Atravessando gerações, os JRPGs marcaram a vida de milhões de jogadores e trouxeram jornadas emblemáticas desde eras longínquas. Desde os primeiros Final Fantasy até os dias atuais, vemos um crescimento expressivo no gênero e diversas experiências marcantes que foram lançadas.
Celebrando o combate por turnos, as trilhas sonoras orquestradas, um grupo de heróis buscando salvar o dia e outros elementos clássicos deste gênero, o Canaltech lista os 10 melhores JRPGs de todos os tempos — que não apenas mudaram a indústria gaming, mas também a vida dos seus fãs.
E, claro, teremos muita nostalgia e alguns games modernos que você não pode deixar de conhecer. Você já deu a oportunidade para alguns ou todos eles em sua carteirinha gamer?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Final Fantasy X
Todas as histórias de Final Fantasy são marcantes, mas o primeiro título da franquia para o PS2 teve um aspecto diferenciado. Ao lado de Tidus e Yuna, em Final Fantasy X você está em viagem para salvar o mundo. Porém, diferente dos demais, é aberto que a jornada encerra a vida dos heróis ao seu final.
O sacrifício é pesado e isso é muito exposto dentro de sua trama, com todos sabendo que aqueles momentos serão os últimos que viverão. Com uma excelente mecânica de combate, minigames esportivos e um mundo riquíssimo, este game cativou milhões e segue vivo até os dias atuais — via remasterização, que mantém seu legado vivo.
9. Pokémon HeartGold & SoulSilver
Pode-se debater até hoje quais são os melhores jogos da linha Pokémon, mas é consenso que Pokémon HeartGold & SoulSilver elevou os padrões de forma irreversível e insuperável. Lançados no Nintendo DS, eles traziam centenas de criaturas, duas regiões e a possibilidade dos membros do seu time te acompanharem pelo mapa.
Ao lado do acessório PokéWalker, eles revolucionaram diversos conceitos que seguem como um padrão até os dias atuais. Isso sem falar nas animações de qualidade, adições existentes em comparação à versão original (já que eles são remakes dos títulos lançados em 1999 no Game Boy Color) e a compatibilidade com os demais games disponíveis no mercado.
8. Super Mario RPG
Exige uma certa coragem para mudar os rumos de uma franquia, algo que a Nintendo e a Square Enix se uniram para trazer em Super Mario RPG ao SNES. Aqui não veríamos o encanador em um jogo de plataforma, mas em uma grande aventura ao lado de Peach, Bowser e outros ícones dos games.
Na aventura, um grande vilão aparece no Reino dos Cogumelos e obriga o grande herói a encarar uma aventura nunca antes vista. Para ajudá-lo, novos aliados aparecem, assim como o próprio Bowser e Peach — o que marcou a infância de muitos e foi um dos primeiros contatos que muitos tiveram com um JRPG em suas vidas.
7. Kingdom Hearts II
Em 2005, a Square Enix se uniu novamente à Disney para trazer Kingdom Hearts II — maior, melhor e com combates ainda mais dinâmicos dos que foram vistos no jogo original. Sora, Pateta e Donald tentam impedir a Organization XIII a todo custo, agora com o apoio direto de Riku e Mickey.
Ainda que tenha como foco as batalhas na ação em tempo real, o JRPG traz uma evolução muito bem-vinda à fórmula e mostra que aquele era apenas o início de uma grande saga. Ainda que estejamos aguardando pelo 4º game, o seu sucesso gerou uma infinidade de spin-offs que enriqueceram ainda mais a narrativa e seus personagens.
6. Like a Dragon: Infinite Wealth
Falando em evolução e em mudança de gêneros, Like a Dragon: Infinite Wealth pode ser o oitavo capítulo da franquia, mas é na verdade o segundo a explorar o gênero JRPG. Assim, vemos o protagonista Ichiban Kasuga se unir ao herói dos games antigos — Kiryu Kazuma — para uma aventura no Havaí.
Com muito humor, classes temáticas, um sistema de “captura de monstros”, batalhas intensas e estratégicas e uma narrativa fortíssima, ele pode ser considerado uma das maiores obras-primas da Ryu Ga Gotoku dentro da indústria gaming. E não é para menos, já que ela fará você rir na mesma proporção que se emocionará conforme avança na história.
5. Xenoblade Chronicles 3
Com duas nações em guerra e um mundo dividido, você controlará um off-seer — uma pessoa que envia a alma dos soldados mortos para o descanso eterno. Porém, um incidente faz o seu esquadrão se unir aos seus maiores inimigos e mostra que os dois lados não são tão diferentes quanto pensam.
Com uma trilha sonora primorosa, personagens extremamente carismáticos e um gameplay rico, Xenoblade Chronicles 3 é o ápice de todo o projeto que a Monolith Soft e a Nintendo construíram ao longo dos anos. Ele não funciona apenas como uma conclusão para a franquia, mas torna este universo ainda mais rico e cheio de camadas.
4. Metaphor: ReFantazio
Um dos maiores JRPGs modernos, Metaphor: ReFantazio mistura elementos que temos em nossa política dentro de um mundo fantasioso — gerando um grande debate interno dentro de quem acompanha toda a jornada pelo reino de Euchronia. Será que você é digno de herdar o seu trono?
Ele traz diversas classes, escolhas, elementos sociais e combates que vão te envolver (seja ele direto ou de culturas) de todas as formas possíveis. Além disso, você encontrará um elenco extremamente cativante de personagens, plot twists da trama que vão revirar a sua cabeça e verá a construção de um verdadeiro épico diante dos seus olhos.
3. Persona 5 Royal
Ainda que Metaphor: ReFantazio tenha um padrão elevadíssimo, ele não supera o que a própria Atlus tinha feito em Persona 5 Royal. Aqui não se trata de apenas um JRPG com combates marcantes e personagens emblemáticos, mas também de todo o conjunto da obra — da música até os poderosos diálogos, que dão todo o sustento para a aventura.
Com a mensagem de que os jogadores devem sair de um “lugar ruim” (seja na vida amorosa, profissional, familiar etc.), vemos um grupo não apenas tentando superar seus poderosos inimigos, mas também suas próprias cicatrizes e dores. Claro, com muito estilo e elegância, o que traz uma carga maior para tudo que é apresentado aos jogadores.
2. Final Fantasy VII
Final Fantasy VII não é apenas um JRPG que mudou a percepção dos jogadores, mas que foi responsável por uma grande mudança dentro da indústria gaming. Ele foi o primeiro jogo do gênero a ser lançado em 3D, com uma trama muito forte e personagens que marcaram toda uma geração.
Não é de se estranhar que além de reunir lembranças que vivem fortes no público até os dias atuais, ele ajudou a popularizar ainda mais o gênero no mercado ocidental — o que atraiu milhões de novos fãs e foi responsável por impulsionar uma série de novas aventuras (seja da própria SquareSoft, hoje Square Enix, ou de outros estúdios).
1. Chrono Trigger
É indiscutível que o JRPG mais importante de todos os tempos é Chrono Trigger. Gostando ou não da aventura (tem louco para tudo, não é?), ela carregava um grande peso consigo. Dirigido por Yoshinori Kitase (Final Fantasy VI), Akihiko Matsui (Final Fantasy IV) e Takashi Tokita (Live a Live), ele teve um verdadeiro time estelar que compôs a viagem temporal.
Com diversos outros nomes que eram envolvidos no gênero nos anos 1990 e artes de Akira Toriyama (Dragon Ball), vemos Chrono ir até um festival na praça de sua cidade e se envolver em uma grande jornada que bota em risco as linhas do tempo e a existência no geral. Ela marcou a vida de muitos, trouxe uma nova forma de se contar histórias e mostrou o peso do gênero ao planeta.
Os 10 melhores JRPGs não estão sozinhos
Claro que reunir 10 JRPGs deixa uma infinidade de jogos e franquias de fora, mas que não devem ser esquecidas ou menosprezadas. Muito pelo contrário, também vale muito uma oportunidade: Shin Megami Tensei V, Golden Sun, Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age, Ni no Kuni e diversos outros também são excelentes pedidas e merecem a sua atenção.
Com limite de 10, temos entre as maiores experiências os seguintes games:
- Chrono Trigger
- Final Fantasy VII
- Persona 5 Royal
- Metaphor: ReFantazio
- Xenoblade Chronicles 3
- Like a Dragon: Infinite Wealth
- Kingdom Hearts II
- Super Mario RPG
- Pokémon HeartGold & SoulSilver
- Final Fantasy X
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos mais vendidos da história
- 10 melhores jogos grátis para PC e consoles
- 10 melhores jogos de terror para tremer na base
Leia a matéria no Canaltech.