10 jogos mais esperados de todos os tempos

Tem jogos que basta um anúncio para gerar um hype colossal, criar uma quantidade absurda de fãs suplicando por novos trailers, informações e seu lançamento. E, às vezes, isso dura por muito, mas muito tempo.

Alguns desses jogos mostram que vale a pena criar tantas expectativas, mas nem todos trazem um retorno positivo para o público. Será que você conhece os games que movimentaram milhões de pessoas em prol de sua chegada?

Hoje, o Canaltech reúne os 10 jogos mais esperados de todos os tempos, o que não significa necessariamente que eles se tornaram grandes sucessos. Acompanhe abaixo para entender melhor:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Kingdom Hearts 3

Após o intenso fim de Kingdom Hearts II e inúmeros spin-offs, a Square Enix mencionava aqui e ali que estava preparando um Kingdom Hearts 3. Para a surpresa de muitos, demorou 10 anos para o público vê-lo pela primeira vez e gerou grandes expectativas.

A mistura entre Disney e Final Fantasy, no entanto, causou reações diversas entre os fãs. Muitos se dividem entre quem preferia os títulos da franquia ainda no PS2 e outros que estavam ansiosos para terminar logo a trilogia. Ainda assim, nada disso adiantou muito: já que o 4º game já foi revelado há algum tempo e também vê seu hype crescer a cada ano. 

Leia também no Canaltech:

9. The Last Guardian

Produzido pelo produtor de ICO, Shadow of the Colossus e outras experiências marcantes no PlayStation, The Last Guardian foi anunciado e logo se criou uma expectativa mitológica sobre o projeto. Afinal de contas, viria outra “pedrada” ali, o público estava certo disso.

Porém, o projeto sofreu com o passar do tempo, mudança de motores gráficos e outros quesitos. Foram longos 9 anos de espera e The Last Guardian teve um lançamento extremamente tímido — o que deixou muitos jogadores chateados com a Sony e com a experiência que foi entregue.

Leia também no Canaltech:

8. No Man’s Sky

Com a promessa de um universo expansivo e uma aventura grandiosa, No Man’s Sky garantia que todos encontrariam a jornada de uma vida. Porém, o seu lançamento foi marcado por muita decepção — já que grande parte do que foi anunciado sequer estava presente no jogo.

Com um fracasso colossal em suas mãos, a Hello Games quis fazer as pazes com os fãs e passou a adicionar tudo o que prometeram ao longo dos anos. Com atualizações e conteúdo constante, eles conseguiram superar até o que foi prometido e hoje ele se mostra vivo e cheio de vida.

Leia também no Canaltech:

7. Hollow Knight: Silksong

Após o sucesso de Hollow Knight, a Team Cherry se apressou e anunciou a sequência na forma de Hollow Knight: Silksong — com a querida personagem Hornet como a protagonista da nova aventura. Porém, com um voto de silêncio total, o público começou a questionar se o projeto sairia do papel ou não.

O resultado dessa espera por algo que não tinha sequer um sinal de vida não podia ser outro: a expectativa virou tristeza, memes e um verdadeiro “culto” ao título que ninguém sabia se ia sair ou não. O pulso foi sentido novamente apenas com o anúncio do ROG Xbox Ally, que promete trazer o jogo consigo para o seu lançamento.

Leia também no Canaltech:

6. Final Fantasy XV

Anunciado como Final Fantasy XIII Versus, o primeiro trailer foi emblemático por diversas razões. Vimos o novo protagonista controlando armas com a força da mente, escapando em sequências de ação muito intensas e a promessa do maior RPG que a Square Enix traria ao público.

Se passaram mais de 10 anos, mas os fãs nunca abandonaram a ideia de ver Noctis chegando nas plataformas da geração PS4 e Xbox One. Com a mudança de nome para Final Fantasy XV o projeto ganhou forma, mas teve o seu lançamento extremamente criticado e acabou não atendendo às expectativas.

