O radar na Avenida Prestes Maia, no centro de São Paulo, foi responsável por registrar 32.342 infrações, segundo informações do Uol Carros. Sozinho, o dispositivo emitiu 360 multas a cada dia entre janeiro e março, sendo o campeão dos registros na capital paulista.
- O que significa infração média, infração grave e infração gravíssima?
- Qual a tolerância para não ser multado por radar de velocidade?
Instalado nas proximidades da Estação da Luz, o radar flagrou multas o suficiente para indicar um aumento de 140% em relação ao período do ano anterior. A maioria esmagadora das autuações diz respeito ao excesso de velocidade na via.
Grande parte das ruas e avenidas de São Paulo tem limite de velocidade de 50 km/h. Também foram registradas infrações por desrespeito ao rodízio municipal de veículos, bem como circulação de caminhões fora dos horários autorizados.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O segundo radar que mais registra multas na capital paulista fica no início da marginal Tietê, sentido Zona Leste, perto da ponte do Piqueri. O equipamento flagrou 19.068 infrações no primeiro trimestre.
Multas em São Paulo
O radar da avenida já liderava a quantidade de infrações no ano passado: segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o equipamento aplicou 53.849 multas em 2024. O número equivale a 147 infrações registradas por dia.
Ainda de acordo com o Uol Carros, os primeiros meses do ano foram marcados por mais de 600 mil autuações por excesso de velocidade, o equivalente a quase cinco multas por minuto. Na sequência, vêm a violação do rodízio de veículos e trânsito nas faixas exclusivas do transporte público.
Leia também:
- Como funciona o radar que flagra o uso de celular ao volante?
- O que fazer se a multa por excesso de velocidade for injusta?
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Leia a matéria no Canaltech.