A NVIDIA é uma das maiores empresas do mundo e tem ocupado lugar de destaque até em veículos que não falam de tecnologia por conta de sua importância. Mas Donald Trump, presidente dos EUA, nunca tinha ouvido falar na gigante ou mesmo no CEO e cofundador Jensen Huang. Justamente por isso Trump queria “quebrar” a NVIDIA e desfazer sua dominância no mercado de IA, algo de que desistiu depois de conhecer a mente por trás do Time Verde.
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- História das GPUs NVIDIA GeForce RTX e seu impacto no mercado
“Antes de aprender os fatos da vida, eu disse: ‘vamos quebrá-lo'”, disse o presidente dos EUA durante um evento sobre IA em Washington na quarta-feira (23). Trump usa o termo “break him up”, que pode ser traduzido como “quebrá-lo” ou “acabar com ele”. De qualquer forma, o homem no posto mais importante do mundo queria atrapalhar o funcionamento de uma das maiores empresas do mundo.
“O que é NVIDIA?”, disse Trump
Trump narra uma conversa com um conselheiro, dizendo “qual é a porcentagem de mercado que ele detém?”, à qual o conselheiro respondeu “100%”. “Quem é ele? Qual é o nome dele? O que é a NVIDIA? Nunca ouvi falar disso antes”, indagou o presidente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Donald Trump então questionou se mesmo juntando as mentes mais brilhantes por dois anos, não conseguiriam fazer algo no nível da NVIDIA. Seu conselheiro foi bem enfático na resposta: “não, levaria pelo menos dez anos para alcançá-lo se ele administrasse a Nvidia de forma totalmente incompetente a partir de agora”. Depois disso, Trump disse que finalmente conheceu Huang e “entendeu o motivo” da dominância da companhia.
Huang e Trump conversam sobre envio de GPUs à China
O fato de o presidente dos EUA, sendo um homem de carreira de negócios, não conhecer a NVIDIA, é bastante curioso. Mas sua intenção de quebrar ou acabar com sua dominância de mercado de chips para IA sumiu depois que ele mesmo conheceu Jensen Huang durante uma conversa recente.
O CEO da NVIDIA foi até Trump para conversar sobre o envio de GPUs H20 para a China, abordando os benefícios em termos de receita gerada, já que o país asiático é o maior cliente do Time Verde e a empresa deixou de enviar esse tipo de produto com as restrições recentes acerda dessas GPUs. Huang obteve sucesso em sua conversa com o presidente dos EUA e voltou a enviar chips mais poderosos ao território chinês.
Veja mais do CTUP:
- Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
- Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Leia a matéria no Canaltech.