Leia também no Canaltech:

5. Duke Nukem Forever

Se você achou 10 anos de produção um longo período, imagine lembrar que Duke Nukem Forever teve um desenvolvimento de 14 anos. Mesmo com uma base de fãs fiéis, ele teve constantes adiamentos, mudanças técnicas no rumo da sua produção e um longo período sem qualquer informação sobre a experiência.

Sua chegada em 2011 foi marcante por ser uma das mais catastróficas da indústria gaming. Pela espera de tanto tempo, o público encontrou gráficos datados, humor típico dos anos 1990, história e mecânicas simples e um desempenho digno de afundar o garanhão de uma vez por todas. Tudo o que restou dele foram memórias negativas e uma franquia jogada para a geladeira.

Leia também no Canaltech:

4. Elden Ring

A FromSoftware teve um período muito positivo nos anos 2010, com Demon’s Souls, Dark Souls e Bloodborne formando um gênero e criando uma tonelada de fãs que amavam os jogos de altíssima dificuldade. Imagina sonhar que tudo isso culminaria em um novo game chamado Elden Ring?

A promessa era grandiosa, traduzir tudo o que eles acertaram ao longo dos anos em um cenário de mundo aberto e com uma vastidão de equipamentos e inimigos para encontrar? Para a felicidade de muitos, ele chegou para cumprir o que prometeu e se tornou uma das experiências mais aclamadas desta década. 

Leia também no Canaltech:

3. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

A Nintendo é conhecida por deixar franquias para trás e, para o azar de muitos, The Legend of Zelda ficou na geladeira por algum tempo. Desde 2011 sem um título inédito em um console de mesa, subitamente foi revelado que eles não estavam tão parados assim e mostraram The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Quem viveu nessa época sabe que este se tornou o maior sonho dos Nintendistas ao redor do planeta, com todos imaginando como seria a nova aventura de Link neste “mundo selvagem”. Ser lançado simultaneamente ao Nintendo Switch só impulsionou a sua fama, que trouxe aos fãs tudo o que eles queriam e mais um pouco. 

Leia também no Canaltech:

2. Cyberpunk 2077

Após o imenso sucesso de The Witcher III: Wild Hunt, a CD Projekt Red estava com tudo. E seu próximo projeto era ainda mais promissor e ambicioso: em Cyberpunk 2077, eles trariam a temática com muita ação, história imersiva e algo ainda maior do que a experiência de viver na pele de Geralt de Rívia.

E não é para menos, eles enfiaram Keanu Reeves (que dificilmente entra em projetos ruins — a não ser que tenha boletos urgentes para se pagar), apresentaram trailers com gráficos extremamente belos e as promessas só cresciam ao longo do tempo. Com um lançamento desastroso no PS4 e Xbox One em 2020, demorou um tempo para consertarem as coisas e fazerem as pazes com os fãs. 

Leia também no Canaltech:

1. GTA 6

Por último, mas não menos importante, temos “O JOGO” mais esperado de todos os tempos. Com um sucesso estrondoso de seu antecessor, não se fala em outra coisa na indústria gaming que não seja quando, qual o preço e como será o lançamento de GTA 6

A longa espera, a promessa de revolucionar as mecânicas que se tornaram consagradas, a expectativa pelo novo multiplayer online e a presença de trailers que mostram que graficamente não há nada a ser criticado, o título promete ser o próximo colosso dos games. Provavelmente representará uma mudança de padrões e trará uma nova visão sobre os jogos eletrônicos. 

Leia também no Canaltech:

Jogos com a expectativa lá em cima

Todos os jogos geram uma certa expectativa, mas alguns possuem uma força tão grande que acabam moldando toda a comunidade gaming ao seu redor. Certos lançamentos são tão esperados (seja por ser parte de uma grande franquia, pelo trabalho do estúdio ou outras razões) que se tornam verdadeiros destaques — mesmo antes do público vê-los em ação.

Entre os principais jogos nesta categoria, vemos hoje:

  1. GTA 6
  2. Cyberpunk 2077
  3. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  4. Elden Ring
  5. Duke Nukem Forever
  6. Final Fantasy XV
  7. Hollow Knight: Silksong
  8. No Man’s Sky
  9. The Last Guardian
  10. Kingdom Hearts III

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.