Bateu arrependimento: Intel diz que vai voltar a usar hyper-threading nas CPUs

A Intel já deixou claro que se arrependeu de implementar memória RAM dentro das CPUs Lunar Lake. Agora, outro arrependimento do Time Azul: ter deixado a tecnologia Hyper-Threading de lado com os processadores Arrow Lake. Em uma publicação oficial, Lip-Bu Tan, CEO da Intel, afirma que a ausência da tecnologia criou uma desvantagem para eles, mas seu retorno acontecerá em gerações futuras.

O CEO da Intel diz que a prioridade agora é a nova geração de CPUs mobile Panther Lake, feita na nova litografia 18A, além de fortalecer os processadores Nova Lake, próxima geração para PCs de mesa, “para fechar o gap no espaço de desktop high-end“, clara menção sobre a liderança da AMD nesse cenário.

Intel não menciona qual geração voltará a ter SMT

Depois disso, o executivo afirma que estão “focados em ganhar de volta a parcela de mercado” de data center com as novas CPUs Granite Rapids, segmento que a AMD vem crescendo bastante nesse ano. Então, ele diz:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Para apoiar isso, estamos reintroduzindo o multi-threading simultâneo (SMT). Abandonar o SMT nos colocou em desvantagem competitiva. Trazê-lo de volta nos ajudará a diminuir as diferenças de desempenho”.

A geração Intel Core Ultra 200 é a primeira sem Hyper-Threading (Imagem: Intel/Divulgação)

Para efeito de esclarecimento, apesar de ter afirmado isso logo após citar os processadores Xeon, Lip-Bu Tan se refere ao segmento doméstico com CPUs Intel Core Ultra para notebooks e desktop, que ficaram sem a tecnologia Hyper-Threading nas últimas gerações. Os processadores para data centers contam com SMT.

A Intel começou a mudar a implementação dessa tecnologia ainda na 12ª geração (Alder Lake), quando somente os núcleos de performance tinham multi-threading, o que não aconteceu com os núcleos eficientes. Isso se estendeu até a 14ª (Raptor Lake Refresh) e sumiu completamente com os Core Ultra 200 mobile e de desktop.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.