Poucas semanas após seu lançamento, o Galaxy Z Flip 7 passou por um rígido teste de durabilidade no canal JerryRigEverything. O dispositivo foi submetido a testes de arranhão, queimadura e tortura na dobradiça, entre outras avaliações.
- 5 razões para você comprar um celular dobrável em 2025
- Galaxy G Fold: o que sabemos sobre o novo dobrável da Samsung
O teste mostrou que uma das principais limitações dos celulares dobráveis segue sendo a dureza da tela flexível.
Por ser mais macia, ela apresentou deformações irreversíveis ao ser riscada com uma ponta no nível básico 2 da escala de Mohs, que mede a dureza de materiais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na prática, isso significa que o painel é vulnerável até a arranhões de unhas, ou chaves esquecidas no bolso, por exemplo.
O painel ainda sofreu duas marcas de queimadura distintas com o mesmo nível de exposição ao calor.
Para fazer com que o display dobre, é preciso usar materiais menos resistentes a essa categoria de dano. Trata-se de uma realidade para todas as marcas que produzem esse tipo de dispositivo, e não somente para a Samsung.
Como um incentivo para a compra de celulares dobráveis, a Samsung está oferecendo a substituição gratuita da camada protetora superior interna pela primeira vez.
A tela externa, feita em material rígido mais parecido com o visto em celulares tradicionais, resistiu bem ao teste de arranhões e queimaduras.
Afinal, ficou intacta até ser submetida ao grau 6 da escala de Mohs, além de ter ficado sem danos permanentes após 20 segundos de exposição ao fogo — portanto, um desempenho próximo ao visto em modelos que não se dobram.
Galaxy Z Flip 7 permite entrada de poeira
Também foi realizado um teste para avaliar o mecanismo da dobradiça e sua resistência à entrada de partículas sólidas.
Após o youtuber jogar poeira no smartphone, o celular continuou funcionando e capaz de ser dobrado. Contudo, passou a emitir alguns ruídos de estalo, que sugerem a entrada de partículas finas.
O Galaxy Z Flip 7 possui classificação IP48, que garante proteção contra partículas de 1 mm ou superiores. Portanto, não é homologado contra poeira.
Já o teste de estresse estrutural foi feito sem grandes intercorrências, já que o aparelho sobreviveu apenas com alguns ruídos menores sob pressão.
O novo smartphone da Samsung é feito em alumínio resistente, enquanto a parte traseira usa vidro Gorilla Glass Victus 2 fosco.
O Galaxy Z Flip 7 já pode ser comprado no Brasil, com preços que partem de R$ 6.669.
Leia mais no Canaltech:
- Veja os 3 celulares mais caros de 2025
- Carga com milhares de Galaxy Z Fold 7 e Flip 7 é roubada; saiba mais
- iPhone pode ganhar tecnologia de tela do iPad; entenda
Será o fim da caneta S Pen? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.