24 anos.
Gladiador II foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino
IMDb
5. É preciso assistir ao primeiro filme?
Antes de assistir Gladiador II, é importante saber que o longa se passa 16 anos após os eventos do primeiro filme e traz de volta elementos marcantes da obra original. A trama acompanha Lucius, agora adulto, que foi afastado de Roma para viver em segurança, mas retorna ao Coliseu para lutar e restaurar a honra do império. O filme inclui flashbacks que retomam momentos cruciais de Gladiador (2000) e mostram a ligação do protagonista com Maximus, o herói do primeiro filme.
Entretanto, ainda que seja uma sequência direta dos acontecimentos do primeiro filme, não é obrigatório assistir ao longa de 2000 para entender Gladiador II, já que a produção insere referências e lembranças que contextualizam a história. Para os fãs que conhecem a obra original, a história ganha camadas que enriquecem a experiência, pois permite captar melhor os símbolos, as motivações de Lucius e os paralelos com Maximus. Além disso, alguns personagens do clássico de ação retornam para a história de 2024.
Gladiador (2000) venceu o Oscar de Melhor Filme em 2001
Reprodução/IMDb
6. Como o enredo dos filmes se encaixam?
Os longas se conectam de forma direta, já que o segundo filme é uma continuação cronológica do primeiro. O filme de 2000 acompanha Maximus, um general romano traído pelo imperador Commodus, que se torna escravo e depois gladiador, lutando por vingança e pela restauração da honra de Roma. Sua morte heróica inspira o jovem Lucius, filho de Lucilla, que assiste aos acontecimentos do Coliseu ainda criança.
Em Gladiador II, a história avança 16 anos, com o centro sendo o pequeno filho de Maximus. Lucius, agora adulto, vive exilado na Numídia, longe do império. Quando sua terra é invadida e sua família destruída, ele é capturado, transformado em gladiador e segue uma jornada que se assemelha a do pai. Atormentado pelas lembranças da vida exilada e da morte precoce do pai, o filme mostra como Lucius carrega alguns símbolos que o transformam em um herói na luta para recuperar a glória de Roma.
Na vida real, Geta foi classificado como “damnatio memoriae” (condenação da memória) após sua morte, por ordem do irmão, o que dificultou saber informações sobre sua existência
IMDb
7. Gladiador II é uma história real?
Gladiador II não é baseado em uma história real, embora utilize fatos e personagens históricos para compor o enredo. Elementos como os imperadores Caracalla e Geta, as batalhas navais no Coliseu e a presença de animais exóticos têm registros históricos, mas são adaptados e exagerados para criar cenas mais dramáticas e impactantes.
Apesar de usar o contexto de Roma Antiga, grande parte da narrativa é fictícia. O personagem Lucius, por exemplo, morreu jovem na história real, e sua jornada no filme foi totalmente criada. O mesmo ocorre com o “sonho de Roma”, que nunca existiu. Muitos eventos e personagens, como o médico Ravi (Alexander Karim) e batalhas contra tubarões no Coliseu, foram inventados para a produção.
A cena da batalha com rinocerontes era para ter ocorrido no primeiro filme, mas foi alterada devido as limitações técnicas da época
IMDb
8. Vale a pena assistir Gladiador II?
O longa chega com uma difícil missão de expandir a mitologia e manter a qualidade do primeiro filme, que foi vencedor do Oscar em 2000. Em certa medida, ele consegue manter essa grandiosidade, principalmente quando o assunto são batalhas megalomaníacas e o jogo político envolto no poder de Roma. O visual da produção é louvável, sendo um bom trabalho com a computação gráfica e o uso de efeito prático, trazendo peso para as batalhas e deixando as cenas em um formato mais épico possível.
Entretanto, em minha opinião, o roteiro é o ponto que mais fica clara a fragilidade da história. Por ser um filme muito parecido com o seu antecessor, é impossível escapar das comparações, já que repete muitos elementos da história de Maximus, tornando a narrativa previsível em alguns momentos. No geral, é um filme que vale a pena assistir, principalmente pelo fator entretenimento, com design de produção impecável e atuações marcantes. A trama política é envolvente e consegue dar um fôlego ao enredo, apesar das falhas no desenvolvimento de Lucius e do excesso de computação gráfica em certas cenas. O filme não supera o impacto do primeiro, mas entrega um espetáculo épico.
Denzel Washington disse em entrevista à Gayety em 2024 que uma cena em que beijava outro homem foi cortada da versão final do filme: “Acho que eles ainda não estavam prontos para isso”
IMDb
9. Gladiador II mantém o legado do filme original de Ridley Scott?
Parcialmente. Como já dito, Gladiador II consegue entregar uma jornada do herói satisfatória, mas que é previsível em certo ponto. Enquanto há uma sequência grandiosa de batalhas com Lucius em busca de sua vingança, a trama aprofunda em um ponto que é mais certeira: o jogo político, focado principalmente na figura de Macrinus. A produção oferece cenas grandiosas, mas muitas vezes repete a narrativa do primeiro longa, com excesso de efeitos digitais e momentos previsíveis.
O longa não alcança a força emocional e o impacto do primeiro Gladiador (2000), mas entrega um espetáculo visual com atuações marcantes, especialmente de Denzel Washington. Apesar de problemas no roteiro e dependência de elementos do primeiro filme, a direção consegue segurar o clima épico, o que o torna em uma experiência envolvente. O resultado é um filme que, mesmo sem superar o clássico, consegue entreter, o que já justifica sua existência como continuação.
Paul Mescal teria ganhado 8kg de músculos para conseguir interpretar Lucius
IMDb
Com informações de IMDb, JustWatch, Rotten Tomatoes, Metacritic, ScreenRant, Today e Decider.
🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Leia também
Initial plugin text