Dreno da geladeira entupido? Esses 5 alimentos podem ser os ‘vilões’


Poças de água no chão da cozinha, umidade dentro da gaveta de legumes ou mau cheiro ao abrir a geladeira são sinais comuns de entupimento no dreno. Essa abertura, geralmente localizada na parte inferior do eletrodoméstico, é responsável por conduzir a água do degelo. Quando obstruída, pode comprometer a refrigeração, provocar vazamentos internos e até aumentar o consumo de energia, já que o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura ideal.
O entupimento geralmente ocorre pelo acúmulo de resíduos sólidos ou gordura ao longo do tempo. Felizmente, na maioria dos casos, o problema é resolvido com uma limpeza simples ou, em situações mais persistentes, com a ajuda de um profissional. Para ajudar, o TechTudo listou cinco itens que podem estar causando o entupimento do dreno da geladeira. Confira!
🔎 Como saber se o motor da geladeira queimou? Veja 7 sinais e o que fazer
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Dreno entupido pode prejudicar a refrigeração e aumentar o consumo de energia; veja cinco itens que podem causar o problema
Reprodução/Amazon
📝 Como comprar uma geladeira de forma segura pela internet? Descubra no Fórum do TechTudo
Dreno da geladeira entupido? Veja o que pode causar o problema
O dreno da geladeira é uma pequena abertura na parte traseira do dispositivo que permite o escoamento da água de degelo. Se entupido, pode causar danos nos componentes do eletrodoméstico e atrapalhar seu funcionamento. A seguir, veja os principais tópicos abordados nesta matéria:
O que acontece se o dreno da geladeira estiver entupido?
Principais causas de entupimento no dreno da geladeira
Como limpar o dreno da geladeira?
Quando chamar um profissional?
1. O que acontece se o dreno da geladeira estiver entupido?
Quando o dreno da geladeira está entupido, a água do degelo não consegue escoar corretamente. Nesses casos, os primeiros sinais podem ser acúmulo de líquido no fundo do refrigerador ou em volta da gaveta de legumes. Esse excesso pode vazar para fora do aparelho, formando poças no chão.
Outros problemas devido a essa obstrução incluem mau cheiro, formação de mofo nas paredes internas e gotejamento no interior do dispositivo. Ainda, o entupimento impacta a eficiência da refrigeração, fazendo o aparelho não gelar ou gelar pouco.
No entanto, pode acontecer o oposto, congelando todos os itens mesmo com a temperatura ajustada corretamente. Além disso, podem surgir barulhos ou estalos altos. Esses sons indicam que o dreno pode estar bloqueado e que a água está se acumulando em pontos onde não deveria.
Se a geladeira está vazando, verifique se o dreno não está entupido
Reprodução/Decor Fácil
2. Principais causas de entupimento no dreno da geladeira
Entre os fatores mais frequentes de entupimento estão os líquidos viscosos que escorrem de recipientes abertos ou embalagens mal fechadas. Alguns exemplos usados diariamente são molhos, leite, caldos de carne e refrigerantes. Esses itens tendem a se fixar na parede do tubo de drenagem, formando crostas difíceis de eliminar.
Resíduos de alimentos como folhas de alface, arroz, migalhas de bolo ou pedaços pequenos de embalagens podem ser levados pela água até o orifício de drenagem, causando o entupimento do dreno. Ainda, a gordura liberada por certos alimentos também se acumula ao longo do tempo e favorece a obstrução.
Além da gordura, o açúcar presente em bebidas e doces é outro fator que permite o entupimento. Assim como o mofo e o lodo que se formam naturalmente quando há umidade e falta de limpeza. Portanto, esses elementos criam um ambiente propício ao acúmulo de sujeira e dificultam a passagem da água.
Gordura, açúcar, mofo e lodo favorecem o entupimento do dreno e impedem a passagem da água na geladeira.
YouTube/LM TEC
3. Como limpar o dreno da geladeira?
A limpeza do dreno da sua geladeira pode ser feita em casa com alguns itens, como luva de borracha, pano de microfibra e bicarbonato de sódio. O processo ajuda a dissolver os resíduos e permite a liberação do fluxo de água para a bandeja de drenagem. Mas atenção: limpar o dreno exige cautela redobrada para não prejudicar os componentes internos do refrigerador. Se não souber onde a peça fica no seu refrigerador, consulte esta matéria para descobrir.
Luva de borracha e pano de microfibra são alguns dos itens usados para limpar o dreno da geladeira
Reprodução/Freepik
4. Quando chamar um profissional?
Em casos mais complexos, quando o dreno permanece entupido mesmo seguindo corretamente o passo a passo da limpeza, o ideal é buscar ajuda especializada. O profissional poderá desmontar as peças internas com segurança, identificar falhas no tubo de drenagem ou componentes danificados, e restaurar o funcionamento completo do sistema. Esse tipo de serviço é indicado também quando há suspeita de defeito no sensor de degelo ou obstruções mais profundas.
Com informações de Checkatrade e SOSparts.
Initial plugin text
Vídeo: Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!
Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!
Mais do TechTudo: