Windows 11 Pro: tudo sobre o sistema operacional corporativo da Microsoft


O Windows 11 Pro é uma versão do sistema operacional da Microsoft voltada especificamente para ambientes corporativos e usuários mais exigentes. Essa opção se diferencia do Windows Home, destinado aos usuários domésticos, pelo fato de trazer recursos mais avançados de segurança e negócios, como criptografia BitLocker para proteger dados e uma área de trabalho remota. Nesta matéria do TechTudo, entenda mais detalhes sobre o Windows 11 Pro e veja as principais funcionalidades do sistema.
🔎Windows 11 vale a pena? Confira os prós e contras do sistema operacional
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Windows 11 Pro: entenda o que é e quais são as diferenças para o Windows Home
Reprodução/Unsplash/Windows
📝Como ativar o Windows 11? Veja no Fórum do TechTudo
Windows 11 Pro: saiba mais sobre o sistema
Neste guia organizado pelo TechTudo, confira as principais informações sobre o Windows 11 Pro:
O que é o Windows 11 Pro?
Qual a diferença entre Windows 11 Home e Pro?
Quais são as funcionalidades do Windows 11 Pro?
Como ativar o Windows 11 Pro?
1. O que é o Windows 11 Pro?
O Windows 11 Pro é uma versão aprimorada do sistema operacional da Microsoft para ambientes corporativos. Segundo a empresa, essa opção foi projetada para o mundo do trabalho híbrido, auxiliando o usuário a executar suas tarefas corporativas de maneira simples em qualquer lugar, com uma experiência de uso que favorece a produtividade e o foco.
Além disso, a Microsoft explica que o Windows 11 Pro conta com recursos para os usuários explorarem e aproveitem ao máximo o espaço de área de trabalho disponível. Essa versão do sistema ainda apresenta compatibilidade com alguns aplicativos, gerenciamento de nuvem e ferramentas que ajudam a proteger os dados dos usuários.
Windows 11 Pro é a versão do sistema operacional para ambientes empresariais
Reprodução/Unsplash/Windows
2. Qual a diferença entre Windows 11 Home e Pro?
O Windows Pro é focado em ambientes corporativos e usuários mais exigentes, enquanto o Windows 11 Home é a versão desenvolvida para os usuários domésticos. Por isso, o modelo “Home” é mais popular do que a versão “Pro”, porque ele aparece no uso comum do dia a dia dos internautas, seja para estudo, lazer ou tarefas mais simples no trabalho, que não necessariamente exigem um sistema operacional corporativo.
A principal diferença entre as duas opções são as funcionalidades de segurança. Isso porque o Windows 11 Pro possui criptografia de BitLocker, recurso capaz de bloquear todas as informações armazenadas no computador se o dispositivo for perdido ou roubado, por exemplo. Portanto, essa funcionalidade consegue impedir que terceiros acessem e roubem o sistema ou os dados para fins não autorizados.
Windows Pro é focado em ambientes corporativos, enquanto o Windows Home é direcionado aos usuários comuns
Divulgação/Multi
3. Quais são as funcionalidades do Windows 11 Pro?
Além da criptografia de disco para proteção de dados do BitLocker, na versão Pro é possível, por exemplo, liberar a conexão de área de trabalho remota. Assim, a máquina pode ser acessada e controlada de qualquer lugar do mundo via Internet, o que pode favorecer o trabalho de profissionais da área de TI.
O Windows 11 Pro ainda permite monitorar dispositivos e oferece modo de segurança para proteger o aparelho contra vírus e malwares. Esta última função aumenta a proteção contra apps, arquivos, sites e downloads potencialmente perigosos. O sistema tem ainda o pacote de funcionalidades do Windows Hello, que utiliza reconhecimento facial, impressão digital ou PIN para desbloquear dispositivos compatíveis.
Windows 11 Pro possui criptografia de BitLocker para bloquear informações se o dispositivo for perdido ou roubado
Laura Storino/TechTudo
4. Como ativar o Windows 11 Pro?
Para ativar o Windows 11 Pro, é necessário comprar uma licença oficial da Microsoft (https://www.microsoft.com/pt-br/d/windows-11-pro/dg7gmgf0d8h4), no valor de R$ 1.599. Porém, essa versão funcionará somente nos dispositivos que atendem aos requisitos mínimos para instalar o Windows 11. Ou seja, se a pessoa tem um aparelho com Windows 10, mas ele não possui estrutura suficiente para atualizar gratuitamente a opção Home, também não será possível instalar a versão Pro.
Após comprar a licença, é preciso ativá-la nas configurações do sistema. Clique no menu Iniciar, selecione Configurações, vá até o tópico Ativação do Sistema e clique em Estado de ativação para confirmar se a chave de produto do Windows Pro está disponível. Se ela estiver, basta ir até o tópico “Alterar a chave do produto”, inserir a chave e selecionar “Avançar” para iniciar a atualização do sistema.
Para ativar o Windows 11 Pro, é necessário comprar uma licença oficial da Microsoft
Divulgação/Microsoft
Com informações de Microsoft (1, 2, 3 e 4) e TechTudo.
Mais do TechTudo
Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft
Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft