É FALSO que beber água com limão em jejum tenha efeito na prevenção ou cura de doenças, ou na desintoxicação do corpo. Esse mito é frequentemente difundido nas redes sociais, geralmente acompanhado de dicas para adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
- É FALSO que o micro-ondas altera as moléculas dos alimentos e causa câncer
- É VERDADE que astronautas podem voltar mais altos do espaço; veja o quanto em cm
- É FALSO que se copiar e colar este texto, o Facebook não poderá usar suas fotos
De acordo com a nutricionista Cintia Silva, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), não há evidências científicas que comprovem uma relação entre o consumo de água com limão e a redução do risco de contrair doenças.
A especialista também explica que a função de eliminar substâncias nocivas do organismo é realizada por órgãos específicos do corpo humano.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“A desintoxicação do organismo ocorre naturalmente e é realizada pelo fígado e pelos rins. A água com limão é um mito”, afirma Cintia Silva.
De onde vem esse mito?
Segundo a nutricionista, a origem dessa informação falsa provavelmente está associada à presença de vitamina C no limão e, principalmente, ao fato de a fruta ter pH ácido devido ao ácido cítrico.
Essas características, no entanto, são equivocadamente associadas à desintoxicação do corpo por internautas e influenciadores que espalham o mito por meio de postagens nas redes sociais.
Benefícios reais do limão
Apesar da desinformação, o limão oferece, sim, diversos benefícios, desde que consumido regularmente e de forma equilibrada, dentro de uma dieta saudável.
“A vitamina C presente no limão é um excelente antioxidante e ajuda na absorção de alguns nutrientes, como o ferro. Por isso, consumir limão junto a alimentos ricos em ferro — como feijão e carne vermelha — pode ser benéfico para a saúde”, destaca a nutricionista da USP.
O consumo regular da fruta também pode auxiliar na digestão, uma vez que o limão estimula a produção de enzimas digestivas e da bile — substância produzida pelo fígado que é essencial para a digestão, especialmente de gorduras.
Leia também:
- É FALSO o vídeo de um canguru com cartão de embarque; saiba por que viralizou
- É FALSO que Mark Zuckerberg vai deletar contas inativas de Instagram e Facebook
VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS
Leia a matéria no Canaltech.