Recentemente, o cantor Stevie Wonder descartou planos de aposentadoria dos palcos, afirmando que se apresentará e criará músicas até o dia de sua morte.
De acordo com a Billboard, os comentários foram feitos em uma nova entrevista para o podcast Sidetracked da BBC, onde ele conversou com a apresentadora Annie Mac sobre o tema.
Ele afirmou que enquanto for fisicamente capaz, continuará criando de alguma forma. “Enquanto você respirar, enquanto seu coração bater, há mais para você fazer“, explicou.
“Eu amo tocar música, é como meu mantra. Acho que posso fazer tudo o que quero fazer – ainda me divertir e fazer o que preciso fazer – mas não vou impedir o presente que continua fluindo pelo meu corpo.”, disse.
“Eu amo fazer o que estou fazendo“, acrescentou. “Um artista não para de desenhar – você continua. Enquanto você conseguir imaginar, será criativo, e enquanto deixar sua mente trabalhar, não precisa se aposentar.”
Vale destacar que se passaram quase 20 anos desde que Stevie Wonder lançou seu último álbum de estúdio, A Time to Love, embora vários singles tenham sido lançados desde então, incluindo “Can We Fix Our Nation’s Broken Heart”, de 2024.
Vale lembrar que desde 2008, o músico tem falado sobre um novo projeto intitulado Through the Eyes of Wonder, que foi descrito como uma performance que refletirá sua experiência como cego.
Durante sua recente passagem pelo Reino Unido, Wonder também se apresentou no País de Gales.
“Vocês sabiam que houve rumores sobre eu enxergar e tudo mais?“, perguntou ele à plateia em Cardiff. “Mas, falando sério, vocês sabem a verdade”.
“A verdade é que, logo após o meu nascimento, fiquei cego”, explicou Stevie Wonder. “Isso foi uma bênção, porque me permitiu ver o mundo com a visão da verdade, da visão. Ver as pessoas com o espírito delas, não com a aparência delas. Não com a cor delas, mas com a cor do seu espírito?“, finalizou.
Stevie Wonder quebra silêncio sobre teorias da conspiração em show
O lendário cantor Stevie Wonder levou sua energia e talento ao Blackweir Fields, em Cardiff, durante sua aclamada turnê “Love, Light & Song U.K. Tour”. Acompanhado por milhares de fãs entusiasmados, ele passou encantando plateias por várias cidades do Reino Unido, incluindo Londres, Birmingham e Manchester.
No meio do show em Cardiff, Stevie Wonder surpreendeu o público com um pronunciamento que fugiu do roteiro habitual. De forma leve, mas carregada de sinceridade, ele decidiu abordar um tema que gera curiosidade e especulação há muitos anos: as teorias da conspiração que afirmam que ele não é realmente cego.
Com bom humor, ele iniciou o discurso fingindo uma grande revelação, criando expectativa na plateia, para em seguida revelar uma mensagem profunda:
“Preciso dizer a todos vocês algo que estava pensando: ‘Quando eu deveria contar isso ao mundo?’ Mas quis dizer agora. Vocês sabem que circulam rumores dizendo que eu enxergo, e tudo mais? Mas, falando sério, vocês conhecem a verdade.”
A partir daí, Stevie compartilhou a origem de sua cegueira, destacando como sua condição foi uma verdadeira bênção que moldou sua percepção do mundo de forma única:
“A verdade é que, pouco depois do meu nascimento, fiquei cego. Isso, porém, foi uma bênção, pois me permitiu ver o mundo com a visão da verdade, a visão real. Ver as pessoas pelo espírito delas, não pela aparência. Não pela cor da pele, mas pela cor do espírito.”
Apesar de não lançar um álbum de estúdio desde 2005, quando apresentou “A Time to Love”, Stevie Wonder continua ativo na música, investindo em colaborações, singles e performances ao vivo.
Confira: