O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou nesta segunda-feira (4) que recebeu “com entusiasmo” o anúncio da BP sobre a descoberta de petróleo e gás no bloco Bumerangue, na Bacia de Santos, a mais de 400 km da costa do Rio de Janeiro.
“Essa é mais uma demonstração do protagonismo brasileiro no setor energético global”, disse o ministro Alexandre Silveira, em nota.
O bloco, que tem área de mais de 300 km², foi arrematado pela BP no 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2022. O poço pioneiro foi perfurado em lâmina d’água de 2.372 metros, atingindo 5.855 metros de profundidade total.
BP descobre petróleo no Brasil, mas quais são os maiores campos do mundo? Veja top 10
Por enquanto, a lista de “supergigantes” segue dominada por campos localizados em países no Oriente Médio, que concentram boa parte das reservas globais
BP: ação sobe após megadescoberta no Brasil – e mercado monitora passos da Petrobras
Analistas avaliam que a descoberta pode abrir uma nova frente para a BP no Brasil e que há potencial inexplorado na Bacia de Santos
Segundo o MME, a pasta acompanha “com otimismo” as próximas etapas, que incluem a notificação formal de descoberta pela empresa e a eventual declaração de comercialidade.
O governo afirma que descobertas como a de Bumerangue têm potencial para atrair investimentos, gerar empregos e ampliar a arrecadação pública, reforçando a relevância estratégica do pré-sal como fonte de produção de petróleo e gás.
infomoney.com.br/">InfoMoney.