O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste sábado (26), durante sua participação na Expert XP 2025, em São Paulo. Em tom de pré-candidato à Presidência da República, Caiado afirmou que sua “primeira medida” será derrotar Lula nas urnas.
“Porque a primeira medida que eu vou tomar, eu acho que ela é extremamente simpática. Vai ser derrotar o Lula. É a primeira medida”, disse, arrancando aplausos da plateia.
Caiado também mirou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a quem classificou como “do baixo clero”, em crítica à falta de protagonismo técnico da equipe econômica nas decisões do governo.
Presidente do PT confirma Lula candidato à reeleição em 2026
Em painel da Expert XP 2025, Edinho Silva afirmou que tarifas impostas por Trump ao Brasil representam “guerra econômica”
Rueda cobra Lula e afirma que falas do presidente tiveram impacto em tarifas de Trump
Presidente da União Progressista critica condução da crise com os EUA e defende que Lula busque diálogo direto com Trump
“Eu nunca vi na vida um governo em que o ministro da Fazenda é do baixo clero. É a primeira vez que assisto o ministro da Fazenda não ser consultado”, ironizou, sugerindo que o governo toma decisões com base em estratégias eleitorais.
Segundo o governador, Lula continua atuando mais como candidato do que como presidente.
“Até porque ele quer tirar muito mais benefícios do ponto de vista pessoal ao fazer uma campanha eleitoral do que realmente assumir a responsabilidade como governante”, criticou.
Fim da reeleição
Além das críticas à condução do governo, Caiado defendeu o fim da reeleição presidencial. Segundo ele, o modelo atual compromete a coragem dos mandatários para fazer reformas profundas no país.
“O candidato à Presidência da República precisa ter apenas um mandato. É isso que dá coragem para fazer as mudanças que o Brasil precisa. Não dá para pensar já na segunda eleição. Tem que resolver, tem que ter foco.”
infomoney.com.br/">InfoMoney.