?O escritor amazonense Adailson Veiga lança, no dia 28 de julho, o roteiro técnico do projeto audiovisual que contará a vida e obra da dama do teatro amazonense, Ednelza Sahdo. Em um longa-metragem de 70 minutos, a obra apresentará fases da artista multifacetada utilizando a abordagem a narração, registros fotográficos, vídeos, entrevistas com familiares, colegas de trabalho e personagens convidados.
Adailson é autor da biografia Ednelza Sahdo – a Dama do Teatro, do Carnaval e da Cultura Amazonense, lançada em julho de 2024. Agora, o escritor dá o pontapé inicial do seu mais novo projeto: uma cinebiografia, que trará uma adaptação do livro para as telas.
O documentário, homônimo ao livro, promete ser emocionante e profundamente humano, resgatando a trajetória de uma das mais marcantes personalidades da arte no Amazonas.
Por meio de imagens de arquivo, dramatizações, depoimentos inéditos de familiares, amigos, artistas e personalidades culturais, o filme narra a vida e a obra de Ednelza Sahdo atriz, porta-bandeira, professora e símbolo de resistência e paixão pela cultura popular.
Para Adailson, mais que uma cinebiografia, o filme é uma carta de amor à cultura do Norte do Brasil e uma ode às mulheres que desafiaram o tempo e o silêncio.
Em sua despedida simbólica dos palcos, Ednelza Sahdo deixa um legado eterno inspirador para as futuras gerações de artistas, sambistas e sonhadores, comenta o autor.
Cinebiografia
A partir do dia 28 de julho, o público poderá conferir, no formato on-line, o roteiro técnico da cinebiografia Ednelza Sahdo – a Dama do Teatro, do Carnaval e da Cultura Amazonense, acessando o link https://bit.ly/
O documentário mergulha em suas memórias, revisita suas grandes atuações, revela bastidores de sua consagração como a maior porta-bandeira da história da Escola de Samba Aparecida, e celebra a homenagem recebida como enredo da Escola de Samba A Grande Família em 2014, afirma Adailson.
Além de Adailson Veiga, o roteiro técnico conta ainda com a colaboração de Douglas Rodrigues (diagramador); Rosejane da Mota Farias (revisora) e assessoria de Mônica Figueiredo.
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 01/2023 CONEC Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, nos termos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), decreto nº 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento).