Receitas médicas costumam ser um mistério para muitos pacientes, especialmente devido à caligrafia dos profissionais de saúde e ao uso de termos técnicos. A boa notícia é que ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Gemini, podem ajudar.
Esses chatbots permitem que os usuários descrevam o que está escrito em suas receitas ou até mesmo enviem uma foto do documento. Tanto o ChatGPT quanto o Gemini oferecem suporte para imagens nas versões gratuitas, o que facilita o processo.
Com base nessas informações, o modelo pode sugerir o nome do medicamento, explicar a dosagem prescrita pelo médico e até oferecer orientações gerais sobre a finalidade do remédio, com base em dados públicos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nos testes feitos pelo Canaltech, as duas IAs apresentaram divergências em alguns dados pessoais do paciente, bem como nos medicamentos e nas dosagens. Por isso, é essencial consultar um farmacêutico ou retornar ao médico para confirmar as informações da receita.
Como traduzir receitas médicas com IA
O processo é simples e pode funcionar de forma similar para os dois chatbots. Veja como
- Abra o ChatGPT ou Gemini no celular;
- Na barra de conversa, toque no ícone de “+”;
- Selecione a câmera e tire foto da receita;
- Para o prompt, escreva algo como: “Preciso entender o que está escrito nessa receita médica. Faça uma transcrição aproximada do que está descrito”.
Leia mais:
- OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
- 5 IAs para melhorar um texto
- Como usar a DeepSeek, IA chinesa rival do ChatGPT
VÍDEO: É o FIM do AR-CONDICIONADO?
Leia a matéria no Canaltech.