Mais potente que PS5 Pro: Xbox Magnus focará em gameplay em 4K a 120 FPS

O Xbox Magnus, próximo console da Microsoft, deve focar em gameplay em resolução 4K e taxa de quadros de 120 FPS como padrão. A informação foi apontada pelo canal Moore’s Law is Dead, que reforça que o videogame contará com CPU AMD com núcleos Zen 6 e gráficos da arquitetura RDNA 5

De acordo com as informações apresentadas pelo grupo, o processador contará com um design de dois chiplets baseados no die de GPU AT2 — presente também nas placas de vídeo de desempenho médio da AMD. A GPU terá 68 CUs com barramento GDDR7 de 192-bit.

Certo, mas o que tudo isso quer dizer? Em termos mais simples, isso significa que o Xbox Magnus poderá trazer o dobro de desempenho visto no PS5 Pro (a depender da operação). Em termos de PC gamer, seria uma performance similar à vista em um setup com placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5080.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo os dados do Moore’s Law is Dead, o lançamento do Xbox Magnus pode estar mais perto do que era imaginado. Eles afirmam que o videogame pode ser lançado entre 2026 e 2027 — vale notar que este último também aparece em diversos outros rumores.

Detalhes sobre o Xbox Magnus

O famoso canal do YouTube também revela que o uso do die AT2 pode ajudar a reduzir os custos de produção do console da Microsoft, enquanto mantém o suporte ao formato a um longo prazo. Também é esperado suporte ao upscaling FSR, ray tracing e retrocompatibilidade com jogos das gerações anteriores.

Outro aspecto relevante é que, para ele dar conta da taxa de quadros de 120 FPS como padrão, ele deve ter, no mínimo, 32 GB de memória RAM. O Xbox Series X, PS5 e o PS5 Pro utilizam a metade disso atualmente, com 16 GB operacionais para as plataformas. 

Ainda que não haja dados sobre preço, é estimado que o Xbox Magnus chegue ao mercado custando entre US$ 500 e US$ 600 — mesmo preço que a versão padrão do Xbox Series X é vendido nos Estados Unidos atualmente. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.