O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi à Neo Química Arena na noite desta quarta-feira (30) para acompanhar o clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
A aparição ocorreu poucas horas depois de o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra Moraes, com base na chamada Lei Magnitsky, que permite punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Bens e transações bloqueados: entenda como Lei Magnitsky afeta Alexandre de Moraes
Ministro do STF foi incluído na lista de sancionados sob acusação de abusos de direitos humanos; medida pode atingir terceiros
Lei Magnitsky: o que é a norma aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes
A lei é uma legislação americana que permite aos EUA impor sanções econômicas a indivíduos acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos
O Departamento do Tesouro dos EUA publicou o nome de Moraes numa lista de alvos de sanções, incluindo dados pessoais como data de nascimento e informações de passaporte.
Em nota oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a medida como uma “inaceitável interferência” na Justiça brasileira.
“O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes”, disse o Planalto.
A Lei Magnitsky, criada nos Estados Unidos em 2012, tem sido usada para impor sanções econômicas e restrições de visto a indivíduos considerados responsáveis por abusos de direitos humanos e corrupção internacional.
infomoney.com.br/">InfoMoney.