Novas notícias do portal SCMP apontam que 14 ex-funcionários da Huawei foram condenados por terem roubado tecnologias de chip da marca. Os acusados se apropriaram de informações confidenciais da divisão HiSilicon da empresa.
- O que é silício e por que os microchips são feitos desse material?
- Celulares novos são realmente mais rápidos ou chegamos ao limite de desempenho?
Essas pessoas deixaram a Huawei para fundar a Zunpai Communication Technology, empresa criada com base nos designs de chips roubados.
Zhang Kun, ex-pesquisador da HiSilicon, saiu da Huawei em 2019 e lançou a startup no início de 2021. A Zunpai Communication Technology desenvolvia chips de comunicação Wi-Fi para dispositivos móveis.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Posteriormente, Kun recrutou vários ex-colegas para sua empresa, o que levou a Huawei a entrar com uma ação judicial. Foi solicitado o congelamento de ativos da Zunpai no valor de 95 milhões de yuan — cerca de R$ 73 milhões em conversão direta.
As penas para os condenados incluem prisão de até 6 anos e multas financeiras.
Contudo, o veredito completo ainda não foi divulgado. Por isso, não há como afirmar se os acusados recorrerão da decisão.
A Huawei ainda não se pronunciou sobre o caso.
TSMC também registrou caso de roubo
A TSMC, gigante taiwanesa de semicondutores, passa por uma situação parecida. De forma oficial, a empresa afirmou que ex-funcionários tentaram roubar segredos associados ao processo de chips de 2 nanômetros — os mais avançados no momento.
A empresa demitiu os envolvidos, e está tomando ações legais contra eles.
Segundo a Nikkei Asia, a TSMC detectou atividades não autorizadas durante monitoramento de rotina, como padrões de acesso incomuns. Esses atos estariam associados aos possíveis vazamentos.
Também foram apontadas possíveis implicações de segurança nacional, já que o governo de Taiwan tem alta preocupação em relação à proteção de tecnologia. Procuradores já confirmaram que estão investigando o caso.
O processo de 2 nm deve ser usado nos chips A20 da linha iPhone 18 no próximo ano.
Leia mais no Canaltech:
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
- Novo MediaTek terá grande salto em games e bateria, diz leaker
- iPhone pode ganhar tecnologia de tela do iPad; entenda
Conheça o tablet poderoso Redmagic Astra:
Leia a matéria no Canaltech.