Perto do fim, Windows 10 vê número de usuários despencar

Perto do fim, o Windows 10 enfrenta uma queda brusca de usuários em comparação ao Windows 11. Segundo o site StatCounter, o sistema antigo registra 42% de usuários, enquanto seu sucessor detém a maior fatia: 53,39%.

O Windows 10 apresentou forte queda em maio. Em junho, as versões quase empataram, e a virada ocorreu no início de julho. Agora, o sistema que já foi o mais popular da Microsoft perde usuários com a aproximação do fim do suporte oficial, marcado para outubro.

No Brasil, o Windows 10 continua como o sistema mais utilizado. No entanto, seus números também caem nas últimas semanas. Atualmente, possui 50,82% dos usuários, enquanto o Windows 11 alcança 47,73%.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um detalhe importante é que o StatCounter não realiza pesquisas de mercado; a plataforma coleta dados de tráfego a partir de rastreadores instalados em sites.

A mudança nos números pode ser atribuída a dois fatores principais:

  • Computadores à venda nos últimos anos já contam com o Windows 11 instalado;
  • O fim do suporte ao Windows 10 em máquinas mais antigas.

Fim do Windows 10

O Windows 10 deixará de receber atualizações em 14 de outubro de 2025. A data vale para todas as versões, incluindo o pacote 22H2, e abrange as edições Home, Pro, Enterprise, Education e IoT Enterprise.

A Microsoft recomenda que os usuários migrem para o Windows 11. As orientações são:

  • Verificar se o computador com Windows 10 é compatível com o Windows 11;
  • Adquirir um novo dispositivo com o Windows 11 pré-instalado;
  • Comprar uma Atualização de Segurança Estendida (ESU), programa de assinatura que permite o recebimento contínuo de atualizações de segurança em PCs com Windows 10.

Leia mais:

VÍDEO: Windows 10 Morrendo

Leia a matéria no Canaltech.