O final do filme Meu Ano em Oxford deixou os espectadores em dúvida sobre a possibilidade da morte Jamie. O filme, que está no Top 1 da Netflix, segue o casal Jamie e Anna, interpretado por Corey Mylchreest (Rainha Charlotte) e Sofia Carson (Continência ao Amor). Eles se conhecem quando a protagonista estadunidense decide passar um ano estudando em Oxford, na Inglaterra. Não demora para que eles se apaixonem, mas Jamie esconde um segredo, que coloca a sua vida em risco. O enredo é inspirado em livro de Julia Whelan e tem direção de Iain Morris.
Para quem quer saber mais sobre o final de Meu Ano em Oxford e entender se, de fato, Jamie morre ou sobrevive, o TechTudo preparou uma pauta completa, explicando o que acontece no fim do filme. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber. Essa matéria contém spoilers massivos sobre o desfecho do longa!
🎬12 filmes atuais imperdíveis para assistir no streaming em 2025
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Confira tudo o que acontece no final de Meu Ano em Oxford
Reprodução/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Em resumo:
Meu Ano em Oxford adapta a obra de Julia Whelan e acompanha Anna De La Vega, jovem americana que vai estudar poesia na Inglaterra antes de iniciar carreira em finanças — mas seus planos mudam ao se apaixonar por Jamie, um professor carismático com um segredo doloroso.
O romance entre Anna e Jamie se aprofunda até que ela descobre que ele sofre de um câncer terminal. A revelação transforma a história em um drama sensível sobre amor, luto e escolhas difíceis, abordando também as tensões familiares causadas pela doença e os limites da autonomia.
Jamie morre ao fim do filme, mas sua despedida é retratada com delicadeza. Anna imagina uma última viagem com ele pela Europa. As cenas misturam memória, fantasia e realidade, priorizando a celebração do amor vivido. No futuro, vemos Anna assumindo o lugar de Jamie como professora.
O drama romântico rapidamente alcançou o Top 1 no Brasil e chamou atenção do público pelo tom emocional e pela atuação dos protagonistas. A história mistura clichês de romance com profundidade dramática, conquistando quem busca uma narrativa de amor intensa, porém melancólica.
1. Sinopse de Meu Ano em Oxford
Baseado no livro de Julia Whelan, a história acompanha Anna De La Vega, uma jovem americana com o futuro meticulosamente planejado. Após concluir a faculdade, ela pretende passar um ano em Oxford estudando poesia, antes de iniciar uma promissora carreira em uma renomada empresa do setor financeiro.
Mas ao chegar à Inglaterra, seus planos começam a mudar. Lá, Anna conhece Jamie, um doutorando carismático que, inesperadamente, se torna seu professor. O início da convivência entre os dois é marcado por atritos, mas a tensão logo dá lugar à paixão. O que deveria ser apenas um romance passageiro acaba ganhando profundidade. O problema é que Jamie guarda um segredo capaz de virar a vida de Anna de cabeça para baixo.
Meu Ano em Oxford é baseado em livro de Julia Whelan e está no Top 1 da Netflix
Reprodução/Netflix
2. Elenco do filme da Netflix
Meu Ano em Oxford é estrelado por Sofia Carson e Corey Mylchreest como Anna e Jamie. Dougray Scott (Para Sempre Cinderela) e Catherine McCormack (Em Luta Pelo Amor) também estão no elenco como William e Antonia, pais de Jamie. Outros nomes creditados no filme são Harry Trevaldwyn (Como Treinar o Seu Dragão), Poppy Gilbert (Vício Perfeito) e Esmé Kingdom (Fallen: Luz e Sombra) que interpretam Charlie, Cecelia e Maggie, colegas de Oxford de Anna.
3. O que acontece no fim de Meu Ano em Oxford?
Jamie e Anna iniciam um relacionamento casual, sem expectativas ou compromissos. No entanto, tudo muda quando Anna desconfia de uma mentira: Jamie diz estar em um lugar, mas ela descobre que ele estava em outro. Imaginando que o rapaz está tendo um caso com Cecelia, decide surpreendê-lo em sua casa. Ao chegar lá, encontra Jamie em meio a uma sessão de quimioterapia.
É nesse momento que ela descobre toda a verdade. Jamie está com um câncer terminal, a mesma doença que matou seu irmão, Eddie. Cecelia, na verdade, era cunhada de Jamie, e ficou ao lado de Eddie até o fim. Jamie revela que se recusa a fazer tratamentos experimentais, pois viu de perto o sofrimento do irmão. A decisão abala profundamente seu pai e a relação entre os dois se torna tensa e distante. Comovida com a situação, Anna decide continuar ao lado de Jamie e aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos, antes que ela precise voltar aos Estados Unidos.
Meu Ano em Oxford: Anna descobre que Jamie está tratando um câncer raro e agressivo
Reprodução/Netflix
Com o passar do tempo, a relação entre os dois se fortalece. Anna, sensível à dor do pai de Jamie, ajuda a reaproximá-los. Em uma viagem à casa onde Jamie passou a infância, Anna revela que decidiu permanecer em Oxford para cuidar dele. Jamie reage com raiva, chamando a decisão de “estúpida”, e os dois passam dias sem se falar. Mais tarde, Anna entende que a reação dele veio do desejo de poupá-la de uma vida mudada pela doença.
Como forma de reconciliação, ela presenteia Jamie com um livro especial, lembrando uma frase que ele disse quando se conheceram: “É melhor se arrepender do que você fez do que daquilo que não fez.” Assim, ela permanece ao seu lado, acompanhando-o em cada etapa do tratamento.
4. Jamie morre no final de Meu Ano em Oxford? Entenda
Sim, Jamie morre ao final de Meu Ano em Oxford, mas sua morte é retratada com grande sutileza e delicadeza. Nas cenas finais, o estado de saúde dele piora após uma grave pneumonia, consequência de um corpo já muito debilitado pelo câncer. No hospital, o pai finalmente aceita a decisão do filho de não insistir em novos tratamentos, demonstrando respeito e compreensão pela primeira vez.
Jamie morre ao final de Meu Ano em Oxford, chocando muitos telespectadores
Reprodução/Netflix
Em casa, Jamie e Anna compartilham um último momento juntos. Ele sugere que, agora que ela ficará na Inglaterra, poderá fazer uma viagem pela Europa que ele mencionou no início do filme. Anna sorri e responde: “Vamos fazer isso juntos”. A partir daí, ela narra os momentos que eles viveriam: caminhando por Paris, explorando ruas escondidas de Amsterdã, relaxando em praias da Grécia. O filme chega a mostrar o casal em cada aventura, mas, na cena final, a câmera muda e revela a verdade: Anna está sozinha.
O filme volta a mostrar os dois deitados juntos, sugerindo que Jamie pode ter partido ali, ao lado dela. O desfecho é propositalmente aberto a interpretações. O foco não está na morte em si, mas em quem Jamie foi, no amor que viveram e na forma serena como ele escolheu se despedir.
Em mais um flashfoward, vemos também Anna ainda em Oxford, mas dessa vez no lugar de professora. Ela assumiu a nova turma, no lugar de Jamie, adotando a mesma estratégia do namorado no primeiro dia de aula — presentar a turma com um bolo —, de certa forma, honrando a sua memória.
Com informações de Elle, Netflix, People e Time Magazine
🎥Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!
Saiba mais
Initial plugin text