5 filmes de terror raiz que marcaram época e ainda assustam

Desde décadas iniciais do cinema, o gênero de terror se faz presente na ficção com histórias macabras que influenciaram gerações de cineastas na criação de obras tão impactantes que até os dias atuais impressionam o público.

Seja por consolidar estruturas básicas do gênero ou por estabelecer elementos que hoje até são considerados clichês (mas que antigamente eram revolucionários), um filme de terror raiz é aquele tipo de clássico que é um clássico por um motivo: são obras atemporais que, independente do momento histórico em que surgiram, seguem influenciando o horror pela relevância que possuem na sétima arte.

Filmes de terror raiz que marcaram época e ainda assustam

Passando por histórias de possessão e uma icônica cena de assassinato no chuveiro, o Canaltech selecionou 5 filmes clássicos de terror que marcaram época e ainda assustam o público da atualidade. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Psicose (1960)
  • O Bebê de Rosemary (1968)
  • O Exorcista (1973)
  • Halloween: A Noite do Terror (1978)
  • A Hora do Pesadelo (1984)

Psicose

Responsável por dar ao mundo uma das cenas mais icônicas da história do cinema, Psicose faz parte da consagrada filmografia de Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai), sendo também um dos filmes mais influentes do gênero. Lançado em 1960, o longa marcou as carreiras de Anthony Perkins (O Processo) e Janet Leigh (A Marca da Maldade) na época, imortalizando-os em seus respectivos papéis.

Em Psicose, uma mulher foge após roubar US$ 40 mil na expectativa de começar uma vida nova com o namorado. Escapando no meio de uma tempestade, ela para em um hotel para passar a noite, local onde ela conhece um homem misterioso que tem uma relação conturbada com a mãe. Mas o que parece ser uma simples estadia logo se transforma em uma verdadeira noite de terror.

Psicose está disponível para streaming no Globoplay e Telecine, e para compra ou aluguel no Prime Video e Apple TV.

O Bebê de Rosemary

Mais um filme de terror raiz que influenciou o gênero na década de 1960 foi O Bebê de Rosemary. Estrelado por Mia Farrow (O Grande Gatsby) e John Cassavetes (Uma Mulher sob Influência), o longa é inspirado no livro homônimo do escritor Ira Levin e entrou para a história do cinema falando sobre uma gravidez perturbadora.

Na trama, acompanhamos a jornada de um casal que se muda para um prédio um tanto quanto estranho. Lá, a mulher, que está grávida, começa a duvidar da própria sanidade, suspeitando que algo terrível está acontecendo no edifício e que pode ameaçar a vida do filho que está gestando.

O Bebê de Rosemary está disponível para streaming no Paramount+ e para compra ou aluguel no Google Play e Apple TV.

O Exorcista

Não precisa nem ter assistido ao filme O Exorcista para conhecer o rosto da garotinha endemoniada que protagonizou diversos momentos icônicos de uma das maiores obras-primas do terror. Dirigido por William Friedkin (Operação França), o longa é certamente uma das produções mais assustadoras de todos os tempos, assombrando muita gente até os dias de hoje com uma perturbadora história de possessão demoníaca.

A história acompanha uma mãe que está certa de que sua filha de 12 anos está possuída por um demônio depois da garota mudar completamente de comportamento. Determinada a salvar a filha do mal, a única esperança da mãe está nas mãos de dois padres, que embarcam na missão de performar um antigo ritual de exorcismo.

O Exorcista está disponível para streaming na HBO Max e para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.

Halloween: A Noite do Terror

Um dos slashers mais influentes de todos os tempos, Halloween: A Noite do Terror é aquele tipo de filme que não pode faltar na sua maratona anual de Dia das Bruxas. Clássico da filmografia de John Carpenter (O Enigma de Outro Mundo), Halloween foi um marco na carreira de Jamie Lee Curtis (Sexta-Feira Muito Louca) e ainda nos apresentou a Michael Myers, um dos assassinos mais icônicos do cinema.

Situado durante as comemorações de Halloween, o filme acompanha Myers 15 anos depois dele ter assassinado sua irmã numa noite de Dia das Bruxas, em 1963. Foragido do hospital psiquiátrico em que vivia sob vigilância, Michael retorna à sua cidade de origem, partindo em busca de novas vítimas.

Halloween: A Noite do Terror está disponível para streaming no Looke.

A Hora do Pesadelo

Clássico oitentista, A Hora do Pesadelo usou o mundo dos sonhos para contar uma história horripilante que assusta até os dias de hoje. O longa foi um marco na carreira do diretor Wes Craven (Pânico) e emplacou na cultura pop um grande ícone do terror: Freddy Krueger.

Em A Hora do Pesadelo, um grupo de adolescentes começa a ser assombrado por pesadelos em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Com crimes acontecendo na vida real, os jovens se unem para investigar o que está acontecendo, descobrindo um segredo terrível envolvendo uma história de vingança.

A Hora do Pesadelo está disponível para streaming na HBO Max e para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.