NOVA YORK (Reuters) – O investidor Ray Dalio vendeu sua participação remanescente na Bridgewater Associates, o hedge fund que fundou há 50 anos, segundo uma carta enviada a investidores. Enquanto isso, o fundo soberano de Brunei adquiriu uma participação minoritária na empresa, disse uma fonte.
“Queremos informar que a Bridgewater recomprou recentemente as últimas ações de propriedade mantidas por entidades ligadas a Dalio”, disseram o CEO da Bridgewater, Nir Bar Dea, e o copresidente Mike McGavick, em uma carta datada de 21 de julho enviada a clientes e vista pela Reuters.
Leia também: O investidor bilionário, fundador da Bridgewater Associates e criador do fundo mais lucrativo do mundo
A transação marca o fim de uma transição que durou anos na maior gestora de hedge funds do mundo, com US$ 92,1 bilhões em ativos sob gestão. Dalio, de 76 anos, deixou o cargo de CEO em 2017 e passou o controle da Bridgewater para uma nova geração de investidores em 2022.
Dalio disse em uma publicação nas redes sociais na quinta-feira que está empolgado em passar o bastão da Bridgewater para a próxima geração.
“Acima de tudo, estou empolgado porque adoro ver a Bridgewater viva e bem sem mim — ainda melhor do que viva e bem comigo”, afirmou.
Leia também: Ray Dalio diz que guerra comercial de Trump colocou EUA “perto de uma recessão”
A fonte, que falou sob condição de anonimato por não se tratar de informação pública, disse que Dalio também deixará seu cargo no conselho da empresa.
Após Dalio vender sua participação para a Bridgewater, a Brunei Investment Agency resgatou o dinheiro que tinha investido nos fundos da gestora e comprou uma participação minoritária na empresa, acrescentou a fonte.
O fundo soberano de Brunei não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a transação.
Segundo a fonte, o codiretor de investimentos Bob Prince é agora o maior sócio individual da Bridgewater, enquanto o controle da gestora está nas mãos de um grupo de funcionários.
Leia também: Decisão da Moody’s sobre EUA é o de menos, diz Ray Dalio: “Risco da dívida é maior”
O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar, na quinta-feira, a venda da participação de Dalio na Bridgewater e o investimento do fundo soberano de Brunei.
Os principais fundos da Bridgewater Associates encerraram o primeiro semestre de 2025 com ganhos, com o fundo carro-chefe Pure Alpha 18% Volatility registrando retorno de 17% no período.
infomoney.com.br/">InfoMoney.