Por que todo recurso de IA tem um símbolo de estrela?

A IA está em praticamente todo lugar e, junto com ela, está um símbolo de estrela brilhando (✨) para sinalizar a função. Seja para editar um texto, tirar o fundo de uma imagem ou receber sugestões de músicas, o ícone está presente. Mas de onde vem a escolha por essa imagem?

O ícone rapidamente se tornou um método universal para indicar a tecnologia entre aplicativos e aparelhos. A seguir, o Canaltech explica a história da evolução do símbolo, da escolha pela estrela e o significado para quem usa.

Quando surgiu?

O símbolo ✨ está presente desde o primeiro conjunto de emojis lançado para celulares, mas um dos primeiros casos de uso para funções rápidas foi de autoria do Google, em 2016, quando adicionou o ícone na função “Explorar” no Documentos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Antes disso, a Adobe usava uma referência similar com a ferramenta Varinha Mágica do Photoshop, usada para selecionar elementos rapidamente. 

Com relação à IA, a plataforma Jasper.ai foi uma das primeiras a usar o símbolo para sinalizar textos gerados com a tecnologia. A partir de 2023, com a explosão de popularidade de ChatGPT e outros aplicativos de IA generativa, o símbolo chegou a outros aplicativos para representar a nova tecnologia. 

Notion, Spotify e Adobe são algumas das empresas que adotam o ícone. Normalmente, não são aplicados para uma função específica, como editar um texto, mas representam uma série de ferramentas que promovem ações rápidas com IA.

O Google informa que mais de cerca de 100 ícones dos sistemas de seus produtos já adotam o brilho para sinalizar uso de recursos inteligentes.

Alguns dos ícones do Google com o tradicional “brilho de IA” (Imagem: Divulgação/Google Design)

Por que a estrela?

O ícone é uma forma de trazer significado visual para uma tecnologia que não tem um objeto específico para representá-la, como um computador ou celular. O brilho também é associado com mágica, como a capacidade de “transformar” uma coisa em outra rapidamente.

De acordo com a especialista de design digital do Senac RJ, Michely Klopper, a escolha tem afeto simbólico e representa “uma solução leve para uma tecnologia supercomplexa”.

“O símbolo representa um grande salto na abordagem visual da IA: em vez de reforçar uma iconografia técnica (chips, cérebros, circuitos e robôs), ele comunica efeito, transformação e encantamento. A IA, principalmente em contextos generativos, provoca surpresa, entrega soluções inesperadas e parece operar ‘magicamente’”, explica Klopper.

Como o ícone normalmente é aplicado junto a outras imagens comuns em apps (microfones para áudios, quadros para imagens, e por aí vai), ele consegue expressar o papel de fazer uma função adicional, que exige pouca intervenção do usuário.

A especialista ainda reforça que o ícone tem alta legibilidade, visto que está disponível no formato de emoji e tem consistência entre sistemas, incluindo dispositivos móveis e desktop.

Mais um símbolo universal

Depois que muitas empresas passaram a usar a mesma solução para indicar ferramentas de IA, o ícone se tornou um formato universal de representar um conceito. É um caminho parecido com o saudoso disquete (💾), que deixou de ser um objeto usado no cotidiano para virar sinônimo de salvar arquivos.

O especialista em web design e coordenador de Conteúdo Educacional da Alura, Felipe Labouriau, afirma que ícones unificados podem ajudar a reduzir a curva de aprendizado das pessoas e aumentar a acessibilidade da tecnologia.

“A padronização visual é essencial para a construção de uma referência universal entre usuários e interfaces. Assim como o disquete se consolidou como ícone de “salvar”, mesmo após seu uso físico desaparecer, o ✨ pode funcionar como um marcador conceitual da era da IA generativa”, completa.

Leia também:

VÍDEO: Entenda para que serve cada uma das lentes na câmera de seu smartphone

Leia a matéria no Canaltech.