Inmetro ‘vaza’ os três primeiros lançamentos da MG no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acabou revelando o retorno da fabricante de veículos britânica/chinesa MG ao Brasil, após a divulgação da tabela de eficiência energética. 

Os dados publicados pelo órgão mostram três carros que foram homologados pela empresa: MG4, S5 e Cybester. Haviam rumores sobre a chegada da marca ao mercado nacional, mas ainda não havia sido confirmado pela mesma. 

Quem é a MG Motor?

De origem britânica, a Morris Garage (MG) surgiu em 1924 na cidade de Birmingham, na Inglaterra. A marca ficou muito conhecida nos anos 1960 e 1970, sendo muito utilizada por astros do cinema e membros da alta sociedade britânica. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, em 2005 a MG veio à falência e foi adquirida pela chinesa Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), que comanda a empresa desde então. 

MG4 visto por trás
MG4 terá o BYD Dolphin como principal rival (MG/Divulgação)

Atualmente, ela está presente em diversos mercados globais, como o europeu, onde acumula uma boa média de vendas, além do mexicano, australiano e em alguns países da América do Sul. 

A marca chegará ao mercado brasileiro para brigar em um segmento preenchido por suas compatriotas. A MG já veio ao Brasil em 2011 em uma pequena incursão por meio de importadoras, que acabou não dando certo. 

Modelos registrados no Inmetro

O portfólio inicial da MG no Brasil, como indica o relatório do Inmetro, será bem diversificado. Serão três modelos de segmentos diferentes, que receberam boas avaliações na imprensa europeia. 

MG MG4

De olho no BYD Dolphin, a MG trará o MG4 ao Brasil. O hatch ganhou uma segunda geração há pouco tempo, ficando maior que o rival citado. Agora, as dimensões são as seguintes: 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,51 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

MG4 visto de frente
Nova geração ficou maior e com visual mais simplificado (MG/Divulgação)

As versões registradas utilizam bateria de 64 kWh de capacidade. Duas delas têm tração traseira, entregando 364 km de autonomia. A única com tração integral tem um alcance de 279 km. Todos os números são do Inmetro, é claro. 

Essa última versão citada pode ser a variante esportiva do modelo, que era oferecida na primeira geração. Ela utiliza dois motores elétricos para entregar até 435 cv de potência. As mais simples devem gerar 163 cv. 

interior MG4
Cabine é mais sóbria quando comparada a outros carros chineses (MG/Divulgação)

MG S5

O segmento de SUVs já conta com diversos carros chineses e a chegada do MG S5 irá corroborar para o seu aumento. 

MG S5 visto de frente
Design é muito semelhante a outros SUVs chineses vistor por aí (MG/Divulgação)

Lançado em 2024, o S5 foi registrado no Brasil em duas versões: Luxury e Comfort. As duas estão montadas com uma bateria de 62 kWh de capacidade, que entrega uma autonomia de até 351 km. É provável que o SUV seja oferecido em duas configurações, uma com 170 cv e outra de 245 cv. 

MG Cybester

Por fim, o MG Cybester, um esportivo do tipo roadster, que provavelmente será o veículo mais caro da marca à venda no Brasil.

MG Cybester visto por trás
Design arrojado e esportivo chama atenção (MG/Divulgação)

Com apenas uma versão homologada, o Cybester utiliza uma enorme bateria de 77 kWh de capacidade para gerar até 342 km de autonomia, segundo o Inmetro. 

O esportivo é equipado com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, que entregam um pico de 544 cv de potência e 73,9 kgfm de torque. Com essa configuração, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, informa a marca. 

 Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?

Leia a matéria no Canaltech.